WRC: Ogier erra e Latvala assume liderança na Suécia

458420140207162650

RIO DE JANEIRO – Uma surpresa no segundo dia de Rali da Suécia, 2ª etapa do Campeonato Mundial de Rali (WRC): o francês Sébastien Ogier, campeão mundial, vencedor da prova de estreia em Monte-Carlo e líder no primeiro dia de especiais, vacilou feio logo na abertura dos trabalhos na sexta-feira. Como efeito, a liderança geral do evento mudou de mãos: o finlandês Jari-Matti Latvala é quem vem na ponta, seguido pelo piloto júnior da Volkswagen Andreas Mikkelsen.

Ogier perdeu tempo logo na oitava especial, a primeira de hoje, de 15 km – a Lesjöfors 1. Segundo o próprio piloto, a “perda de concentração” o fez errar e atolar numa curva de baixa velocidade a 3 km do fim da especial o seu VW Polo num dos múltiplos bancos de neve que margeiam as estradas das etapas cronometradas. Até tirar o carro preso, perdeu-se imenso tempo e adeus liderança. Ogier ainda venceu todas as outras especiais do dia – exceto a Hagfors Sprint 1 e a Super Especial 2 de Karlstad – mas devido ao tempo perdido, baixou para nono, a 3min38seg da dianteira.

“Não foi o dia que esperávamos ter”, queixou-se o piloto. “Só posso culpar a mim mesmo, errei de forma estúpida. Serve de aprendizado futuro”, completou Ogier.

O dia também não foi bom para a Hyundai. Mais uma vez os dois i20 tiveram problemas e ficaram pelo caminho. O belga Thierry Neuville sofreu danos na roda dianteira direita após bater numa pedra e atrasou-se cerca de 41 minutos no primeiro trecho cronometrado. O piloto despencou para 33º na geral. Juho Hänninen, no segundo carro do fabricante coreano, também teve problemas semelhantes na 12ª especial e igualmente atrasou-se para cair ao 26º posto geral.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=NE7NwJ6_hlc]

E o que dizer então de Robert Kubica? O polonês mais uma vez se acidentou com seu Ford Fiesta, na 12ª especial. Ele escapou por um triz de cair com seu carro numa ribanceira e acabar definitivamente com seu Rali. Duas etapas depois, após novo erro, Kubica voltou a ter problemas. Realmente, a sexta-feira não foi boa para ele, que terminou em trigésimo lugar.

Sem ter vencido uma única especial cronometrada até aqui, Latvala vem sendo bastante consistente, mesmo tendo sido apenas o 18º colocado ao fim da curta SS15, de apenas 1,87 km. O finlandês tem vantagem de apenas três segundos e seis décimos para Andreas Mikkelsen, o que não é nenhuma garantia de alívio – muito pelo contrário, dada a imprevisibilidade de Latvala.

Com os azares dos rivais, Mads Östberg já se coloca em posição de pódio com o 3º lugar na classificação provisória, seguido por Mikko Hirvönen no Ford Fiesta da M-Sport e por Ott Tanak, que vem fazendo um excelente Rali no carro utilizado por Bryan Bouffier no Rali de Monte-Carlo.

A sexta posição passou às mãos de Kris Meeke, um dos quatro pilotos entre os 10 primeiros que não têm origem nórdica. O piloto da Citröen está a 2min31seg da dianteira, enquanto o melhor sueco – Pontus Tidemand – está em oitavo. Henning Sölberg melhorou para sétimo e Elfyn Evans, após um primeiro dia mediano, está em décimo.

O piloto Yazeed Al Rajhi, dos Emirados Árabes Unidos, segue no comando da classificação da subclasse WRC2. Ele ocupa o 12º lugar geral, a 6min46s2 da liderança. Jari Ketomaa é o segundo colocado, seguido pelo sueco Frëdrik Ahlin. O ucraniano Yuriy Protasov, que venceu em Monte-Carlo, baixou para a quarta colocação.

Classificação do Rali da Suécia, dia #2:

1. Latvala-Anttila (VW Polo Wrc) em 1.48’47”6
2. Mikkelsen-Markkula (VW Polo Wrc) a 3”6
3. Östberg-Andersson (Citroen DS3 Wrc) a 43”0
4. Hirvönen-Lehtinen (Ford Fiesta RS Wrc) a 1’02”7
5. Tanak-Molder (Ford Fiesta RS Wrc) a 1’08”7
6. Meeke-Nagle (Citroen DS3 Wrc) a 2’31”2
7. Sölberg-Minor (Ford Fiesta RS Wrc) a 2’47”0
8. Tidemand-Floene (Ford Fiesta RS Wrc) a 2’48”4
9. Ogier-Ingrassia (VW Polo Wrc) a 3’38”4
10. Evans-Barritt (Ford Fiesta RS Wrc) a 3’41”8

Comentários