Videos históricos – a primeira vitória de Roberto Pupo Moreno na Indy (2000)

RIO DE JANEIRO – O querido Marcus Zamponi, o saudoso “Zampa”, foi quem pôs nele – se não me falha a memória – o apelido de Baixo. Para muitos, ele era o Chaveirinho. Téo José, nos tempos de ChampCar na Manchete e depois no SBT, passou a chamá-lo de Operário da Velocidade. Alcunha que também caiu bem, por sua competência, empenho e vontade de estar nas pistas de corrida, qualquer que fosse o carro, qualquer que fosse a categoria.

Ontem, Roberto Pupo Moreno, o Baixo, completou 55 anos de idade. Cinco décadas e meia intensamente vividas – muito desse tempo respirando automobilismo.

Moreno é daqueles caras que sempre perseveraram em busca de um objetivo. Guiou absolutamente tudo o que você, leitor, for capaz de imaginar que se mova em quatro rodas – ônibus, inclusive, quando ainda era menor de idade e barbarizava nas ruas de Brasília. Em kartódromos e autódromos no Brasil e no mundo afora, mostrou seu valor e teve momentos de consagração absoluta.

Um deles está aqui no vídeo abaixo: a primeira vitória na Indy, em 2000. Foi na 9ª etapa, o Marconi Grand Prix, no Burke Lakefront Airport, em Cleveland (Ohio), uma das pistas que mais deixaram saudade, já que a corrida não acontece mais desde 2007.

Naquela época, o Brasil tinha vários representantes na categoria: Gil de Ferran, Hélio Castroneves, Tony Kanaan, Cristiano da Matta, Maurício Gugelmin, Tarso Marques e Luiz Garcia Jr., além do Moreno, é claro. Com o Reynard #20 de motor Ford alinhado por U.E. “Pat” Patrick e pintado nas cores da Visteon, o Baixo fez a pole nos treinos e dominou a corrida de forma incontestável. Liderou 91 das 100 voltas previstas. Vitória mais do que merecida naquele 2 de julho, há 14 anos.

Sempre bom lembrar, não é mesmo? Então aí está o vídeo com a íntegra do GP de Cleveland. E parabéns, Baixo!

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=cTzYqUO4558&feature]

Comentários