CRASH! – Enorme acidente no V8 Supercars em Phillip Island

RIO DE JANEIRO – A penúltima rodada do International V8 Supercars Championship, campeonato de Turismo disputado na Oceania e com uma prova este ano em Austin, nos EUA, teve um enorme acidente durante a primeira das três baterias realizadas no circuito de Phillip Island, na região de Victoria.

Tudo aconteceu na 11ª volta, quando o francês Alexandre Prémat, a bordo do Holden Commodore VF #34 da equipe Garry Rodgers Motorsport, perdeu o controle de seu carro num trecho sinuoso do circuito. A brita não foi capaz de desacelerar da forma adequada a velocidade e Prémat, desgovernado, acertou em cheio – e de traseira – outro Holden, guiado por James Courtney. O impacto foi violentíssimo e inclusive Prémat teve que ajudar o colega do carro #22 a sair de seu carro destruído, já que Courtney se machucou na batida.

Update (10h45 de terça-feira): Exames mais detalhados verificaram que Courtney sofreu fratura na tíbia da perna direita e terá que ficar imobilizado por seis semanas. Como efeito, o piloto não corre a última etapa do campeonato e será substituído por Nick Percat, de 25 anos.

Como bem observou o “tuga” Paulo Alexandre Teixeira, em cujo blog inclusive vi o vídeo do acidente, a pancada lembrou muito o enorme acidente entre Nick Heidfeld e Takuma Sato no GP da Áustria de 2002. E Prémat já tem diploma de porradas, haja visto a pancada sofrida em 2010 numa corrida do DTM em Ádria, quando era ainda piloto da Audi.

Em tempo: as corridas do fim de semana foram ganhas, pela ordem, por Garth Tander, Craig Lowndes e Jamie Whincup. A última rodada será em Sydney, em duas baterias, no circuito urbano Homebush. A Triple Eight (a.k.a. Red Bull Racing) lidera o campeonato com seus dois pilotos, que brigam palmo a palmo pelo título. Jamie Whincup tentará conquistar mais um título, chegando à última rodada na frente, com 2815 pontos, vinte apenas a mais que o veterano Craig Lowndes.

Comentários