“… I think I love you”

RIO DE JANEIRO – Yvette Marie Stevens é dona de um dos gogós mais privilegiados da música estadunidense, há quase 40 anos. Mas existe um porém: ela não é conhecida por seu nome de batismo. Se eu falar que Yvette Marie Stevens é Chaka Khan, talvez melhore, não é mesmo?

A cantora, nascida em 23 de março de 1953 em Chicago, no estado de Illinois, é afilhada musical de ninguém menos que Stevie Wonder e estourou nas pistas de dança na época da febre discothèque, com o megahit “I’m every woman”, em 1978. Mas depois disto, já separada do primeiro marido e depois do segundo, ficou sem ter nenhum sucesso de vulto. Nesse meio tempo, apareceu como uma das integrantes do alucinado coral do Reverendo Cleophus James (James Brown) no sensacional filme “The Blues Brothers” (Os Irmãos Cara de Pau). Veja aqui a cena completa da igreja.

Só que lá por 1984, já passada a onda disco, Chaka Khan voltou com a corda toda. Gravou mais um hit arrasa-quarteirão, com a colaboração preciosíssima de Prince, que fez a letra. “I feel for you” fez a cantora voltar aos píncaros da glória e ser lembrada, até hoje, nas pistas e festas flashbacks mundo afora.

A carreira da cantora é irregular, com apenas 12 discos gravados em três décadas e meia como artista solo. E mesmo já com 60 anos, continua fazendo shows e turnês para seu público fiel.

“I feel for you”, com Chaka Khan, é o clip da semana.

Comentários

  • essa mulher sempre mandou bem.
    lembro de ver na TV, lá por volta de 1978 – faz tempo hein, mais de um quarto de século atrás… – ela improvisando junto com o Weather Report (Zawinul, Shorter, Pastorius) no Maracanazinho eu acho, num festival de jazz; foi precioso.

  • Além de cantar de forma divina, Chaka Khan ainda foi abençoada por sua beleza e formosura. Na minha lista ‘top-5’ com mulheres negras, ela certamente está incluída. Verdadeira deusa… um sonho!