WRC: Bouffier surpreende e sai na frente no Rali de Monte-Carlo

11963371566_f0fbde5020_z

RIO DE JANEIRO – Foi dada a largada para a temporada 2014 do Mundial de Rali, com o primeiro dia do lendário Rali de Monte-Carlo, realizado pela 82ª vez em sua história. A quinta-feira foi pródiga em novidades e mudanças, pois houve seis especiais disputadas e quatro líderes diferentes ao longo do dia. Terminadas as primeiras provas, surpresa: o francês Bryan Bouffier e o navegador Xavier Panseri, a bordo de um Ford Fiesta RS WRC, saem líderes do Rali, superando o atual campeão mundial Sébastien Ogier, da Volkswagen.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=pA0j06ltmlo]

As surpresas começaram com Robert Kubica, que está também num Ford Fiesta RS WRC, marcando o melhor tempo na SS1 e também na SS2. Bouffier foi o mais rápido na SS3 e o finlandês Jari-Matti Latvala, após um início tenebroso, levou a melhor na SS4, antes que Ogier se recuperasse para ganhar dois trechos cronometrados em sequência, reduzindo a diferença para o líder, que é de pouco mais de 47 segundos.

O britânico Kris Meeke foi um dos mais regulares a bordo do Citroën DS3 WRC, fechando o dia em segundo, à frente de Kubica por um segundo apenas, com Ogier em quarto. Mads Östberg ocupa a quinta colocação provisória, seguido por Elfyn Evans e pelos finlandeses Latvala e Mikko Hirvönen, provavelmente as grandes decepções do primeiro dia do Rali de Monte-Carlo.

A Hyundai começou mal a temporada 2014: os dois carros conduzidos por Thierry Neuville e Dani Sordo já estão fora da disputa. Neuville detonou o seu i20 logo no primeiro trecho cronometrado e Sordo, que chegou a figurar em 3º na classificação provisória, abandonou no quinto estágio. O veterano François Delecour e o tcheco Martin Prokop, outros bons nomes da competição, engrossaram a lista dos abandonos. Dos 72 carros à partida, 52 continuam na disputa.

Classificação parcial do Rali de Monte-Carlo:

1. Bouffier-Panseri (Ford Fiesta RS Wrc) em 1.25’36”6
2. Meeke-Nagle (Citroen DS3 Wrc) a 38”8
3. Kubica-Szczepaniak (Ford Fiesta RS Wrc) a 39”5
4. Ogier-Ingrassia (VW Polo Wrc) a 47”3
5. Ostberg-Andersson (Citroen DS3 Wrc) a 1’20”7
6. Evans-Barritt (Ford Fiesta RS Wrc) a 1’38”6
7. Latvala-Anttila (VW Polo Wrc) a 2’20”8
8. Hirvonen-Lehtinen (Ford Fiesta RS Wrc) a 2’46”9
9. Mikkelsen-Markkula (VW Polo Wrc) a 4’06”2
10. Burri-Gordon (Ford Fiesta S2000) a 4’47”4

Comentários

  • Depois do desempenho de Hirvonen no ano passado não chega a ser uma decepção o que está fazendo em Monte Carlo. Até porque não é um especialista em asfalto. Já a entubada que Latvala está tomando do companheiro é vexatória, ainda que Ogier seja um piloto extra-classe.

    Pelo andar da carruagem amanhã Ogier já assume a liderança. É o melhor piloto disparado e tem o melhor carro. Para fazer frente a ele somente Loeb, que o bateu com um Citroen um pouco inferior aos VW.

  • Nossa tava “fácil” ou não aquela sessão de neve ali ? Quem era que tava no Fiesta #6 ? passou lá tranquilo. Só eu fico impressionado com os carros do WRC ? A velocidade com que eles chegam no hairpin, fazem a curva de lado e saem voando é sensacional. Fantástico.