Qualifying da Nascar terá novidades em 2014

RIO DE JANEIRO – A Nascar acaba de anunciar nesta quarta-feira uma mudança importante no formato de treinos classificatórios para todas as séries principais da modalidade – Sprint Cup Series, Nationwide Series e Camping World Truck Series.

Cabe lembrar, contudo, que esta novidade não se aplicará a dois eventos: a Daytona 500, cujo formato de definição do grid não muda – com a realização de um treino onde se define a primeira fila e dos Duels que comporão o resto das 41 vagas – e também na prova de Eldora da Camping World Truck Series, em que haverá a disputa de baterias eliminatórias e uma repescagem para definir os participantes da corrida principal.

Veja no gráfico abaixo o que será feito do sistema de qualifying nas pistas da Nascar em 2014. Em Daytona, esse formato será aplicado somente para a Daytona 400, a igualmente tradicional corrida de meio de ano próxima ao Independence Day.

BenMqa9CQAAYqxLCom todos os carros na pista treinando ao mesmo tempo e entrando na pista em ordem aleatória, tanto nos short tracks, os ovais curtos com extensão inferior a 1.25 milha (2 km) como nos mistos e ovais médios/longos, o leitor do blog pode pensar que a definição do grid entre os que não avançarem da primeira parte do treino para a seguinte será definida pura e simplesmente pelo tempo e os mais lentos ficarão de fora.

Não é bem assim, pelo menos para a Sprint Cup: o esquema do top 35 de proprietários está mantido, o que significa que, fora das vagas diretas, são sete pilotos que vão entrar pelo esquema go or go home e ainda está reservado uma vaga no sistema provisional para um antigo campeão da Nascar.

Parece que desta vez, a categoria estadunidense promoveu uma mudança que não trará tanta celeuma. Poderão haver críticas, é claro, mas os qualifyings em pistas de altíssima velocidade serão sensacionais, com o uso do jogo de vácuo na busca do melhor tempo e da passagem às fases seguintes dos treinos oficiais.

Eu achei no mínimo interessante essa novidade. E vocês, o que pensam a respeito?

 

Comentários