Doce rotina: mais uma vitória da Audi e título antecipado para Kristensen/McNish/Duval

AUTO - WEC 6 HOURS OF SHANGHAI 2013

RIO DE JANEIRO – A doce rotina de vitórias e conquistas da Audi não tem fim no Campeonato Mundial de Endurance (WEC). Neste sábado, o construtor alemão venceu pela sexta vez em sete etapas, com o carro #1 de Bénoit Tréluyer/Marcel Fässler/Andre Lotterer superando a Toyota #7 de Alex Wurz/Nicolas Lapierre, após um domínio dos japoneses – que fazia crer que os “Corollões”, como diz meu chapa Flavio Gomes, não perderiam desta vez. Mas perderam. E com direito a uma ultrapassagem de Tréluyer sobre Wurz, para ninguém botar defeito.

A manobra que decidiu a corrida veio um pouco depois do último pit stop. A Toyota optou por fazer um splash and dash no carro, conservando os pneus mais gastos, pretendendo com isso ganhar tempo em relação ao Audi. Só que a vantagem era de 35 segundos antes da parada, insuficientes para deixar o TS030 Hybrid com uma razoável margem sobre o carro dos rivais.

Tréluyer veio “babando” para cima de Wurz e o austríaco conseguiu ainda ficar na frente por pelo menos uma volta e meia. Na saída de um trecho de curvas de baixa, os dois pegaram retardatários pelo caminho. E vale lembrar que no WEC ninguém estende tapete vermelho para os carros mais velozes. Wurz hesitou ao tentar passar um protótipo Morgan LMP2 e o francês mergulhou no meio dos dois carros. Passou, abriu e venceu. Terceira vitória da trinca campeã mundial do ano passado – tudo isso depois de uma série de dificuldades no começo da corrida, que incluíram um toque com um retardatário e um furo lento num dos pneus.

24h Le Mans 2013

Por falar em campeonato, o título do Mundial de Pilotos já tem dono: com o 3º lugar em Xangai, Allan McNish/Tom Kristensen/Loïc Duval faturaram por antecipação a taça de campeões do WEC em 2013. Eles chegaram ao total de 162 pontos, contra 131,25 dos companheiros de escuderia. Com 26 pontos em jogo na última corrida no Bahrein, não podem mais ser alcançados.

MOTORSPORT : FIA WEC WORLD ENDURANCE CHAMPIONNSHIP 6 HOURS OF SHANGHAI 11/08-09/2013

Na divisão LMP2, a G-Drive Racing chegou à terceira vitória nas últimas quatro corridas. A trinca formada por John Martin/Roman Rusinov/Mike Conway mais uma vez fez um ótimo trabalho e o triunfo foi incontestável, com vantagem de 34″240 para o Morgan #24 da OAK Racing guiado por Olivier Pla/Alex Brundle/David Heinemeier-Hänsson.

Com o 3º lugar na classe, a trinca Martin Plowman/Bertrand Baguette/Ricardo Gonzalez segue na liderança do campeonato com 129,5 pontos. A disputa pelo título ainda está em aberto, pois Pla/Brundle/Heinemeier-Hänsson somam 114,5 pontos e Martin/Conway/Rusinov têm 107.

MOTORSPORT : FIA WEC WORLD ENDURANCE CHAMPIONNSHIP 6 HOURS OF SHANGHAI 11/08-09/2013

A Aston Martin venceu mais uma vez – e em dobradinha – na LMGTE-PRO, graças a Darren Turner/Stefan Mücke, seguidos por Pedro Lamy/Bruno Senna/Richie Stanaway, que fizeram um excelente trabalho. O resultado da corrida favoreceu a dupla do #97, pois com o 4º lugar de Gimmi Bruni/Giancarlo Fisichella, Turner e Mücke voltaram a comandar a classificação da Copa do Mundo de Endurance para pilotos de GT. Eles somam 125,5 pontos contra 120 de Bruni e Fisico. Bruno Senna está na quarta colocação, com 94 pontos.

MOTORSPORT : FIA WEC WORLD ENDURANCE CHAMPIONNSHIP 6 HOURS OF SHANGHAI 11/08-09/2013

O construtor britânico poderia ter vencido também na LMGTE-AM, onde o #95 de Nicki Thiim/Christoffer Nygaard/Kristian Poulsen liderou as primeiras 100 voltas – até quebrar e abandonar. Com a saída dos ponteiros, a 8Star Motorsports teve muitos méritos para assumir a ponta e de lá não mais sair. Enzo Potolicchio/Rui Águas/Davide Rigon levaram a quadriculada com quase uma volta de vantagem para o trio formado por JK Vernay/Raymond Narac/Markus Palttala. Mas a Aston não teve do que se queixar: o pódio teve pelo menos um carro de fábrica, guiado por Stuart Hall/Jamie Campbell-Walter/Jonathan Adam.

Com o resultado em Xangai, Campbell-Walter e Hall lideram o Troféu de Endurance da FIA para a classe LMGTE-AM com 119 pontos contra 114 de Vernay e Narac. Com o 5º lugar na divisão, conquistado neste sábado, o brasileiro Fernando Rees passou para oitavo nesta classificação, com 61 pontos.

O WEC despede-se da temporada 2013 no Bahrein. O circuito de Sakhir recebe a última etapa no próximo dia 30, daqui a três sábados, a partir de 15h locais. A corrida terminará totalmente à noite no traçado barenita.

Fotos: DPPI, Vision Sport Agency e Audi Communications Motorsport

Comentários

  • No mínimo vergonhoso o TS030 ter “vencido” a corrida de Fuji, mas essa sim, foi uma corrida mesmo. Apesar de não ter vencido, é lindo demais ver a disputa entre eles e o Audi R18. Vamos ver o que eles aprontam pro Bahrein.

  • A Audi ressurgiu das cinzas nessa corrida, impressionante.Enquanto a turma do #2 administrou a corrida, o #1 foi pro tudo ou nada e acabou conseguindo uma vitoria que parecia impossível.
    Estranho foi o abandono do Toyota #8, arrombar a suspensão daquele jeito sem tocar ou bater em outro carro foi foda.

    • Esse numero foi forjado sem nenhuma duvida. Só tinha apenas uma arquibancada disponível pro publico e nem estava lotada. Aqui no Brasil tinha muito mais gente que na China