40 kg e 400 HP? Não é possível!

19du5vmuzp56ljpg

RIO DE JANEIRO – Leio no blog do bróder e agora colega de Fox Sports Flavio Gomes que a Nissan divulgou números sobre seu polêmico protótipo ZEOD RC, inscrito nas 24 Horas de Le Mans como o “Garage 56”, para projetos experimentais, que é uma cópia escarrada do DeltaWing e que vai levar a montadora a uma briga nos tribunais com Don Panoz, que diz ser o dono das patentes de construção do bólido, embora o desenhista seja o mesmo, Ben Bowlby. Assunto que, convenhamos, não é o caso hoje.

Impressiona mesmo é o que o FG relatou num post que publicou nesta segunda-feira. Um dos motores do ZEOD RC (sigla para Zero Emission On Demand Racing Car – vivendo e aprendendo, sempre) pesa apenas 40 kg. Isso mesmo, QUARENTA QUILOS. Vejam só: o escriba aqui, por exemplo, pesa perto de 90 kg. O motor do carro tem menos da metade do meu peso. E eu posso carregá-lo comigo se eu quiser, como demonstrado na foto acima. É demais pra minha cabeça.

E de onde os japoneses conseguiram tirar tanta potência de um propulsor tão leve e tão pequeno? Como pode um três cilindros em linha, com turbocompressor, atingir 400 HP? Qual o binário desse motor? O torque é descomunal: 280 libras – maior do que os antigos V8 2,4 litros da Fórmula 1 e, pasmem, com uma relação peso-potência melhor que qualquer motor V6 da nova “Era Turbo” da categoria máxima. Essa turma fez algum negócio aí que vou te contar… estou realmente impressionado com esses números tão incríveis quanto inéditos.

Tem mais: o motor elétrico, que não tem autonomia para a corrida inteira (e vocês achavam que teria?), só vai ser acionado uma vez a cada 60 minutos de prova.

Esses japoneses… quando menos se espera é que sai alguma coisa. E nesse caso, o ZEOD RC dá o que falar. E o que pensar, também.

Comentários