Quatro anos depois, Lexus é campeã no Super GT

H24-021

RIO DE JANEIRO – Após quatro anos de jejum, a Lexus (leia-se Toyota) é campeã do Super GT na divisão principal do campeonato, a GT500. A última etapa aconteceu nesta madrugada brasileira no circuito japonês Twin Ring Motegi. A dupla formada por Kazuya Oshima/Yuji Kunimoto fez bom uso da pole position e venceu a corrida, resultado que os levou ao 5º lugar do campeonato com 52 pontos.

Porém, o título ficou mesmo com a dupla da equipe ZENT Cerumo, desbancando os bicampeões Ronnie Quintarelli/Masataka Yanagida. Yuji Tachikawa/Kohei Hirate completaram a última etapa em 3º lugar, controlando a corrida dos principais rivais, Koudai Tsukakoshi/Toshihiro Kaneishi, que correram com um Honda HSV-010, na despedida do modelo do Super GT. Aliás, a GT500 terá modelos totalmente novos ano que vem, atendendo às características do DTM alemão.

A diferença entre a dupla campeã e vice foi de apenas dois pontos. Kazuki Nakajima/James Rossiter completaram o campeonato na 3ª posição. O brasileiro João Paulo de Oliveira e seu parceiro Tsugio Matsuda terminaram em 13º lugar na corrida de Twin Ring Motegi e, sem pontuar, acabaram em nono com 46 pontos somados.

Na GT300, título para um modelo híbrido pela primeira vez na história do Super GT. O Honda CR-Z do Team Mugen, do ex-Fórmula Indy Hideki Mutoh e seu parceiro Yukhi Nakayama, levou o título com 85 pontos, cinco à frente dos vice-campeões Katsuyuki Hiranaka/Björn Wirdheim, que venceram a corrida de Motegi. A dupla pole position, formada por Kota Sasaki/Tetsuya Yamano, concluiu em 3º lugar na prova e o top 3 do campeonato foi fechado por Nobuteru Taniguchi/Tetsuya Kataoka, com uma BMW Z4 da equipe GoodSmile Racing.

Comentários

  • O que me deixou de cabelo em pé foi não só o domínio dos vencedores, como também o dos carros da Lexus. Os HSV-010 frequentaram boa parte do fundão. Tomara que 2014 seja tão bom assim.

    Nota: o nome da equipe do BMW Z4 é GoodSmile Racing.

  • Quatro vezes campeão (equipes em 2008, geral – pilotos e equipes – em 2006, 2009 e 2013)… Esse é o Lexus SC430, que está na Super GT há SETE anos ininterruptos batendo os GT-R e HSV-010 da vida. Muitíssimo feliz com o campeonato, emocionante como sempre. Ótima temporada dos HSV-010 também. Esperava uma temporada melhor dos GT-R’s, pior ano da geração R35 na minha opinião. Agora é esperar pelo extra-campeonato em Fuji e pela temporada seguinte, com as características da DTM e os novos LF-CC, NSX-GT e GT-R.