MotoGP não vem ao Brasil em 2014

RIO DE JANEIRO – Não foi por falta de aviso: o Brasil não deve figurar no calendário definitivo do Mundial de MotoGP em 2014. A prometida reforma na pista de Brasília não vai sair a tempo para que a vistoria da Federação Internacional de Motociclismo (FIM) aprove o circuito a tempo de sua homologação devida.

Surpreendente? Nem um pouco. A licitação para as obras de reforma do Autódromo Nelson Piquet sequer foi realizada. Segundo o governo do Distrito Federal, ela teria que acontecer até, no máximo, em fevereiro, para aí sim serem iniciados os trabalhos. Não custa nada lembrar que a Motorcycle Sports Manufaturers Association (MSMA), que é a associação dos construtores e fabricantes de motocicletas de competição, que trabalha junto à FIM para a homologação das pistas, dera em outubro um prazo de cinco meses – que jamais seria cumprido.

Os trabalhos de adequação da pista seriam realizados a partir de abril até setembro, dias antes da corrida. Como não há a menor possibilidade da FIM aceitar homologar uma pista num prazo excessivamente curto, o tempo hábil para a realização do GP do Brasil é inexistente.

Eu avisei. Melhor esperar até 2015. Mas ninguém deu ouvidos.

Comentários