ACO e FIA confirmam 31 carros no Mundial de Endurance
RIO DE JANEIRO – O Mundial de Endurance vai para a sua terceira temporada desde que foi recriado, mantendo a média de carros inscritos nos dois últimos anos – pelo menos no que diz respeito aos anúncios do início da temporada. Sabemos que algumas escuderias atravessaram problemas financeiros e sequer chegaram ao fim dos campeonatos de 2012 e 2013 – e se o ACO e a FIA conseguirem manter o que foi anunciado hoje até Interlagos, em novembro, estarão de parabéns.
Foram confirmados 31 carros para a temporada completa do WEC, com o grid apresentando uma divisão de forças quase igualitária entre GTs e Protótipos. Por sinal, a classe LMP1 volta a ter mais carros que a LMP2. Com a estreia da Porsche (inscrita com os números #14 e #20, inclusive) e a passagem da Lotus para a divisão de protótipos não-oficiais, onde duelará com a Rebellion Racing, serão nove carros nesta categoria contra sete da LMP2, que perdeu a Pecom Racing, a Greaves Motorsport e a Lotus. As novidades são a estreia da SMP Racing e da KCMG. A G-Drive Racing corre com bandeira russa, mas associada à OAK Racing, com um carro apenas. O regresso da Strakka, através da Dome, merece também ser registrado. A Millenium Racing é o novo nome da Delta-ADR, que já participava da competição.
Na LMGTE-PRO, nenhuma surpresa: sete carros, com quatro equipes inscritas. AF Corse, Porsche AG Team Manthey e Aston Martin Racing com dois carros cada e RAM Racing com um. E a LMGTE-AM, desfalcada neste ano da Larbre Competition, da Krohn Racing e da IMSA Performance Matmut, tem oito inscrições: AF Corse e Aston Martin Racing com dois bólidos cada, 8Star Motorsports e Proton Competition com um e as novidades são a RAM Racing e a Prospeed Competition.
Muitas equipes do WEC já tem seus pilotos 100% definidos, mas a lista oficial só aponta um nome para cada carro.
Alguns carros, provavelmente, como nos anos anteriores, devem ficar pelo caminho, mas é um grid bem interessante, assim como o crescimento no número dos LMP1. Só fico um pouco triste pelo esvaziamento da LMP2, ao menos nesse ano. Imaginei que a Lotus teria um carro em cada divisão dos protótipos, mas já está valendo.
Não vai ter Corvette no WEC?
Não, não teremos.
Gostava tanto de ouvir os V8 deles cortando as retas. Sempre ficava tentando distingui-los dos ainda mais musicais Vantages. Gostei muito de ver os Corvettes de perto em Interlagos. Pena mesmo a Chevrolet tirar o time de campo… Tomara que tragam os C7 pro campeonato em 2015.
Lamento pela Larbre Competition e seu “trovão” e pelo pessoal simpático da Krohn Racing, além do lindíssimo Porsche da IMSA…Tive o prazer de vê-los e clicá-los nos boxes de Interlagos nas duas edições, carros realmente maravilhosos…mas automobilismo é assim mesmo e ao mesmo tempo estou ansioso para conferir os novos inscritos.
Se não fossem por essas desistências teríamos um grid de quase 40 carros (que um dia eu sonho ver), mas temos que contentar com 31, fazer o quê?