Roar Before The Rolex 24: Action Express lidera folha de tempos no primeiro treino

dagys_-2014_222811

RIO DE JANEIRO – Com temperatura baixa (apenas 4ºC) em plena Flórida, o circuito de Daytona assistiu hoje ao primeiro desfile dos carros que vão colorir a tradicional pista na abertura da temporada 2014 do novo Tudor United SportsCar Championship. O certame começará com grid cheio e muitas novidades. Mas foram alguns velhos conhecidos que deram as cartas logo na primeira sessão, que teve 1h15min de duração.

O Corvette DP #5 da Action Express Racing, que será dividido nas 24 Horas por Christian Fittipaldi, João Barbosa e Sébastien Bourdais, registrou o melhor tempo das primeiras atividades de pista nesta sexta-feira – 1’38″630, média de 209,072 km/h. Em segundo, a 0″634, ficou outro Corvette DP – o #90 da Spirit of Daytona, que recebeu um chassi novo após o “capote” sofrido lá mesmo no mês passado. Já o #10 da Wayne Taylor Racing acabou em terceiro, 0″780 mais lento que o melhor tempo do dia.

dagys_-2014_223550

A grande expectativa do primeiro treino, contudo, era a comparação entre os Daytona Prototypes da antiga Rolex Sports Car Series e os LMP2 que obedecem ao regulamento técnico do Automobile Club de l’Ouest (ACO) e da FIA. Foi o primeiro teste à vera desses protótipos com os pneus Continental, que irão equipar praticamente todos os carros, exceto os GT Le Mans. O BoP proposto pela IMSA precisa ser melhor avaliado e o primeiro treino não pode e nem deve servir de parâmetro. Mas é animador ver que o melhor LMP2 – o HPD #1 da Extreme Speed Motorsports – ficou a 2″424 do melhor tempo da sessão.

dagys_-2014_222724

Na classe Prototype Challenge, a CORE Autosport largou na frente com o Oreca FLM09 #54. Com o tempo de 1’42″468, ficaram com a 14ª marca geral do treino, seguidos pelo #87 da BAR1 Motorsports e o #38 da Performance Tech, que terá entre os inscritos os brasileiros Raphael Matos, Júlio Campos e Gabriel Casagrande.

dagys_-2014_222807

A Corvette liderou a folha de tempos na divisão GTLM. O novo C7-R parece realmente ser bem-nascido e o trovão virou em 1’45″743 na sua melhor volta do dia, apenas 0″049 melhor que o segundo carro do fabricante estadunidense. O Porsche 991 GT3 RSR #911 da Porsche North America ficou com o 3º tempo do grupo, seguido dos dois SRT Viper. Aliás, a diferença entre esses cinco carros foi inferior a um segundo.

dagys_-2014_223019

Na GTD, bom começo para a Flying Lizard e o Audi R8 LMS #45 ficou com a melhor marca da divisão em 1’48″444, 0″032 mais veloz que a Ferrari F458 Italia #556 da Level 5 Motorsports. A Alex Job Racing ficou com a 3ª posição, seguida por mais um Audi, o #48 da Paul Miller Racing. Em quinto veio um dos Porsches da Dempsey Racing.

Os tempos completos do primeiro treino estão aqui

Fotos: John Dagys (Sportscar365.net)

Comentários

  • É certo que o BoP ainda será mexido, mas achei bem positivo o desempenho do Deltawing. Os PC parecem ter mantido o bom desempenho que já vinham mostrando desde o ano passado (os pneus Continental parecem ter casado bem com o carro, além, claro, de serem máquinas já bem conhecidas por suas equipes. Na GTLM, destaque para a Corvette, que já começou muito bem, enquanto na GTD, o equilíbrio prevaleceu: a diferença do primeiro da divisão para o décimo foi de cerca de 1s, e entre os 20 primeiros, de cerca de 2s.