Dupla explosiva

Pastor-Maldonado_2783388

RIO DE JANEIRO – Nem Quantum, muito menos Nico Hülkenberg. A tábua de salvação da Lotus será sul-americana. Mais precisamente, vinda da Venezuela: o dinheiro da PDVSA e do governo bolivariano de Nicolás Maduro cacifou a entrada de Pastor Maldonado no time com sede em Enstone, para a temporada de 2014 do Mundial de Fórmula 1.

O piloto de 28 anos, nascido em Maracay, no estado de Aragua, deixa enfim a Williams após 58 corridas disputadas pelo time de Grove e muita polêmica – principalmente nesta última temporada, quando marcou um único e solitário ponto, repetindo a campanha de 2011 e em contraste absoluto com o campeonato do ano passado, quando venceu o GP da Espanha de forma incrível e somou 45 pontos no Mundial de Pilotos.

Maldonado formará a dupla da Lotus com Romain Grosjean. Uma dupla explosiva, sem nenhuma dúvida. São dois pilotos que têm no currículo um arsenal de trapalhadas, embora sejam extremamente velozes e arrojados. Em 2013, Grosjean errou bem menos do que no ano passado e teve desempenhos muito elogiados ao volante do Lotus E21. Já Maldonado não teve atenuantes com o Williams FW35. O carro não era tão bom quanto o do ano passado e o venezuelano cansou de levar ferro do finlandês Valtteri Bottas, que fez uma temporada honesta.

Nas últimas corridas pela sua ex-equipe, Maldonado carregou nas tintas. Criticou a Williams, acusou a escuderia de perseguição e sabotagem, mas depois pediu desculpas e se calou.

Para assegurar o lugar na Lotus, além do “dindim” valioso que salva a equipe em 2014, Maldonado terá resolvido – pelo visto – uma quizila que vem de oito anos atrás com Eric Boullier. Na época, o piloto defendia a Dams na World Series by Renault e aprontou poucas e boas na etapa de Mônaco, preliminar da Fórmula 1. Perdeu o status de piloto do RDD (Renault Driver Development) e, com apenas quatro pontos somados no campeonato, angariou a antipatia de muita gente na categoria e principalmente de Boullier. Arestas aparadas, vamos ver se ele e Grosjean darão trabalho, juntos, no próximo campeonato da categoria máxima.

Comentários