Level 5 Motorsports abandona o TUSC; lista de Sebring baixa para 65 carros

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RIO DE JANEIRO – Por essa, muitos não esperavam. A equipe Level 5 Motorsports, campeã das 24 Horas de Daytona na classe GTD após uma disputa frenética com um Audi da Flying Lizard Motorsports, decidiu abandonar a temporada 2014 do Tudor United SportsCar Championship. E não tem choro, nem vela. A decisão é irreversível.

“A responsabilidade é minha”, afirmou o diretor esportivo David Stone. “Scott (Tucker, n. do blog: proprietário do time e piloto) colocou toda a parte operacional e as decisões nos meus ombros. E, na minha opinião, participar do Tudor United SportsCar Championship não é o melhor para a Level 5 neste momento.”

“Não estamos desmerecendo a competição. De forma alguma. Eles acham que fazem o que é melhor para eles. E nós, o que é melhor para o time”, afirmou o dirigente.

Segundo o site Sportscar 365.net, do jornalista estadunidense John Dagys, um dos muitos fatores que levaram à decisão de abandonar o certame foi a questão da polêmica penalização que chegou a ser imposta pelo diretor de prova das 24 Horas de Daytona, ao considerar ilegal a defesa de posição do piloto italiano Alessandro Pier Guidi, um dos tripulantes de uma das Ferrari F458 Italia GT3 da Level 5 Motorsports, na disputa contra o Audi R8 LMS guiado pelo alemão Markus Winkelhock.

Também terá causado espécie à equipe a decisão de impor um número de carros por categoria, o que levou a Level 5 a perder potenciais clientes na classe Prototype Challenge, onde tinham confirmado a inscrição de dois protótipos Oreca FLM09, que nunca foram vistos nas pistas – nem em testes de pré-temporada. Com uma Ferrari confirmada ao menos para toda a temporada da divisão GTD, para os pilotos Townsend Bell e Bill Sweedler, e a possibilidade de alinhar duas nas provas longas, nem assim a equipe se animou em dar sequência aos planos.

O caminho da Level 5 deve ser o Pirelli World Challenge, certame de Grã-Turismo disputado nos EUA, com várias provas acontecendo em paralelo com a Fórmula Indy. Pelo regulamento ser bastante semelhante, é bem possível que as Ferrari do time estejam na pista novamente neste ano.

Com a decisão da equipe de abandonar a temporada 2014, o grid das 12 Horas de Sebring perde dois carros na GTD. E a corrida terá também menos um concorrente na GTLM: o Aston Martin #97 inscrito pelo time oficial de fábrica foi retirado da lista oficial de inscritos por divergências no Balance of Performance (BoP) da subdivisão, que teria prejudicado o modelo do construtor britânico nas 24 Horas de Daytona. Como não houve uma decisão final a respeito do apelo da equipe, a AMR resolveu a situação da forma que achou mais conveniente.

Comentários

  • Esses BoP’s ainda vão dar o que falar no TUSC, não me impressionaria se alguém na Prototype num futuro bem próximo comece a chiar. Sei que isso pode não acontecer, mas era hora da IMSA após as 12 Horas de Sebring (afinal essa prova pode e deve servir como comparativo para futuros BoP’s) resolver esses problemas diretamente com as equipes. Senão fatos como esses serão comuns ao longo da temporada.

  • Considero irreal os DP Daytona Prototypes andarem na frente dos LMP2, só com favorecimento de regulamento, limitação de desempenho e imposição de marca de pneus um chassis tubular anda na frente de monocoque de fibra de carbono. Mas os bairristas donos da categoria, leia-se NASCAR estão atirando nos próprios pés, favorecendo suas charretes locais, e espantando a tecnologia européia, que certamente irá buscar outras searas mais equiparadas para competir.

  • Isso não é um bom sinal…na verdade, são dois times debandando…meu temor, como também foi mencionado acima, é que haja uma insatisfação geral por parte do pessoal da P2 por conta das restrições do BoP em favorecimento aos DP’s…

  • Quanto à questão da disponibilidade do canal, vejam o link: http://natelinha.ne10.uol.com.br/noticias/2014/02/24/fox-sports-2-fecha-com-claro-tv-e-net-sinal-entra-na-proxima-quinta-71865.php
    Primeiro que a má vontade da operadora SKY (da qual também sou cliente) em encaixar o canal é notória desde o ano passado. E segundo, como eu já suspeitava, uma outra programadora, concorrente do grupo Fox/NatGeo, está por trás do “enrosco”. Ou alguém achou normal arrumarem espaço rapidinho , para não dizer imediatamente, para o Sportv 3 após as olimpíadas de 2012?

  • Eu acho que a Aston Martin está chorando porque no WEC sempre foram os maiores favorecidos no BoP em 2013 e ainda assim não ganharam nada. E se alguém aqui acompanhou minuciosamente a corrida e os treinos desde o Roar Before the Rolex 24. Sabem que a Aston Martin deu muito trabalho para o Viper, BMW, Corvette, Porsche e Ferrari. Parece o garoto mimado dono da bola que fica puto por besteira e leva a bola pra casa. Agora sobre a Level 5, é nitidamente que eles querem que algum cara banque tudo do bolso e eles só fornecerem os mecanicos, engenheiros e todo o suporte que eles podem dar. É nitido que o Scott Tucker não quer tirar dinheiro do bolso para correr contra gente cascuda sendo que ele provou ser capaz de enfrentar a galera da GTD e também da LMPC tranquilamente.