IMSA divulga inscritos do ROAR em Daytona

121013_DIS_BC_104097

ARARUAMA – Fim de ano movimentado também no automobilismo dos EUA. Após a passagem de ano, as equipes inscritas no Tudor United SportsCar Championship começam os preparativos para a abertura do campeonato de 2014, marcada para 26 e 27 de janeiro em Daytona, na Flórida, com a tradicional 24 Horas.

A IMSA fez o favor de divulgar os inscritos para os treinos de pré-temporada, marcados para acontecer de 3 a 5 de janeiro. De saída, foram anunciados 68 bólidos, mas houve os forfaits da Risi Competizione na GT Le Mans e de uma das inscrições da BAR1 Motorsports na Prototype Challenge.

Assim, o total de carros baixou para 66, com 17 concorrentes na classe Prototype, onze na Prototype Challenge, dez na GT Le Mans e nada menos que 28 na profícua divisão GT Daytona, que concentra o maior número de inscrições.

As novidades anunciadas entre os inscritos da divisão principal de protótipos são a volta do veterano Wayne Taylor às pistas, compondo um time familiar com os filhos Jordan e Ricky, bem como a inscrição de Tristan Nunez como um dos pilotos dos Mazda LMP2 com motor Skyactiv-D, da SpeedSource.

Na classe principal, aliás, os únicos brasileiros confirmados são Christian Fittipaldi, pela Action Express Racing e Oswaldo “Ozz” Negri, com a Mike Shank Racing. Espera-se o anúncio de Tony Kanaan numa das duas formações da Chip Ganassi Racing. Questão de tempo para isso, acredito eu.

Na Prototype Challenge, foi confirmada a participação de Sam Bird e Rob Huff nas 24 Horas de Daytona, pela Starworks. Por enquanto, os dois não aparecem na lista de inscritos do ROAR. Eric Lux, Alex Popow, Mirco Schultis, Renger Van der Zande e Martín Fuentes estão entre os que vão andar com o time de Peter Baron nos testes.

Tom Kimber-Smith foi anunciado como um dos pilotos da 8Star Motorsports e Colin Braun retornará ao programa da CORE Autosport em 2014. Entre os brasileiros, Raphael Matos foi o único até aqui confirmado com o #38 da Performance Tech ao lado de Jon Brownson e Charlie Shears, mas Bruno Junqueira deverá competir no #09 da RSR junto a Duncan Ende e David Heinemeier-Hänsson.

A Risi não participará em Daytona, mas fará a assessoria técnica para a Krohn Racing na prova de abertura do campeonato, onde outro time ausente é o Team Falken Tire, que ainda não recebeu seu Porsche 2014. Na BMW, um dos participantes é Graham Rahal, filho do dono do time. E na Aston Martin, treinarão cinco pilotos – Darren Turner, Stefan Mücke, Richie Stanaway, Pedro Lamy e Paul Dalla Lana. Nada de Bruno Senna, por enquanto.

O excelente contingente da classe GT Daytona começa a se desenhar com um total de doze Porsches, sete Ferrari, cinco Audi, dois Aston Martin, um SRT Viper e uma BMW. Entre as novidades está a presença do australiano Shane Van Gisbergen, fera do International V8 Supercars, com o Porsche #22 da Alex Job Racing ao lado de Cooper MacNeil, Leh Keen e Louis-Philippe Dumoulin.

Outra atração, pelo menos para nós, será a Ferrari 100% brasileira, furo anunciado aqui no blog há algumas semanas. A Scuderia Corsa alugou a Ferrari F458 #65 para Chico Longo e seus parceiros, que desta vez serão Daniel Serra, Xandinho Negrão e Marcos Gomes. Eles já participam do ROAR nesta semana. Outro brasileiro confirmado na GT Daytona é Augusto Farfus, com a BMW Z4 GT3 #94 da Turner Motorsport, ao lado de Dane Cameron, Markus Palttala e Paul Dalla Lana.

A lista de inscritos para o ROAR Before The Rolex 24 está aqui

Comentários

  • Só uma correção, meu caro, segundo o Daniel Serra, em seu twitter, eles não participaram do ROAR, indo direto para a classificação.

    Aproveitando a passagem, boa passagem de ano, e que vc tenha um grande 2014! Abraços!