Qualifying da Nascar terá novidades em 2014
RIO DE JANEIRO – A Nascar acaba de anunciar nesta quarta-feira uma mudança importante no formato de treinos classificatórios para todas as séries principais da modalidade – Sprint Cup Series, Nationwide Series e Camping World Truck Series.
Cabe lembrar, contudo, que esta novidade não se aplicará a dois eventos: a Daytona 500, cujo formato de definição do grid não muda – com a realização de um treino onde se define a primeira fila e dos Duels que comporão o resto das 41 vagas – e também na prova de Eldora da Camping World Truck Series, em que haverá a disputa de baterias eliminatórias e uma repescagem para definir os participantes da corrida principal.
Veja no gráfico abaixo o que será feito do sistema de qualifying nas pistas da Nascar em 2014. Em Daytona, esse formato será aplicado somente para a Daytona 400, a igualmente tradicional corrida de meio de ano próxima ao Independence Day.
Com todos os carros na pista treinando ao mesmo tempo e entrando na pista em ordem aleatória, tanto nos short tracks, os ovais curtos com extensão inferior a 1.25 milha (2 km) como nos mistos e ovais médios/longos, o leitor do blog pode pensar que a definição do grid entre os que não avançarem da primeira parte do treino para a seguinte será definida pura e simplesmente pelo tempo e os mais lentos ficarão de fora.
Não é bem assim, pelo menos para a Sprint Cup: o esquema do top 35 de proprietários está mantido, o que significa que, fora das vagas diretas, são sete pilotos que vão entrar pelo esquema go or go home e ainda está reservado uma vaga no sistema provisional para um antigo campeão da Nascar.
Parece que desta vez, a categoria estadunidense promoveu uma mudança que não trará tanta celeuma. Poderão haver críticas, é claro, mas os qualifyings em pistas de altíssima velocidade serão sensacionais, com o uso do jogo de vácuo na busca do melhor tempo e da passagem às fases seguintes dos treinos oficiais.
Eu achei no mínimo interessante essa novidade. E vocês, o que pensam a respeito?
Interessante, muito bom fazia tempo desde a ultima mudança grande que foi em 2009 das relargadas em fila dupla
Interessante. Mas a NASCAR pra ficar boa mesmo deveria mudar radicalmente. Deveria ser mais stock car mesmo. Sim, mesmo que isso deixassem os carros mais lentos. Não vejo problema nisso.
Dá até pra passar na tv sem ser chato! rs
Achei muito interessante e realmente o bicho vai pegar nos treinos. Outra coisa, a chance de pancadas nos treinos vai aumentar muito!
Penso que a Nascar nem deve mais imprimir seu livro de regras, já que elas mudam a todo momento.