O pesadelo continua

4350820140219161558RIO DE JANEIRO – Enquanto os motores de Mercedes-Benz, como o da Force India de Nico Hülkenberg e da Ferrari vão bem, obrigado, a Renault continua perpetrando um mico atrás do outro na pré-temporada da Fórmula 1. O pesadelo da “Régie” continua e parece não ter hora para acabar.

Por incrível que pareça, somente a Caterham fez uma quilometragem considerada decente no primeiro dia de atividades de pista no circuito de Sakhir, no Bahrein. Com o piloto de testes Robin Frijns, o carro verde do time malaio percorreu 67 voltas nesta quarta-feira. Mas o tempo de 1’42″534 não entusiasmou ninguém, considerando que a melhor volta de Hülkenberg ao fim do dia foi 1’36″880, quase um segundo melhor que Fernando Alonso, da Ferrari. Trocando em miúdos, o holandês foi 5″654 mais lento que a marca mais rápida dos treinos. Claramente há problemas de desempenho.

4350420140219140934

Em contrapartida à ‘confiabilidade’ da Caterham, os motores Renault miaram nos outros três carros que têm os propulsores franceses. A Red Bull continua sem saber se o seu RB10 está à altura dos rivais. Com Sebastian Vettel a bordo, o carro do touro vermelho – que passou mais tempo na garagem do que na pista – quebrou após completar somente 14 voltas. A cena do tetracampeão parado no meio da pista barenita é recorrente: em Jerez de la Frontera, na Espanha, o alemão passou pelo mesmo drama. E cabe lembrar que o carro de Adrian Newey foi o que menos quilômetros percorreu naquela oportunidade.

Não obstante, Toro Rosso e Lotus também não tiveram um primeiro dia dos mais animados. Daniil Kvyat completou apenas cinco voltas em Sakhir e Romain Grosjean, oito. Há algo de podre no reino francês? Vai saber…

Com todas as onze equipes presentes nos treinos, apenas Marussia e Williams não treinaram hoje. A primeira acusou falhas elétricas em seu MR03 e a equipe britânica optou também por não andar a fundo após algumas voltas de instalação percorridas por Felipe Massa. O FW36 teve problemas no sistema de alimentação de combustível.

Comentários