Tudor United SportsCar Championship: quem é quem, classe GTD

RIO DE JANEIRO – Faltam duas semanas para o início dos treinos para a edição 2014 das 24 Horas de Daytona, que irão inaugurar a histórica primeira temporada do Tudor United SportsCar Championship. Após os testes realizados entre 3 e 5 deste mês, agora as equipes fazem os últimos preparativos e convocam também os últimos pilotos para a grande prova da Flórida.

Vamos começar a análise de cada uma das equipes que estarão presentes na corrida, começando com a numerosa divisão GT Daytona (GTD). Nesta categoria, estão autorizados a competir os carros derivados do regulamento da classe GT da Rolex Sports Car Series, onde os GT3 também estão autorizados agora a competir, desde que atendendo às especificações permitidas pela IMSA.

Mühlner Motorsports America

Sede: Deland, Flórida
Chefe de equipe: Bernard Mühlner
Carro: Porsche 911 GT America
Pilotos: Earl Bamber/Brad Blum/Ron Zitza/Eugenio Amos/Alexandre Imperatori (#18) e Randy Pobst/Jim Michaelian/Robert Gewirtz/Michael Kvamme/Bob Doyle (#19)

Site oficial: http://www.muehlner-motorsports-america.com/
Twitter: https://twitter.com/MUEHLNERMOTORS
Facebook: https://www.facebook.com/MUEHLNERMOTORSPORT

Tempos no Roar Before The Rolex 24: 1’48″461 (#18) e 1’48″989 (#19)

LAT_DOLE_1_2014_145

A primeira equipe de que vamos falar é a Mühlner Motorsports America. Fundada na Bélgica, estabeleceu uma base em Deland, na Flórida, para participar de toda a temporada da Rolex Sports Car Series ano passado, sem resultados muito significativos. Nesta temporada, fincam raízes com uma escuderia ampliada agora com dois Porsche 911 GT America. No Roar Before The Rolex 24, testaram com vários pilotos, buscando opções para a corrida de abertura do campeonato. O carro #18 foi bastante bem nos treinos coletivos – ficou com o 6º melhor tempo. Já o #19 teve desempenho apenas razoável e foi o 22º colocado. Não figuram entre os favoritos.

Alex Job Racing

Sede: Tavares, Flórida
Chefe de equipe: Ken Davidson
Carro: Porsche 911 GT America
Pilotos: Cooper MacNeil/Leh Keen/LP Dumoulin/Shane Van Gisbergen/Shane Lewis (#22)

Site oficial: http://alexjobracing.com/
Twitter: não tem
Facebook: não tem

Tempos no Roar Before The Rolex 24: 1’48″269

marshallpruett_roar_before_the_524639

A tradicional escuderia fundada por Alex e Holly Job está de volta para mais uma campanha nos EUA, agora no novo Tudor United SportsCar Championship. Agora na classe GTD, a Alex Job Racing mantém como titulares a tempo inteiro os ótimos pilotos Cooper MacNeil e Leh Keen. A eles, juntam-se o franco-canadense LP Dumoulin, o veterano Shane Lewis e o excelente neozelandês Shane Van Gisbergen, fera da V8 Supercars. Entre os carros do exército Porsche, a AJR foi a terceira melhor equipe na pré-temporada. Favoritos, claro.

Team Seattle AJR

Sede: Tavares, Flórida
Chefe de equipe: Don Kitch Jr.
Carro: Porsche 911 GT America
Pilotos: Mario Farnbacher/Ian James/Alex Riberas Bou/Marco Holzer (#23)

Site oficial: http://www.teamseattle.com/
Twitter: https://twitter.com/TeamSeattle
Facebook: https://www.facebook.com/teamseattle

Tempos no Roar Before The Rolex 24: 1’48″661

LAT_DOLE_1_2014_142

O Team Seattle, fundado por Don Kitch Jr., é uma equipe de automobilismo que tem a filantropia como objetivo. A escuderia corre com a finalidade de lançar campanhas e arrecadar fundos para hospitais e programas de combate a diversas enfermidades. Se vocês, leitores do blog, têm boa memória, o Team Seattle disputou as 24 Horas de Le Mans em 2009 com Patrick Dempsey como mola-mestra de uma campanha que arrecadou US$ 253,8 mil para o Mécenat Chirurgie Chardiaque. Neste ano, a equipe disputa o campeonato completo do Tudor United SportsCar Championship alinhando um carro em parceria com a AJR. Os titulares serão Ian James e Mario Farnbacher. A eles, juntam-se nas 24 Horas de Daytona o espanhol Alex Riberas Bou e o alemão Marco Holzer, indicado pela própria Porsche. No Roar Before The Rolex 24, ficaram com o 12º tempo, numa performance bastante razoável. Como formaram parceria com uma equipe de tradição, podem conseguir bons resultados.

Dempsey Racing

Sede: Flowery Branch, Georgia
Chefe de equipe: Greg Cates
Carro: Porsche 911 GT America
Pilotos: Patrick Dempsey/Joe Foster/Marc Lieb/Andrew Davis (#27) e Klaus Bachler/Christian Englehart/Rolf Ineichen/Lance Willsey/Franz Konrad (#28)

Site oficial: http://dempseyracing.net/
Twitter: https://twitter.com/GoDempseyRacing
Facebook: https://www.facebook.com/pages/Official-Dempsey-Racing-Fan-Site/204184459693?ref=…

Tempos no Roar Before The Rolex 24: 1’48″867 (#27) e 1’48″302 (#28)

marshallpruett_roar_before_the_524891

Grande atração não só das 24 Horas de Daytona como também de todo certame do Tudor United SportsCar Championship, a Dempsey Racing passa à classe GTD do novo campeonato com dois Porsche 911 GT America. Após os problemas enfrentados com um dos antigos sócios, o que deixou a equipe com problemas financeiros, o galã-piloto-patrão Patrick Dempsey foi à luta e costurou para 2014 um acordo com a Konrad Motorsport para ajudar no desenvolvimento dos carros. A parceria rendeu frutos: o carro #28, com os protegidos do folclórico Konrad, entre eles Klaus Bachler, Christian Englehart e Rolf Ineichen, foi o quinto mais rápido dos testes da pré-temporada na Flórida. O #27 acabou na décima-sétima posição. Este carro será reforçado por mais um piloto factory Porsche, o excelente Marc Lieb. Outra ótima novidade é a chegada da lenda Hurley Haywood, campeão das 24 Horas de Daytona e Le Mans, trabalhando como consultor técnico.

NGT Motorsport

Sede: Miami, Florida
Chefe de equipe: Arty Sutherland
Carro: Porsche 911 GT America
Pilotos: Henrique Cisneros/Kuba Giermaziak/Christina Nielsen/Nicki Thiim (#30)

Site oficial: http://ngtmotorsport.com/
Twitter: https://twitter.com/NGTnotes
Facebook: não tem

Tempos no Roar Before The Rolex 24: 1’48″738

marshallpruett_roar_before_the_524659

A simpática escuderia da Flórida que carrega as lendárias cores da Momo teve um grande baque com a morte de Sean Edwards no fim do ano passado. Mas os planos para 2014 não mudaram e a NGT Motorsport está no Tudor United SportsCar Championship, mais uma vez como equipe Porsche. O substituto efetivo de Edwards será o bom polonês Kuba Giermaziak, que formará a dupla com o venezuelano Henrique Cisneros. Completam a formação nas 24 Horas de Daytona a piloto dinamarquesa Christina Nielsen e o dinamarquês Nicki Thiim. No Roar Before The Rolex 24, conseguiram um tempo bastante razoável, menos de um segundo atrás da melhor marca da divisão. Nada mal.

GMG Racing

Sede: Santa Ana, Califórnia
Chefe de equipe: Todd Ketcham
Carro: Audi R8 LMS
Pilotos: James Sofronas/Alex Welch/Frank Stippler/Marc Basseng (#32)

Site oficial: http://www.gmgracing.com/
Twitter: https://twitter.com/GMGRacing
Facebook: https://www.facebook.com/TeamGMG?fref=ts

Tempos no Roar Before The Rolex 24: 1’48″892

marshallpruett_roar_before_the_524823

Concentrada no Pirelli World Challenge como sua principal categoria nos últimos anos, a GMG Racing entra no Tudor United SportsCar Championship como equipe cliente da Audi, mantendo a parceria para este novo certame. Por conta desse apoio, vêm para a corrida inaugural de 2014 os experientes Frank Stippler e Marc Basseng, que certamente ajudarão os titulares James Sofronas e Alex Welch no desenvolvimento da máquina. Na pré-temporada, o desempenho do #32 foi apenas regular.

Riley Motorsports

Sede: Mooresville, Carolina do Norte
Chefe de equipe: Bill Riley
Carro: SRT Viper GT3-R
Pilotos: Ben Keating/Jeroen Bleekemolen/Sebastiaan Bleekemolen/Emmanuel Collard (#33)

Site oficial: http://www.drivesrt.com/racing/
Twitter: https://twitter.com/TeamSRT
Facebook: não tem

Tempos no Roar Before The Rolex 24: 1’48″944

LAT_DOLE_1_2014_146

Uma das boas novidades do Tudor United SportsCar Championship é a estreia do SRT Viper em sua versão GT3 no continente americano. O carro foi desenvolvido em parceria, mais uma vez, com a Riley Motorsports, conservando características bem semelhantes as do carro que já vinha competindo havia um ano e meio na recém-extinta American Le Mans Series. O visual é bonito, mas o desempenho ainda fica devendo: o carro foi apenas o 21º nos ensaios de pré-temporada no início do mês. A preocupação foi com durabilidade e quilometragem e há muito bons pilotos na formação: os irmãos Jeroen e Sebastiaan Bleekemolen, o experiente Manu Collard e o estadunidense Ben Keating.

Flying Lizard Motorsports

Sede: Sonoma, Califórnia
Chefe de equipe: Tommy Sadler
Carro: Audi R8 LMS
Pilotos: Seth Neiman/Dion Von Moltke/Alessandro Latif/Filipe Albuquerque (#35) e Nelson Canache Jr./Spencer Pumpelly/Tim Pappas/Markus Winkelhock (#45)

Site oficial: http://www.lizardms.com/
Twitter: https://twitter.com/flyinglizard_ms
Facebook: https://www.facebook.com/FlyingLizardMotorsports

Tempos no Roar Before The Rolex 24: 1’48″675 (#35) e 1’47″981 (#45)

marshallpruett_roar_before_the_524655

Outra das boas novidades de 2014 é a Flying Lizard Motorsports terminando uma parceria de anos com a Porsche para se tornar cliente da Audi. Uma decisão que pelo visto foi bem acertada. A equipe da Califórnia se entendeu muito bem com o bólido novo e houve progressos visíveis desde os primeiros testes. No Roar Before The Rolex 24, o carro #45 fechou os treinos com o melhor tempo da classe GTD. Assim como os times da Porsche, o construtor de Ingolstadt traz vários pilotos de seu programa de fábrica para colaborar com os times estadunidenses. No carro #35, estará o português Filipe Albuquerque – que venceu a corrida ano passado. E no #45, desponta Markus Winkelhock, sobrinho do antigo piloto de Fórmula 1 Manfred Winkelhock. Os Lagartos Voadores têm que ser levados em conta. Como sempre.

Magnus Racing

Sede: Hollywood, Califórnia
Chefe de equipe: John Bedell
Carro: Porsche 911 GT America
Pilotos: John Potter/Andy Lally/Wolf Henzler/Jean-François Dumoulin (#44)

Site oficial: http://www.magnusracing.com/
Twitter: https://twitter.com/MagnusRacing
Facebook: https://www.facebook.com/magnusracing?fref=ts&ref=br_tf

Tempos no Roar Before The Rolex 24: 1’48″892

LAT_DOLE_1_2014_157

Participante de primeiro nível da Rolex Sports Car Series na divisão GT, a Magnus Racing do patrão-piloto John Potter foi uma das primeiras escuderias a receber o novo carro. Nos testes de pré-temporada, foi dada uma chance a Brian Wong e Ryan Eversley, na briga pela quarta e última vaga de piloto, uma vez que pelo menos em Daytona o time terá o concurso do excelente Wolf Henzler. Nem Wong, muito menos Eversley, convenceram a equipe, que chamou o franco-canadense Jean-François Dumoulin para compor o time na abertura do campeonato. Os resultados dos treinos foram apenas regulares.

Fall-Line Motorsports

Sede: Buffalo Grove, Illinois
Chefe de equipe: Mark Boden
Carro: Audi R8 LMS
Pilotos: Charlie Espenlaub/Charles Putman/Oliver Jarvis/James Walker (#46)

Site oficial: http://www.fall-linemotorsports.com/
Twitter: https://twitter.com/FallLineMotors
Facebook: https://www.facebook.com/Falllinemotorsports

Tempos no Roar Before The Rolex 24: 1’48″757

af18168e2b4337bc_800x800ar

A equipe do Illinois terá um belo desafio pela frente em 2014, em sua primeira temporada completa numa categoria de ponta dos EUA. Ano passado, Mark Boden estreou seu time em meia temporada da Rolex Sports Car Series, com performances razoáveis. Nada indica que farão algo muito melhor neste ano. Os titulares efetivos são Charlie Espenlaub e Charles Putman, a quem – por influência da Audi, claro – se junta o britânico Oliver Jarvis e também outro súdito da Rainha, James Walker. Na pré-temporada, o carro ficou com o 16º melhor tempo do grupo, o que – convenhamos – é bem razoável.

Paul Miller Racing

Sede: Bristol, Georgia
Chefe de equipe: Mitchell Simmons
Carro: Audi R8 LMS
Pilotos: Bryce Miller/Christopher Haase/Matt Bell/René Rast (#48)

Site oficial: http://www.paulmillerracing.com/
Twitter: https://twitter.com/paulmilleracing
Facebook: https://www.facebook.com/paulmillerracing

Tempos no Roar Before The Rolex 24: 1’48″535

marshallpruett_roar_before_the_524851

Mais uma escuderia que trocou a Porsche pela Audi em 2014: a Paul Miller Racing vem para a temporada do Tudor United SportsCar Championship cheia de esperanças. A nova parceria pode render frutos e os resultados na pré-temporada foram bastante positivos. Graças ao envolvimento com o construtor dos quatro anéis, Christopher Haase foi confirmado como um dos titulares ao lado de Bryce Miller, filho do fundador do time. O ótimo alemão René Rast e o britânico Matt Bell completam a tripulação. Nos treinos preliminares, acabaram com a 8ª colocação.

Spirit of Race

Sede: Brescia, Itália
Chefe de equipe: Amato Ferrari
Carro: Ferrari F458 Italia
Pilotos: Gianluca Roda/Paolo Ruberti/Pier Giuseppe Perazzini/Davide Rigon (#49) e Matt Griffin/Marco Cioci/Michele Rugolo/Jack Gerber (#51)

Site oficial: www.afcorse.it
Twitter: não tem
Facebook: não tem

Tempos no Roar Before The Rolex 24: 1’49″098 (#49) e 1’48″888 (#51)

LAT_DOLE_1_2014_152

A equipe Spirit of Race, que se apresenta com duas Ferrari F458 Italia para a disputa da rodada inaugural do Tudor United SportsCar Championship, é nada menos que a AF Corse – com novo nome para o certame estadunidense. Os preparos foram realizados em Daytona e os dois carros com o cavalinho empinado de Maranello andaram sempre do meio para o fim do pelotão, visando a adaptação dos bólidos aos pneus Continental e também para os pilotos se familiarizarem com a pista. Entre os possíveis titulares estão Piergiuseppe Perazzini, Gianluca Roda, Paolo Ruberti, Michele Rugolo, Matt Griffin e Marco Cioci.

Snow Racing with Wright Motorsports

Sede: Pleasant Grow, Utah
Chefe de equipe: Melanie Snow
Carro: Porsche 911 GT America
Pilotos: Madison Snow/Jan Heylen/Marco Seefried (#58)

Site oficial: http://www.snow-ahead.com/home/
Twitter: https://twitter.com/SnowRacing1
Facebook: não tem

Tempos no Roar Before The Rolex 24: 1’48″228

LAT_DOLE_1_2014_322

A equipe familiar gerida por Melanie Snow está confirmada para a temporada 2014 do Tudor United SportsCar Championship, mais uma vez a bordo do novo Porsche 911 GT America. A nova combinação gerou uma ótima surpresa: o carro #58 do time foi o 2º mais rápido no Roar Before The Rolex 24. Ânimo novo para o jovem Madison Snow, que ganha Jan Heylen como companheiro fixo e Marco Seefried como o principal reforço para a abertura do campeonato.

Scuderia Corsa

Sede: Los Angeles, Califórnia
Chefe de equipe: Giacomo Mattioli
Carro: Ferrari F458 Italia
Pilotos: Alessandro Balzan/Jeff Westphal/Toni Vilander/Lorenzo Casé (#63); Kenny Wilden/Rod Randall/John Farano/David Empringham (#64) e Chico Longo/Daniel Serra/Marcos Gomes/Xandinho Negrão (#65)

Site oficial: http://www.scuderiacorsa.com/
Twitter: https://twitter.com/Scuderia_Corsa
Facebook: https://www.facebook.com/scuderiacorsa

Tempos no Roar Before The Rolex 24: 1’49″070 (#63) e 1’49″667 (#64)

marshallpruett_roar_before_the_524643

A Scuderia Corsa não terá apenas um carro nas 24 Horas de Daytona, mas sim três bólidos, sendo o time com mais trabalho na divisão GTD na abertura do Tudor United SportsCar Championship. Parte desse trabalho será dividido com a turma brasileira da Via Italia Racing, que alugou o terceiro carro da escuderia para disputar a corrida pela segunda vez. Chico Longo terá a companhia de Daniel Serra, Xandinho Negrão e Marcos Gomes. Nos treinos da pré-temporada, o desempenho de carros e pilotos foi bastante modesto. O #63 que será reforçado por Toni Vilander, excelente piloto finlandês, ficou com o 24º tempo no grupo. O #64, onde volta o veterano David Empringham, que competiu na Indy Lights nos anos noventa, foi o último da folha de tempos.

Park Place Motorsports

Sede: Dallas, Texas
Chefe de equipe: Brock Wagner
Carro: Porsche 911 GT America
Pilotos: Jim Norman/Craig Stanton/Norbert Siedler/Timo Bernhard (#71) e Patrick Lindsey/Jason Hart/Mike Vess/Kévin Estre/Connor de Phillipi (#73)

Site oficial: http://www.parkplacemotorsports.com/
Twitter: https://twitter.com/ParkPlaceRacing
Facebook: https://www.facebook.com/ParkPlaceMotorsports

Tempos no Roar Before The Rolex 24: 1’48″253 (#71) e 1’48″727 (#73)

LAT_DOLE_1_2014_154

A Park Place Motorsport, com sede em Dallas, no Texas, vem com tudo para o novo Tudor United SportsCar Championship. O esquema para 2014 terá dois carros e muito otimismo após o bom desempenho dos treinos da pré-temporada, onde um dos carros foi um dos três mais rápidos e o outro ficou entre os quinze primeiros. Os reforços da equipe para Daytona são o austríaco Norbert Siedler, o excelente Timo Bernhard e o jovem Connor de Philippi.

SMP/ESM Racing

Sede: Stuart, Flórida
Chefe de equipe: Derek Granison
Carro: Ferrari F458 Italia
Pilotos: Sergey Zlobin/Mika Salo/Boris Rotemberg/Maurizio Mediani/Mikhail Aleshin (#72)

Site oficial: http://www.smpracing.ru/
Twitter: https://twitter.com/SMP_Racing
Facebook: https://www.facebook.com/smpracingrussia?fref=ts

Tempos no Roar Before The Rolex 24: 1’48″884

marshallpruett_roar_before_the_524839

Em parceria com a Extreme Speed Motorsports, que fornece o carro e parte do seu pessoal, os russos da SMP Racing disputam pela primeira vez as 24 Horas de Daytona, confirmando a intenção de tomar de assalto as competições de Endurance no mundo inteiro. A equipe de Viktor Shaitar e dos irmãos Ladygin terminou em 18º lugar nos treinos da pré-temporada, resultado bastante satisfatório. O carro foi guiado pelo veterano ex-piloto de Fórmula 1 Mika Salo, junto a Boris Rotemberg e Sergey Zlobin. Além deles, Maurizio Mediani e Mikhail Aleshin vão disputar a corrida inaugural do campeonato.

GB Autosport

Sede: Los Angeles, Califórnia
Chefe de equipe: Cole Scrogham
Carro: Porsche 911 GT America
Pilotos: Damien Faulkner/Patrick Huisman/Bob Faieta/Michael Avenatti (#81)

Site oficial: não tem
Twitter: https://twitter.com/gbautosport
Facebook: não tem

Tempos no Roar Before The Rolex 24: 1’48″607

2014_daytona_roar_tuscc_0128

Com sede em Los Angeles, na Califórnia, a equipe GB Autosport é uma das boas novidades da série estadunidense para 2014. A exemplo de muitos dos times inscritos, vão correr com o Porsche 911 GT America. Nos treinos de pré-temporada, aproveitaram para dar quilometragem ao carro novo, obtendo o décimo melhor tempo da divisão. A equipe terá como um dos apoiadores o piloto Michael Avenatti, o mesmo que teve problemas com Patrick Dempsey ano passado na ALMS. Bob Faieta também vai guiar o carro, junto ao irlandês Damien Faulkner e ao excelente holandês e veterano Patrick Huisman, de 47 anos.

Turner Motorsport

Sede: Amesbury, Massachussets
Chefe de equipe: Will Turner
Carro: BMW Z4 GT3
Pilotos: Augusto Farfus/Markus Palttala/Dane Cameron/Paul Dalla Lana (#94)

Site oficial: http://www.turnermotorsport.com/racing-home.aspx
Twitter: https://twitter.com/Turnermotrsport
Facebook: https://www.facebook.com/pages/Turner-Motorsport/56412968997

Tempos no Roar Before The Rolex 24: 1’49″249

marshallpruett_roar_before_the_524759

Em busca de novos ares, a Turner Motorsport teve que mudar tudo para 2014 no Tudor United SportsCar Championship. Como a BMW M3 já não estava dando mais conta do recado, o time que representa a marca de Munique se apresenta para este ano com um bólido novo: a BMW Z4 GT3 configurada dentro do regulamento técnico da série estadunidense. E o carro impressionou – mal – pelo desempenho pouco competitivo na pré-temporada, embora os testes aparentemente não tenham sido dos mais problemáticos. Lento, o Z4 esteve sempre entre os últimos e o melhor tempo do #94 só foi realizado na última sessão do Roar Before The Rolex 24. Não deixa de ser preocupante. Até porque um dos quatro pilotos inscritos é o brasileiro Augusto Farfus, que terá a tarefa de conduzi-lo junto ao finlandês Markus Palttala, ao canadense Paul Dalla Lana e ao ótimo estadunidense Dane Cameron. Muito trabalho à vista na primeira prova do ano…

TRG-AMR North America

Sede: Petaluma, Califórnia
Chefe de equipe: Kevin Buckler
Carro: Aston Martin V12 Vantage
Pilotos: Al Carter/David Block/James Davison/Brandon Davis (#007) e Callum Lockie/Peter McIntosh II/Max Riddle/Robert Nimkoff (#009)

Site oficial: http://trg-astonmartinracing.com/
Twitter: https://twitter.com/theracersgroup
Facebook: https://www.facebook.com/TheRacersGroup

Tempos no Roar Before The Rolex 24: 1’49″354 (#007) e 1’49″044 (#009)

LAT_DOLE_1_2014_148

Mais uma das boas novidades do Tudor United SportsCar Championship em 2014 é a parceria entre a TRG de Kevin Buckler e a Aston Martin, finalmente pronta para uma temporada completa – ainda que o V12 Vantage ainda não seja um carro 100% competitivo. A estreia foi ano passado, nas últimas provas da Rolex Sports Car Series e, apesar dos tempos na pré-temporada em Daytona terem sido dos últimos da divisão GTD, equipe e pilotos estão otimistas. Na retaguarda, Buckler contará com o concurso de Steve Cameron, antigo estrategista de times da Fórmula Atlantic e Indy Lights. Entre os pilotos titulares, estão Al Carter e David Block. Nomes como Jonny Adam e James Davison vão ajudar o time a desenvolver melhor o carro na primeira corrida de 2014.

Level 5 Motorsports

Sede: Madison, Wisconsin
Chefe de equipe: David Stone
Carro: Ferrari F458 Italia
Pilotos: Scott Tucker/Guy Cosmo/Terry Borcheller/Mike LaMarra/Milo Valverde (#555) e Alessandro Pier Guidi/Townsend Bell/Bill Sweedler/Scott Tucker/Jeff Segal (#556)

Site oficial: http://level5motorsports.com/
Twitter: https://twitter.com/level5racing
Facebook: https://www.facebook.com/pages/Level-5-Motorsports/397943909675

Tempos no Roar Before The Rolex 24: 1’48″646 (#555) e 1’48″475 (#556)

marshallpruett_roar_before_the_524723

De volta aos carros de Turismo, a Level 5 Motorsports se prepara para o ataque na classe GTD com uma dupla bastante entrosada. Scott Tucker contratou Townsend Bell e Bill Sweedler e, de quebra, trouxe Jeff Segal para ajudar com os testes intertemporada e também para compor o time nas provas longas. As escolhas deram certo. A equipe andou com dois carros nos treinos do início do mês em Daytona e embora só tivesse uma inscrição para as 24 Horas, vai andar com dois carros na abertura do campeonato. E os resultados foram bons: sétimo e décimo-primeiro tempos, respectivamente. A equipe ficou empolgada com os resultados e promete incomodar muito em 2014 na classe GTD.

Comentários

  • o bruno junqueira correra em que carro e equipe em daytona mattar?e existe alguma chanche do scott speed demitido da nascar correr em daytona em alguma equipe?

    • Calma que o Bruno Junqueira vai pintar aqui na classe Prototype Challenge. Semana que vem, ok?
      Quanto ao Scott Speed, piloto queimadíssimo, duvido que seja aproveitado.

  • A quantidade de inscritos impressiona! Fico imaginando todo seu trabalho de catar todas estas informações e postar aqui, Rodrigo! No mais é ficar na expectativa dos desempenhos da Flying Lizards, da Turner Motorsports e da The Racers Group!

  • Grande Rodrigo Mattar, curti demais seu blog, e cada vez mais sou leitor assíduo. Confesso que me perdi um pouco com as novas configurações da Tudor Sport Car Series, principalmente com os carros de turismo. Teria como você explicar, quais as diferenças, por exemplo, entre o novo C7-R e um R8 LMS da classe GTD, já que na Europa, eles correm juntos (GT3)? Diferença de potência? Pneus? Aerodinâmica?
    Fica grato com essa explicação, e desde já espero longa e próspera vida ao blog, que já se tornou meu Top 3, por eu ser fã de Carros de Turismo e Protótipos.

    Aguardo ansioso para a resposta de minhas dúvida. ;)

    • Aí que está: o C7-R não é um GT3. É um GT2. Logo, tem diferenças básicas em relação ao Audi R8 LMS, como freios – mais sofisticados, uso de controle de tração e maciço emprego de fibra de carbono no revestimento, nas portas e capôs.

  • Olha. Será que não é o caso da IMSA adotar o regulamento FIA, mas com algumas pequenas diferenças para equilibrar o desempenho dos carros ? Pois é gritante a supremacia dos carros que até o ano passado participavam anualmente da Grand-Am e o Porsche 991 GT3 Cup é um carro que sem tantas restrições é um foguete. Deveriam rever isso porque na Europa a Z4 GT3 e o Vantage V12 não são lentos nem a pau.

    • O Scott Atherton (presidente da IMSA) e o Ed Bennett já sentaram com o pessoal da ACO e da FIA para definir este regulamento de 2014. As equipes da GRAND-AM não podiam ficar desamparadas pois a categoria quando foi criada anos atrás era mais barata que a ALMS na época! Deveria realmente haver este meio termo e puxando para a GRAND-AM pois GM e FORD são grandes incentivadoras do certame. Sempre houve uma aproximação forte da GRAND-AM com os organizadores da NASCAR e isto não podia ser quebrado assim de uma hora para a outra!

      • Claro que não, mas isso é prejudicial pro campeonato ver as disputas polarizadas em apenas 3 marcas sendo que 6 participam do campeonato (possivelmente 7 se a Nissan entrar com o GT-R GT3) na temporada completa. Claro que dependendo da pista irá ter beneficiados e prejudicados que é normal nas provas com carros GT3, mas eu não acho que seja normal BMW, Aston Martin e SRT Viper andarem tão atrás como vimos nos testes do final de semana passado.

    • Eu creio que o problema, provavelmente, ainda é de desenvolvimento, já que são projetos novos dentro desse novo regulamento, e creio que é questão de tempo até que as coisas se equilibrem. Quanto ao bom desempenho do Porsche, é importante lembrar que a construtora já tem tradição no certame, portanto, já conhece as manhas dele, tendo menos trabalho no desenvolvimento do novo carro. Trocando em miúdos: enquanto o Vantage V12, a Z4 e o Viper começam praticamente do zero, a Porsche já tem certa bagagem. Sobre a Z4, é importante tbm lembrar uma coisa: velocidade de reta sempre foi o calcanhar de Aquiles do modelo, que deve estar penando nos trechos do oval que são utilizados (vide que as Z4 dentro do regulamento GTLM estão tendo o mesmo problema).

  • Uma pequena correção, Rodrigo: Shane Van Gisbergen é neozelandês.
    Eu, como fã incondicional da V8 supercars não poderia deixar passar…hehehe.
    Aliás, Shane é o piloto mais rápido e constante dos jovens da V8 e merece uma chance quando Lowndes ou Tander se aposentarem.
    No mais, texto completíssimo, Parabéns pelo trabalho.
    Abraços

  • Confesso que não li com tanta atenção mais pelo que eu vejo só o Audi andou abaixo da casa dos 48, com o carro 45 e digase de passagem 1.47.9 (49 ALTISSIMO), poucos carros estao foras da casa dos 48, e essa diferenca de tempo para uma corrida de 24hr multiclasse nao é praticamnete nada, para inicio esta tudo normal, na 3 corrida já teve estar tudo embolado novamente, lembrando que ano passado deu Ferrari no Grand Am com o piloto Alessandro Balzan, e existe o detalhe da pista, tem o Oval e o miolo, isso exige um acerto muito complexo nos carros, então para testes esta normal…pelo que eu acho claro

  • mattar desculpa minha ingenuidade mas porque scott speed é um piloto queimado se ate na f-1 ele ja correue nascar ?e bruno senna tem alguma chanche de correr em daytona de aston martin mattar?abração

    • Se ele fosse bom, seria requisitado para qualquer categoria, correto? E em que equipe o Speed correu na Nascar? Era de ponta? Logo, está queimado.
      Quanto ao BS, não há indícios de que ele seja requisitado para andar de Aston em Daytona.