Porsche-Martini, de novo? Difícil, viu…
RIO DE JANEIRO – Circula na imprensa internacional uma imagem que mostra como seria o novo Porsche LMP1 que estreia no Campeonato Mundial de Endurance (WEC) em 2014, com as cores de um tradicional patrocinador do fabricante alemão: a fábrica de bebidas Martini & Rossi, que estampou suas cores nos protótipos e GTs da Porsche entre 1970 e 1978.
Não dá para negar que a icônica pintura ficaria linda no novo carro e ficaria para a história como um revival para os fãs mais extremados da Porsche. Mas há alguns bons empecilhos para que uma antiga e bem-sucedida parceria não possa se repetir como nos velhos tempos.
O maior de todos é a restrição à publicidade de bebida alcoólica em pelo menos dois países presentes no calendário: França e Bahrein.
Imaginem vocês: a Martini & Rossi fecha um vultoso contrato de patrocínio com a Porsche, mas é impedida pela chamada Lei Evin de expor sua marca na corrida mais importante do calendário – as 24 Horas de Le Mans, a que tem a maior exposição de mídia, a maior duração e, consequentemente, mais imagens – em todos os sentidos – para os patrocinadores. Para quem é do ramo de bebidas, não é o melhor dos mundos.
Sem contar que no Bahrein existem as tradicionais restrições ao álcool por conta da religião. Não se estoura champagne nas corridas realizadas em Sakhir e sim algo parecido com um espumante com odor de flores. Para Kimi Räikkönen, notório bebum, correr naquele sultanato do Oriente Médio é um completo desastre.
Enfim, com tantos empecilhos à vista, acho bem pouco provável que a parceria Porsche-Martini possa se repetir um dia. Em tempos de “politicamente correto” e “se beber não dirija” ou “se dirigir não beba”, associar um conhecido fabricante de bebidas a um novo projeto pode não ser a uma alternativa das mais viáveis para que os alemães consigam ganhar visibilidade na mídia em 2014.
Mas este protótipo com as cores da Gulf ficaria ainda mais bonito do que com as da Martini.
É, mas a Gulf tem contrato longo com a Aston Martin e está bem satisfeita com a parceria.
Uma pena. O 917 com as cores da Gulf é um dos mais belos carros de corrida.
Acho que o problema não seria nem a Martini ficar de fora de Le Mans (não, não vou contabilizar o Bahrein aqui, ninguém vê essa corrida), seria convencer um outro patrocinador a bancar uma fortuna em patrocínios em Le Mans e não levar o resto da temporada de brinde.
Legal, sou uma exceção UNICA dos que não vem uma corrida do Bahrein. Assisto todas as etapas do WEC.
A Martini patrocinou a Ferrari a pouco tempo trás, quando já se corria no Bahrein e Emirados Árabes. Ninguém parece ter reclamado da falta de publicidade. Então, eu acho que é possível sim. Mas entre ser possível e se consumar, tem um longo caminho.
Nos Emirados Árabes não há tanta restrição à bebida alcoólica como no Bahrein. Eles são um pouco mais, digamos, flexíveis.
Se vocês forem puxar um pouco pra trás. Eu já vi fotos que o logo da Martini nessas provas era modificado. Não tinha escrito o nome Martini e era um código de barras. E a McLaren nessas corridas onde a propaganda de bebida era proibida. Era colocado a propaganda da Diageo ao invés da Johnnie Walker. E outra, dizem que a Martini tem produtos paralelos como cintos e etc. Então eles poderiam muito bem driblar a lei. As empresas tabagistas deviam fazer o mesmo, criar produtos paralelos que não envolvem o tabagismo como lampada, cintos, squeezes e etc. Ai quem sabe poderia voltar os tempos aureos que o tabagismo reinava. É claro que é uma ideia a se considerar caso algum “pica grossa” da Philip Morris, Souza Cruz, BAT, Japan Tobacco e cia limitada ler isso.
Eles poderiam deixar algo mais ‘subentendido’, como a Johnny Walker fazia, em tempos de McLaren, quando corria no Bahrain.
Bom eu vi algumas notícias ano passado sobre uma parceria da Exxon Mobil e a Porsche para a LMP1 em 2014, tem dois links aqui:
http://www.theepochtimes.com/n2/sports/exxonmobil-to-support-2014-porsche-lmp1-291663.html
http://www.businesswire.com/news/home/20120912006400/en/ExxonMobil-Expands-Partnership-Porsche
Eu acredito que seria uma parceria técnica apenas, sem o espaço como patrocinador principal no carro, mas vai saber, a Exxon Mobil tem cacife pra investir.
Gilmar, haja visto que a Porsche e a Mobil foram parceiras na última vitória da marca em Sarthe, 1998, não é uma hipótese improvável.
Pois é, se alguma empresa podia saber de antemão do retorno da Porsche em 2014, era a Mobil. E não acho que a Porsche investiria no WEC sem a certeza de uma parceria forte.
Algumas coisas são sub entendidas, as cores da Martini não precisam do nome para se imaginar o que está sendo veiculado. A McLaren usava seu nome com a mesma fonte da Marlboro e as cores no carro e vc acreditava que estava vendo o patrocínio do cigarro nos GP´s da Alemanha e Inglaterra no auge da equipe de Ron Denis. Só as cores e o nome Porsche dentro do logo da Martini já bastariam.
Ha rumores tambem da Red Bull patrocinar o carro.
http://orig.24h-lemans.oceanet.eu/fr/actualites/apercuenligne_12758.html
Lembro-me bem Rodrigo Mattar da Martini patrocinar a Ferrari na Fórmula 1 em 2006, 2007 e 2008. E em 2008 no Bahrein lembro-me bem do nome Martini estampado nos carros da Scuderia. Acho que isso não é impossível.
Deveria ser patrocinado pela Mobil, ou seja a mesma pintura do Porsche 911 GT1 de 1998
Como esse do link abaixo:
http://www.sportscardigest.com/wp-content/uploads/Porsche-911-GT1.jpg