Quem é quem: Tudor United SportsCar Championship, classe PC

RIO DE JANEIRO – O blog continua com a apresentação das equipes que disputarão a temporada de 2014 do Tudor United SportsCar Championship, destacando – claro – os carros e pilotos que correrão nas 24 Horas de Daytona no próximo fim de semana.

A classe Prototype Challenge, por exemplo, segue os mesmos preceitos técnicos usados no ano passado, quando a divisão ainda pertencia à extinta American Le Mans Series. Chassis, motores e pneus são rigorosamente iguais. O que vale é o talento do piloto e a capacidade da equipe em acertar os bólidos para que sejam competitivos.

Dentre os times inscritos, somente a Level 5 Motorsports, que anunciou dois carros para toda a temporada, não estará na abertura do campeonato. Vamos ver quem é que pode aparecer com destaque na corrida da Flórida:

Starworks Motorsport

Sede: Fort Lauderdale, Flórida
Chefe de equipe: Peter Baron
Carro: Oreca FLM09 Chevrolet
Pilotos: Alex Popow/Martin Fuentes/Isaac Tutumlu/Pierre Kaffer/Kyle Marcelli (#7) e Renger Van der Zande/Mirco Schultis/Sam Bird/Eric Lux (#8)

Site oficial: http://www.starworksmotorsport.com/
Twitter: https://twitter.com/starworksmotor
Facebook: https://www.facebook.com/starworksmotorsport

Tempos no Roar Before The Rolex 24: 1’44″285 (#7) e 1’42″010 (#8)

marshallpruett_roar_before_the_524783

Velha conhecida das competições da Rolex Sports Car Series e campeã do Mundial de Endurance na classe LMP2 em 2012, a Starworks Motorsport concentra-se na divisão Prototype Challenge neste ano, visando o título. Neste ano, vão com dois carros – um deles é de propriedade do alemão Mirco Schultis e o outro pertence ao time dirigido por Peter Baron. Nos testes de pré-temporada em Daytona, até a brasileira Bia Figueiredo testou, porém não conseguiu uma vaga entre os titulares. Outro que andou pela equipe foi Robert Huff, que após ser anunciado para correr em Daytona pela Starworks acabou preterido pelo alemão Pierre Kaffer. Nos treinos de duas semanas atrás, o destaque foi Sam Bird, que fez a melhor volta do Roar Before The Rolex 24 na classe PC com o carro #8.

8Star Motorsports

Sede: Pompano Beach, Flórida
Chefe de equipe: Gary Neal
Carro: Oreca FLM09 Chevrolet
Pilotos: Enzo Potolicchio/Tom Kimber-Smith/Michael Marsal/Rob Huff (#25)

Site oficial: http://8starmotorsports.com/
Twitter: http://twitter.com/8starmotor
Facebook: https://www.facebook.com/8StarMotorSports?ref=stream

Tempos no Roar Before The Rolex 24: 1’42″575

marshallpruett_roar_before_the_524715

O venezuelano Enzo Potolicchio vai de novo “jogar nas onze” em 2014. Além de ser o dono da equipe 8Star Motorsports, instalada na antiga sede da Champion Racing (equipe vencedora das 24 Horas de Le Mans, inclusive), ele vai guiar não só no Tudor United SportsCar Championship como no WEC, mais uma vez. Na série estadunidense, a 8Star vai se concentrar na Prototype Challenge, após uma única aparição do Oreca FLM09 ano passado na Petit Le Mans. O jovem Sean Rayhall chegou a ser anunciado como titular da escuderia, mas não houve acordo e Potolicchio trouxe a experiência de Tom Kimber-Smith para ajudá-lo. O estadunidense Michael Marsal também vai correr em Daytona, assim como o antigo campeão do WTCC Rob Huff, que após não chegar a um termo com a Starworks, logo conseguiu um lugar para andar. Nos testes de pré-temporada, o carro #25 foi o terceiro mais rápido de sua categoria.

Performance Tech Motorsports

Sede: Deerfield Beach, Flórida
Chefe de equipe: Frank Parazych
Carro: Oreca FLM09 Chevrolet
Pilotos: Ryan Booth/Raphael Matos/David Ostella/Gabriel Casagrande/Júlio Campos (#38)

Site oficial: http://performancetechmotorsports.com/
Twitter: https://twitter.com/Perf_Tech
Facebook: https://www.facebook.com/pages/Performance-Tech-Motorsports/113411292060001

Tempos no Roar Before The Rolex 24: 1’43″324

lat-levitt-imsa-114_01602

A Performance Tech Motorsports, fundada por Brent O’Neill, é uma equipe que vem mostrando evolução nos EUA. Ano passado, conseguiram bons desempenhos em várias etapas da American Le Mans Series. E nesta temporada, tentarão ser ainda mais eficientes no Tudor United SportsCar Championship. Para a abertura da temporada, o time conta com o reforço de três brasileiros. Um deles é velho conhecido: o mineiro Raphael Matos, que tem vitória em Daytona no currículo, pela antiga classe GT da Rolex Sports Car Series. Os outros são dois estreantes, ambos paranaenses: Gabriel Casagrande e Júlio Campos. Com eles estarão Ryan Booth e David Ostella, que sequer andou com a equipe na pré-temporada (além de substituir Tomy Drissi de última hora), onde o carro #38 esteve entre os cinco mais rápidos da sua categoria.

PR1/Mathiasen Motorsports

Sede: Fresno, Califórnia
Chefe de equipe: Mike Ray
Carro: Oreca FLM09 Chevrolet
Pilotos: Mike Guasch/David Cheng/Gunnar Jeannette/Frankie Montecalvo (#52)

Site oficial: http://pr1motorsports.com/
Twitter: https://twitter.com/PR1Motorsports
Facebook: https://www.facebook.com/PR1.Motorsports

Tempos no Roar Before The Rolex 24: 1’43″561

marshallpruett_roar_before_the_524859

A equipe de Lisa e Bobby Oergel vem para o Tudor United SportsCar Championship respaldada pelo título de Mike Guasch na antiga LMPC da extinta American Le Mans Series. O veterano piloto vem para mais um ano completo tendo como parceiros, pelo menos em Daytona, David Cheng e também Gunnar Jeannette e Frankie Montecalvo. Nos testes de pré-temporada, outros pilotos andaram, como o mexicano Luis Diaz, só que acabaram preteridos na hora da escolha do lineup. Com o 6º tempo entre os carros da PC que treinaram no Roar Before The Rolex 24, teoricamente não estão entre as equipes favoritas à vitória. Mas corrida longa tem lá as suas nuances…

CORE Autosport

Sede: Rock Hill, Carolina do Sul
Chefe de equipe: Morgan Brady
Carro: Oreca FLM09 Chevrolet
Pilotos: Jonathan Bennett/Colin Braun/Mark Wilkins/James Gue (#54)

Site oficial: http://coreautosport.com/
Twitter: https://twitter.com/COREautosport
Facebook: Não tem

Tempos no Roar Before The Rolex 24: 1’42″468

marshallpruett_roar_before_the_524707

A equipe de Jonathan Bennett quer fazer no Tudor United SportsCar Championship o mesmo barulho que vinha fazendo na ALMS. Para este início de campeonato, o patrão-piloto conta com a volta de Colin Braun ao volante do carro #54, após a experiência de parte da temporada 2013 com um Porsche LMGT. Em Daytona, os dois terão a colaboração do experiente canadense Mark Wilkins e do veterano James Gue, de várias participações nas 24 Horas. Com o 2º tempo nos testes da pré-temporada no início do mês, estão entre as forças da divisão Prototype Challenge.

BAR1 Motorsports

Sede: Plain City, Ohio
Chefe de equipe: Brian Alder
Carro: Oreca FLM09 Chevrolet
Pilotos: Sean Rayhall/Doug Bielefeld/James Kovacic/Gaston Kearby/Tonis Kasemets (#87)

Site oficial: http://www.bar1motorsports.com/
Twitter: https://twitter.com/bar1motorsports
Facebook: https://www.facebook.com/Bar1Motorsports

Tempos no Roar Before The Rolex 24: 1’43″226

marshallpruett_roar_before_the_524631

Dono da escuderia e também piloto (aliás, campeão no Cooper IMSA Lites Prototype do ano passado), Brian Alder traz sua BAR1 Motorsports para a temporada completa do Tudor United SportsCar Championship. Embora tenha anunciado dois carros para a temporada completa, só virá com um para Daytona. O lineup de pilotos só foi confirmado nesta segunda-feira, com Sean Rayhall, ex-8Star Motorsports, liderando a tripulação que terá Doug Bielefeld, James Kovacic, Gaston Kearby e o estoniano Tonis Kasemets. Nem o venezuelano EJ Viso e muito menos Chapman Ducote tiveram chance desta vez. A equipe vem otimista após os treinos de pré-temporada, onde ficaram com o 4º melhor tempo. Um dos trunfos da BAR1 está fora da pista: o engenheiro John Travis, antigo projetista da Lola Cars, foi contratado para supervisionar os trabalhos de acerto do Oreca FLM09 do time.

RSR Racing

Sede: East Lansing, Michigan
Chefe de equipe: Mark Strickland
Carro: Oreca FLM09 Chevrolet
Pilotos: Alexandre Tagliani/Rusty Mitchell/Chris Cumming/Conor Daly (#08) e Bruno Junqueira/Duncan Ende/David Heinemeier-Hänsson/Gustavo Menezes (#09)

Site oficial: http://www.gorsr.com/
Twitter: https://twitter.com/RSR_Racing
Facebook: não tem

Tempos no Roar Before The Rolex 24: não participaram

Dagys_-2013_207830

Uma das únicas equipes ausentes da pré-temporada em Daytona, a RSR Racing de Paul, John e Tony Gentilozzi não terá problemas com relação à pista da Flórida, pois conheceram o traçado do teste feito em novembro. De lá para cá, o time sediado no estado de Michigan preocupou-se com o incremento da estrutura para dois carros e, como o segundo ainda estava em fase de acabamento, a equipe não foi para o Roar Before The Rolex 24. Vencedores de duas provas da ALMS ano passado, o brasileiro Bruno Junqueira e o estadunidense Duncan Ende ficam no carro #09 enquanto os titulares do #08 serão Chris Cumming e Alexandre Tagliani. Para Daytona, o time terá o reforço de Conor Daly, Rusty Mitchell, David Heinemeier-Hänsson e de Gustavo Menezes, que apesar do nome brasileiríssimo, é estadunidense. Ele, inclusive, vai competir no Europeu de Fórmula 3 em 2014, pela Van Amersfoort Racing.

Comentários