Oficial: Porsche LMP1 com motor 4 cilindros e DOIS motores elétricos!
RIO DE JANEIRO – A revista italiana Autosprint publicou hoje nas redes sociais e em sua versão eletrônica os detalhes do projeto Porsche LMP1 para o Mundial de Endurance (WEC) em 2014, aproveitando a ocasião do primeiro teste do australiano Mark Webber para sua nova casa – uma gentileza da Red Bull, que liberou o piloto antes do fim do contrato em 31 de dezembro deste ano, para que ele pudesse ter o primeiro contato com o novo equipamento que irá conduzir.
Trajando um macacão imaculadamente branco, Webber mostrou seu entusiasmo com o novo desafio que terá pela frente. “Esse primeiro teste foi uma experiência intensa para mim. Agradeço a Red Bull por me permitir descobrir a minha nova máquina, que tem características diferentes da Fórmula 1 e poder me integrar melhor com a equipe”, avaliou.
De fato, o teste foi bastante útil para ambas as partes: Webber começou o quanto antes a aclimatação aos protótipos e aos pneus Michelin, que são – evidentemente – diferentes dos Pirelli usados na F-1. E a Porsche concluiu o desenvolvimento de seu protótipo neste ano de 2013, com resultados considerados animadores. O carro ganhou muita quilometragem desde que foi testado pela primeira vez e a tendência é que evolua ainda mais.
Em relação ao carro, que continua testando com camuflagem, a Porsche confirmou os primeiros detalhes da parte mecânica: o propulsor é mesmo um 4 cilindros, sem que os alemães revelem a arquitetura – por enquanto. Os colegas italianos imaginam que seja um V4, com cilindrada entre 1.800cc e 2.000cc de deslocamento. No raciocínio deles, um motor em linha não é capaz de suportar um sistema híbrido e os motores com desenho em V, sim.
Lembro aqui o seguinte: as regras do WEC não impõem capacidade cúbica dos propulsores, mas sim um compromisso de energia entre a potência do motor elétrico e o motor de combustão interna. A tendência é que com um motor de tão pouco deslocamento cúbico, os construtores optem por motores elétricos mais poderosos. E a Porsche não terá somente um, mas dois sistemas híbridos em seu LMP1. O volante mecânico, sistema desenvolvido pela Williams e adotado pela Porsche no 911 (997) GT3 RSR Hybrid há um par de anos, foi abolido neste projeto. Os alemães escolheram como o caminho o armazenamento de energia por baterias. E essas baterias impulsionarão as rodas dianteiras do bólido, fazendo com que o Porsche LMP1 tenha quatro rodas motrizes como o Audi R18 e-tron quattro.
Fantástico o WEC vai se firmando a cada ano espero que venha mais carros HY ano que vem :D
No mínimo, uma opção bem interessante para o sistema de propulsão do carro, Agora é aguardar os testes em conjunto com as outras equipes para se ter um referencial de desempenho, mesmo sabendo que, provavelmente, teremos gente escondendo o leite neles.
É um conceito interessante já que os carros vão ser menores do que esse ano e se eles conseguirem produzir a mesma potência com um motor menor é menos peso e mais eficiência. Pelo menos tudo na teoria é lindo. E os dois motores elétricos já é algo que eles estão utilizando no modelo de rua 918.
A WEC tem um regulamento bem mais atrativo as fabricantes de carros que a F1, dando mais espaço a criatividade. Com o tempo mais pilotos no auge da carreira vão optar pela categoria e não ser uma opção para pilotos sem espaço na F1.
Quer saber? To na torcida pra que esse Porschão chegue com tudo pra cima dos Audi e dos Toyota!
Como um motor “em linha” não suportaria um sistema híbrido? Só se for na configuração de motor central, pois há vários carros híbridos com motores “inline”
É disso que eu gosto, criatividade, disputa entre conceitos diferentes.
Uma dúvida, Rodrigo: talvez eu esteja desatualizado, mas a Porsche e a Audi pertencem ao mesmo grupo (Volkswagen), certo? É normal haver essa disputa entre fabricantes pertencentes ao mesmo grupo? Seria algo semelhante se a Fiat permitisse a entrada de uma escuderia oficial da Alfa Romeo na F1 nos dias atuais, certo? Houve um racha dentro da Volks ou ela deu carta branca às duas?
Eduardo, não existe racha. A Volks permite que os departamentos de motorsport de suas empresas, caso de Audi e Porsche, desenvolvam programas independentes, tanto GT quanto protótipo. No caso da Fiat, é bem difícil que ela permita uma Alfa Romeo voltar a rivalizar com a Ferrari, pelo menos na Fórmula 1.
[…] italianos da Autosprint não estavam errados no que tinham dito em dezembro do ano passado e que o blog também já comentara: o Porsche 919 Hybrid, novo protótipo LMP1 do construtor alemão, vem com motor 2 litros V4 turbo, […]