MENU

13 de novembro de 2013 - 17:24Ônibus

Ponto de ônibus (26)

CDO_RJ145_LUXOR_ 0073RIO DE JANEIRO - Do acervo do Moacir Ramos e postada no Cia. de Ônibus, uma foto espetacular de um dos ônibus da extinta Luxor Transporte e Turismo, que operou por muito tempo no Rio de Janeiro sob o registro RJ145 do Detro.

A empresa começou suas atividades nos anos 60 com uma sóbria pintura azul e branca onde se destacava pouco o nome da companhia. Mas a Revista Transporte Moderno, que promovia um concurso de pinturas de frotas de ônibus, acabou sendo indiretamente responsável pela mudança radical na programação visual da frota da Luxor, duas vezes – em 1975 e depois em 1988. Coincidência: os desenhos foram trabalhos do mesmo Moacir Ramos que ofertou para o Cia. de Ônibus as fotos dos primeiros carros da empresa.

A Luxor atuava na Baixada Fluminense, especialmente em Magé e Duque de Caxias, com linhas de lugares adjacentes chegando ao Rio de Janeiro. Mas os tempos mudaram e a empresa, embora tenha crescido a ponto de atuar em lugares como Petrópolis, Xerém, Imbariê e Campos Elísios, acabaria posteriormente dividida e a Anatur, o braço turístico da Luxor, abocanhou algumas de suas linhas.

Com o crescimento, veio a decadência da qualidade dos serviços de ambas as empresas e o inevitável fechamento das portas. As linhas da Luxor/Anatur foram pulverizadas entre a Trel, de quem a parceria absorvera algumas rotas nos anos 80; a Viação União, a Reginas e a Transportes Machado, de Petrópolis.

CDO_RJ145_LUXOR_ 0074

O modelo da foto que ilustra este post é o Copacabana, da igualmente extinta encarroçadora Cermava, sob chassi e mecânica Mercedes-Benz.

2 comentários

  1. Christian Gomes disse:

    Uma coisa me chama a atenção nos ônibus do passado é que a grande maioria deles tinha uma pintura muito bem elaborada, mas com o passar dos anos essa criatividade se perdeu. Pouquíssimas empresas preservaram a originalidade de suas pinturas e tornaram-se monótonas e sem-graça. Algumas são ridículas, um insulto à memória visual dos ônibus de antigamente. Não souberam evoluir suas pinturas sem perder a identidade visual. É uma pena.

  2. Edison Carvalho disse:

    Registro de fabricantes de carrocerias ede ônibus e lotacões no Rio da década de 50:

    CIRB, PILLARES, METROPOLITANA, CIFERAL, CERMAVA, CARBRASA, VIEIRA……. .

    Caso alguém lembre de outras, por fineza…………., deixe aqui registrado…….!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>