Últimas da V8 Supercars

RIO DE JANEIRO – A temporada 2014 do International V8 Supercars começa exatamente nos primeiros dias de março com a Clipsal 500, nas ruas de Adelaide, na pista que recebeu a Fórmula 1 entre 1985 e 1995. E a menos de uma semana para o fim de 2013, os agitos para a próxima temporada não param. Vamos ver o que temos de novo nos últimos dias.

A DJR (Dick Johnson Racing) tem uma formação inteiramente nova. Com a saída de Chaz Mostert para a equipe oficial de fábrica da Ford, o time traz Scott Pye e David Wall para ocuparem os postos dos carros #16 e #17. Scott teve dois sérios acidentes na última temporada, em Symmons Plains e Darwin, deixando assim a equipe Lucas Dumbrell Motorsports. Wall era da Brad Jones Racing e leva consigo o patrocínio da Wilson Security.

A Erebus Motorsport revê seu programa no V8 Supercars para 2014: com o total de carros reduzido de três para dois, a ida de Tim Slade para a Walkinshaw Racing e a saída da James Rosenberg Racing como equipe Mercedes no certame, a equipe de Betty Klimenko e Ryan Maddison passou um bom tempo reunida em Stuttgart com a HWA, responsável pelo motorsport da marca, buscando soluções para melhorar o rendimento do E63 AMG usado no certame da Oceania. A Erebus também busca estreitar relações com a Mercedes-Benz após os bons desempenhos no GT Asia e nas 12h de Bathurst. O único piloto confirmado com a marca é Lee Holdsworth. Maro Engel não vai continuar no certame e deve ser substituído por Will Davison.

Filho do antigo piloto de Fórmula 1 Larry Perkins, Jack Perkins vai regressar à categoria em 2014. Ele ocupará o lugar de Alex Davison na escuderia de Charlie Schwerkolt com apoio oficial de fábrica da Ford, assim como acontecerá com Mark “Frosty” Winterbottom, o recém-chegado Chaz Mostert e David Reynolds, que fez boa temporada neste ano.

E quem pode se juntar futuramente ao campeonato como equipe oficial Ford é a Penske. As tratativas entre Roger Penske e os responsáveis pela categoria começaram na visita da categoria aos EUA, em Austin, e Tim Cindric acompanhou pessoalmente a última rodada no Parque Olímpico de Sydney, onde avançaram as conversas entre a escuderia e o chefão da categoria, James Warburton. Existe o interesse de uma associação entre a Penske e a equipe de Dick Johnson. A conferir…

Enquanto isso, começam os testes do novo Volvo S60. O construtor sueco se junta a Holden, Nissan, Ford e Erebus-Mercedes na competição em 2014 com dois carros em associação com a GRM – um deles já confirmado para a revelação Scott McLaughlin. A equipe será rebatizada como Volvo Polestar Racing e o desenvolvimento em túnel de vento da parte aerodinâmica do bólido começou na base da Real Força Aérea Australiana, no estado de Victoria. Greg Ritter foi o responsável pelos primeiros treinos aerodinâmicos, assistidos pelo engenheiro de pista Richard Holloway.

Confirmado na equipe Nissan Motorsport como um dos pilotos do Altima L33 para mais uma temporada, James Moffat terá um primeiro desafio bem interessante em 2014, antes do V8 Supercars. O piloto vai integrar a equipe Nissan GT Academy Team RJN durante a disputa das 24h de Dubai, nos dias 10 e 11 de janeiro, onde entre seus parceiros estarão Karun Chandhok e o tailandês Tor Graves. Já Craig Lowndes pretende seguir os passos do compatriota e rival Jason Bright para disputar em 2014 as 24 Horas de Le Mans. O experiente piloto conversa com pelo menos dois times com modelos Ferrari para competir na clássica prova francesa pela divisão LMGTE-AM. Lowndes disputará as 12h de Bathurst com Mika Salo, John Bowe e Peter Edwards pela Clearwater Racing, como preparação para Sarthe.

Por fim, a equipe D’Alberto Racing, do ítalo-australiano Alvano D’Alberto, não conseguiu realizar sua inscrição para 2014 dentro da data-limite imposta pelos organizadores – 1º de dezembro. A perda do patrocínio da Hiflex foi um rude golpe para o time onde o único piloto era Tony D’Alberto, filho do dono. Tony está em tratativas com a Tekno Autosport e a Brad Jones Racing, para conseguir uma vaga de titular para o próximo ano.

As equipes estão assim até o momento:

Triple Eight Race Engineering (Red Bull Racing)
Carro: Holden Commodore VF
Pilotos: Jamie Whincup (#1) e Craig Lowndes (#888)

Holden Racing Team (HRT)
Carro: Holden Commodore VF
Pilotos: Garth Tander (#2) e James Courtney (#22)

James Rosenberg Racing (HRT)
Carro: Holden Commodore VF
Piloto: Nick Percat (#47)

Walkinshaw Racing (HRT)
Carro: Holden Commodore VF
Piloto: Tim Slade (#66)

Erebus Motorsport
Carro: Mercedes-Benz C63 AMG
Piloto: Lee Holdsworth (#4)

Ford Performance Racing
Carro: Ford FG Falcon
Pilotos: Mark Winterbottom (#5) e Chaz Mostert (#6)

Charlie Schwerkolt Racing (FPR)
Carro: Ford FG Falcon
Piloto: Jack Perkins (#18)

Rod Nash Racing (FPR)
Carro: Ford FG Falcon
Piloto: David Reynolds (#55)

Nissan Motorsport
Carro: Nissan Altima L33
Pilotos: Todd Kelly (#7), Rick Kelly (#15), Michael Caruso (#36) e James Moffat (#360)

Dick Johnson Racing
Carro: Ford FG Falcon
Pilotos: Scott Pye (#16) e David Wall (#17)

Volvo Polestar Racing (GRM)
Carro: Volvo S60
Piloto: Scott McLaughlin (#33)

Tekno Autosports
Carro: Holden Commodore VF
Piloto: Shane Van Gisbergen (#97)

Comentários