Silly season USCC 2014: equipes de Grã-Turismo (atualizado)

_RD49669

RIO DE JANEIRO – Após um panorama de como poderão atuar as equipes de protótipos no futuro Tudor United Sports Car Championship, vamos a uma análise atualizada de como virão os times das divisões GTLM (GT Le Mans) e GTD (GT Daytona). A GTLM obedece ao regulamento técnico ACO/FIA e a GTD reúne os carros que estavam homologados para a Rolex Sports Car Series, os Porsche Cup e demais modelos GT3.

Confiram:

Classe GT Le Mans (GTLM)

Equipes confirmadas:

Corvette Racing
Carro: Chevrolet Corvette C7-R
Pilotos: Jan Magnussen/Antonio Garcia (#3) e Oliver Gavin/Tommy Milner (#4)

A Corvette vem para a 10ª temporada consecutiva no automobilismo estadunidense com uma nova arma para manter a hegemonia na divisão GTLM: entrará em ação o novo modelo C7-R, baseado no carro de produção de série e que sucederá o C6-R. Os pilotos titulares seguem os mesmos – mas para Sebring e Daytona, a equipe chefiada por Doug Fehan terá que se socorrer de novos nomes, uma vez que Jordan Taylor e Richard Westbrook estarão a serviço de equipes da divisão Prototypes.

BMW Team RLL
Carro: BMW Z4 GTE
Pilotos: a confirmar (#55 e #56)

O time de Bobby Rahal e David Letterman regressa para mais uma temporada com o modelo Z4 GTE após um bom ano de estreia do sucessor do M3 GTR. A equipe ainda não anunciou quais serão seus pilotos titulares em 2014, mas tudo indica que John Edwards deve ser efetivado como titular no posto de Joey Hand, que só deverá colaborar com o time em eventos pré-selecionados. Quem pode aportar no time é Andy Priaulx, que foi mal no DTM. A BMW estuda substituir o britânico pelo belga Maxime Martin, que colaborou com o BMW Team RLL neste ano. A equipe vai alinhar dois carros, tal como na última temporada da ALMS.

SRT Motorsports
Carro: SRT Viper GTS-R
Pilotos: a confirmar (#91 e #93)

Em um ano e meio apenas nas pistas, o projeto da SRT Motorsports nas competições de Grã-Turismo superou as expectativas mais otimistas. Os carros foram velozes, competitivos e obtiveram bons resultados na ALMS, incomodando a concorrência. Para o lineup de pilotos, pode ser que haja novidades no que diz respeito as corridas longas. Ryan Dalziel não vai colaborar com a equipe no TUSCC desta vez. Provavelmente os titulares serão os mesmos: Dominik Farnbacher, Marc Gossens, Kuno Wittmer e Jonatham Bomarito. Seguirão com dois carros em 2014.

Team Falken Tire
Carro: Porsche 911 (991) GT3 RSR
Pilotos: Wolf Henzler/Bryan Sellers (#17)

A equipe capitaneada por Derrick Walker e com o patrocínio do fabricante de pneus Falken regressará para mais uma temporada, com o novo modelo 991 da Porsche. A parceria formada por Wolf Henzler e Bryan Sellers continua e um terceiro piloto, provavelmente ligado à montadora alemã, será indicado ainda para as corridas longas. Terão um carro no USCC em 2014.

Equipes a confirmar:

Porsche Motorsport North America
Carro: Porsche 911 (991) GT3 RSR
Pilotos: a confirmar

Existe uma possibilidade remota da Porsche regressar aos EUA com um time oficial de fábrica na GTLM. A marca alemã fincou pé no WEC, na classe LMGTE-PRO – onde o programa será mantido, mas pode apoiar oficialmente uma equipe em território ianque. A CORE Autosport pode ser eleita o time oficial da Porsche no TUSCC, por conta da presença do excelente Patrick Long. Caso isto ocorra, serão dois bólidos nas pistas no próximo ano.

Risi Competizione
Carro: Ferrari F458 Italia
Pilotos: a confirmar (#62)

A equipe de Giuseppe Risi depende de patrocínio para poder continuar envolvida no USCC em 2014, apesar do razoável ano de regresso às competições após um ano ausente. Caso as peças se encaixem, o time sediado em Houston, no Texas, deve alinhar mais uma vez a sua usual Ferrari F458 Italia, com pilotos indicados pelo construtor italiano.

Equipes que vão disputar apenas o NAEC:

Aston Martin Racing
Carro: Aston Martin Vantage V8
Pilotos: a confirmar (#97)

O tradicional construtor britânico fez um pedido de inscrição de pelo menos um Aston Martin Vantage V8 à IMSA, para a disputa das provas de longa duração do certame. A Aston Martin levou um carro aos testes de pré-temporada em Sebring e Daytona, confrontando o desempenho com BMW, Ferrari e SRT Viper. Veremos se a inscrição será aceita.

Krohn Racing
Carro: Ferrari F458 Italia
Pilotos: a confirmar (#57)

Tracy Krohn confirmou no Bahrein, antes da última etapa do WEC, que sua escuderia poderá estar presente pelo menos nas 24 Horas de Daytona, com sua Ferrari F458 Italia. A equipe tem planos de inscrever-se na divisão GTLM em mais algumas provas – possivelmente os eventos de longa duração do calendário e talvez na etapa “caseira” de Austin, no Texas.

Classe GT Daytona (GTD)

Equipes confirmadas:

Scuderia Corsa
Carro: Ferrari F458 Italia
Pilotos: Alessandro Balzan e a confirmar (#63 e #64)

A equipe que levou o italiano Alessandro Balzan ao título da GT na última temporada da Rolex Sports Car Series permanecerá nas pistas com duas Ferrari F458 Italia adaptadas ao regulamento da classe GTD. Por enquanto, apenas Balzan está confirmado entre os titulares.

Magnus Racing
Carro: Porsche 911 GT America
Pilotos: Andy Lally/John Potter (#44)

Vice-campeã em 2013 na Rolex Sports Car Series, a Magnus Racing foi a primeira escuderia a receber o novo Porsche 911 GT America, específico para as competições da classe GTD do USCC. Os pilotos titulares estão confirmados: John Potter e Andy Lally seguem a bordo para o próximo campeonato.

Flying Lizard Motorsports
Carro: Audi R8 LMS
Pilotos: a confirmar (#35 e #45)

Os “Lagartos Voadores” trocam a Porsche, após 10 temporadas de parceria, pela Audi. O acordo contempla o uso do modelo R8 LMS na classe GTD no próximo ano. Pilotos ainda não foram definidos, mas de concreto – mesmo – só a volta do patrão Seth Neiman ao volante. O time deve ter pilotos oficiais da marca alemã nos eventos de longa duração, principalmente Daytona, Sebring e Petit Le Mans. A FLM virá com duas inscrições fixas em 2014.

Alex Job Racing
Carro: Porsche 911 GT America
Pilotos: Cooper MacNeil/Leh Keen (#22) e Ian James/Mario Farnbacher (#23)

Tradicional cliente Porsche, a Alex Job Racing mantém os laços com o construtor alemão em 2014, envolvida apenas na divisão GTD após uma participação sem muito brilho na LMGT no extinto campeonato da American Le Mans Series. O time de Holly e Alex Job terá dois 911 GT America inscritos. Cooper MacNeil está confirmado para o próximo ano, com o apoio da WeatherTech, contudo ainda sem parceiro confirmado. No segundo Porsche, alinhado em parceria com o Team Seattle, estarão Ian James e o alemão Mario Farnbacher.

Dempsey Racing
Carro: Porsche 911 GT America
Pilotos: a confirmar (#27)

O time do popular galã de Hollywood Patrick Dempsey cumpriu um ano honesto no recém-encerrado campeonato da ALMS e se prepara para o novo desafio: ano que vem, vão correr na GTD com dois Porsche 911 GT America – um deles, certeza absoluta, com McDreamy a bordo. Andy Lally, fechado com a Magnus Racing, não poderá colaborar com Dempsey no próximo ano, o que aumenta a chance para outros pilotos com patrocínio conseguirem postos de titular em 2014. A equipe terá dois carros.

Riley Technologies
Carro: SRT Viper GT3-R
Pilotos: Jeroen Bleekemolen/Ben Keating (#33)

Uma das boas novidades para o USCC é a estreia do SRT Viper na configuração GT3, homologado para a divisão GTD. A Riley Technologies desenvolverá o carro que pertencerá a uma equipe montada pelo piloto Ben Keating, cujo principal reforço é o excelente piloto holandês Jeroen Bleekemolen. Virão com apenas um carro para toda a temporada.

NGT Motorsports
Carro: Porsche 911 GT America
Pilotos: Henrique Cisneros/Kuba Giermaziak (#30)

Ainda abalada pela chocante perda de Sean Edwards, a NGT Motorsports deve prosseguir com sua campanha em terras ianques, agora na GTD com o fim da ALMS e, logicamente, da divisão LMGTC nos EUA. O venezuelano Henrique Cisneros terá um novo parceiro: o polonês Jakub “Kuba” Giermaziak. O carro do time continuará com a tradicional pintura Momo na próxima temporada. A equipe deverá ter o reforço de Michael Christensen nas provas do NAEC.

TRG-AMR North America
Carro: Aston Martin Vantage V12 GT3
Pilotos: James Davison/David Block/Al Carter e a confirmar (#66 e #67)

Eis uma associação que pode dar o que falar no próximo ano: pela primeira vez em décadas a The Racers Group de Kevin Buckler vai se dedicar 100% à preparação de modelos GT que não sejam Porsche. O time de Petaluma, na Califórnia, assinou com a Aston Martin um acordo de colaboração técnica e comercialização dos carros no mercado estadunidense e o primeiro passo foi dado com a estreia do Vantage nas corridas finais da Rolex Sports Car Series neste ano. Pilotos para os dois carros que devem disputar o campeonato inteiro não foram anunciados e não está descartado o envolvimento de nomes do time oficial de fábrica nas corridas de longa duração.

Park Place Motorsports
Carro: Porsche 911 GT America
Pilotos: Jim Norman/a confirmar e Kévin Estre/Patrick Lindsey (#71 e #73)

Mais um time oriundo da divisão GT da Rolex Sports Car Series com planos de competir a tempo inteiro no USCC, a Park Place Motorsports tentará novos pilotos para 2014 – além de Jim Norman, o primeiro confirmado, pois Patrick Long, que colaborou com a escuderia, deve correr na GTLM ano que vem. A equipe terá dois carros.

GMG Racing
Carro: Audi R8 LMS
Pilotos: a confirmar (#32)

O time de James Sofronas participou algumas vezes da ALMS com Porsche, mas estava no Pirelli World Challenge com vários Audi R8 LMS – e o conhecimento adquirido no desenvolvimento do modelo alemão fez com que a escuderia decidisse por alinhar um carro do construtor alemão no USCC no próximo ano.

Turner Motorsport
Carro: BMW Z4 GT3
Pilotos: a confirmar (#94)

Tudo indica que, após estudar várias possibilidades no horizonte, o time de Will Turner vai continuar com BMW na classe GTD em 2014. O modelo é que não será o mesmo: o M3 dará lugar ao Z4 na versão GT3, homologada e adaptada para o USCC. Será apenas um carro do fabricante bávaro na temporada inaugural do certame. Entre os pilotos, deverá estar Paul Dalla Lana, mas nada – até agora – foi confirmado.

Fall-Line Motorsports
Carro: Audi R8 LMS
Pilotos: Charlie Espenlaub/Charles Putman (#46)

A equipe com sede em Chicago estreou a meio da temporada da Rolex Sports Car Series neste ano e conseguiu progressos com o Audi R8 LMS. Vão permanecer nas pistas em 2014, disputando o USCC com um carro. Os pilotos serão Charlie Espenlaub e Charles Putman.

Paul Miller Racing
Carro: Audi R8 LMS
Pilotos: Bryce Miller e a confirmar (#48)

O time de Paul Miller sai da GTLM e vai para a GTD, por evidentes questões orçamentárias. Após vários anos como cliente Porsche, a escuderia muda para o Audi R8 LMS. Bryce Miller não deve perder a condição de piloto titular em 2014.

Mühlner Motorsport
Carro: Porsche 911 GT America
Pilotos: Kyle Marcelli/Randy Pobst (#18) e a confirmar (#19)

A escuderia de origem belga que montou um braço nos EUA vão alinhar dois Porsche 911 GT America no próximo ano, apesar da campanha medíocre na Rolex Sports Car Series neste ano. A primeira dupla foi confirmada: Kyle Marcelli terá a companhia do veterano Randy Pobst. O segundo carro poderá ser usado apenas nas provas do NAEC.

Level 5 Motorsports
Carro: Ferrari F458 Italia
Pilotos: Bill Sweedler/Townsend Bell e a confirmar

Scott Tucker confirmou também o envolvimento de sua escuderia no Tudor United SportsCar Championship na divisão GTD, alinhando pelo menos uma Ferrari F458 Italia. Ele contratou uma dupla já entrosada por dois anos correndo juntos na American Le Mans Series: Townsend Bell e Bill Sweedler. Jeff Segal também foi contratado, para disputar – talvez – as corridas longas e desempenhar o papel de piloto de desenvolvimento do carro do time. O próprio Scott Tucker pode também participar das etapas do NAEC.

AF Corse
Carro: Ferrari F458 Italia
Pilotos: a confirmar

Desvinculada da associação com Michael Waltrip, a AF Corse pediu inscrição junto à IMSA de duas Ferrari F458 Italia para a classe GTD. Oportunamente, os pilotos serão anunciados e confirmados. Amato Ferrari diz ter o orçamento praticamente completo para disputar o USCC a tempo inteiro. Isto não significa que a equipe abandonará o compromisso com o FIA WEC, onde deverão continuar em 2014 com pelo menos quatro carros nas classes LMGTE e mais um protótipo LMP2.

Equipes a confirmar:

AIM Autosport
Carro: Ferrari F458 Italia
Pilotos: a confirmar

Após ampliar o esquema para dois carros na última temporada da Rolex Sports Car Series na divisão GT, a AIM Autosport muda de novo o foco para concentrar esforços em um único carro para a temporada de 2014. Contudo, a participação do time canadense ainda é posta em dúvida. Nas próximas semanas, deve haver a confirmação da presença do time no USCC, bem como o possível anúncio dos pilotos titulares.

Equipes que vão disputar apenas o NAEC:

Snow Racing/Wright Motorsports/JDX Racing
Carro: Porsche 911 GT America
Pilotos: a confirmar (#58)

Jeremy Dale e Harrison Brix, sócios da JDX Racing, tinham intenção de disputar a temporada completa do USCC em 2014, mas já consideram a associação com a Snow Racing de Melanie e Madison Snow e também com a Wright Motorsports. Foi assim que o time apareceu no teste de pré-temporada em Daytona.

Konrad Motorsport
Carro: Porsche 911 GT America
Pilotos: a confirmar (#29)

Lá vem Franz Konrad novamente! O folclórico piloto e dono de equipe pretende competir pelo menos nas corridas mais longas do Tudor United SportsCar Championship com um Porsche 911 GT America. A equipe esteve presente nos testes recentes em Daytona com o próprio Konrad e também com Lance Willsey a bordo. Vamos ver se conseguirão reunir o budget necessário para a empreitada.

Extreme Speed Motorsports/SMP Racing
Carro: Ferrari F458 Italia
Pilotos: a confirmar (#72)

A equipe russa SMP Racing quer participar pelo menos das 24h de Daytona e para isso, Boris Rotemberg e seus pares estiveram na Flórida prospectando a associação com a Extreme Speed Motorsports para alinhar a Ferrari F458 Italia do time na abertura do Tudor United SportsCar Championship. Entre os prováveis pilotos estão Viktor Shaitar, Kyrill Ladygin e Mika Salo.

Comentários