Jungle Strut

1237745_568937089833437_931087766_n

RIO DE JANEIRO – Há algumas semanas, foi anunciada – com pouca menção por aqui, registre-se – a reunião de parte da formação mais significativa da história da banda do guitarrista mexicano Carlos Santana.

A Santana Band começou nos tempos do freak rock em 1967, quando o flower-power ditava moda em San Francisco. O grupo estrondou em Woodstock e daí migrou para o circuito de festivais alternativos. Até em Montreux a banda se apresentou, com sua rica mistura de ritmos latinos, no que hoje se chama de fusion. No ano de 1971, os brasileiros tiveram o privilégio de ter Santana e seu grupo entre nós, com shows lendários no Theatro Municipal – com gente até no lustre. Meu pai, inclusive, estava na plateia que disfarçava o consumo de cannabis com incensos de patchouli.

Naquela época, o grupo tinha além de Santana, o baixista Dave Brown, o talentoso guitarrista Neal Schön, o tecladista/organista/pianista/cantor Gregg Rolie, o fenômeno Mike Shrieve na bateria e um combo de percussão integrado por Coke Escovedo, Jose “Chepito” Areas e Michael Carabello.

Com essa formação, foi gravado o álbum Santana III, talvez o melhor da primeira fase da banda, que rapidamente começou a se esfacelar. Dave Brown saiu e deu lugar a dois baixistas, antes da gravação de Caravanserai. Michael Carabello também foi embora, substituído por Armando Peraza. Neal Schön e Gregg Rolie debandaram e formaram o Journey. O último a sair foi Mike Shrieve, em 1974.

Agora, quase quarenta anos depois, exceto por Dave Brown e Coke Escovedo, já falecidos, e pelo percussionista “Chepito” Areas, que continua na ativa mas não foi chamado para a reunião, a velha Santana Band está de volta para apresentações ao vivo e a gravação de um novo álbum, onde o baixista será Benny Rietveld, que já toca com Santana desde 1997.

Para celebrar a reunião, o blog traz o clip de “Jungle Strut”, música espetacularmente gravada no Santana III pelo grupo e aqui em versão ao vivo do programa musical alemão Beat Club. Cover da canção de Jug Ammons, “Jungle Strut” foi o prefixo do lendário programa Bike Show, do meu bróder João Mendes.

Santana Band, com Neal Schön, Gregg Rolie, Mike Shrieve e Michael Carabello, brilhando no clip da semana. Curtam!

https://www.youtube.com/watch?v=oJmx5y1zrUo

Comentários