12h de Sebring, hora #1: longa amarela e incêndio

Sebring-Largada

RIO DE JANEIRO – Começou exatamente às 11h18 de Brasília, 10h18 na Flórida, a 62ª edição das 12 Horas de Sebring. Pole position, o Corvette DP #5 do português João Barbosa manteve a liderança e o piloto abriu ótima vantagem para cima do #10 de Ricky Taylor, que logo na primeira curva superou o #42 de Olivier Pla para assumir a segunda posição.

A corrida vinha tranquila nos seus primeiros minutos quando, antes da primeira meia hora, o Oreca #8 da classe Prototype Challenge guiado por David Cheng rodou e ficou em posição perigosa. O piloto não conseguiu sair da curva 5, onde se deu o incidente, pelos próprios meios e foi deflagrada a primeira bandeira amarela da competição.

Os pits foram liberados para a primeira rodada de reabastecimento e troca de pilotos. Mas alguns competidores optaram por não parar. O DeltaWing, com Andy Meyrick no comando do #0 neste início de corrida, foi um deles. E o piloto britânico, pasmem, era o líder da corrida ao fim da primeira hora, com o brasileiro Bruno Junqueira, também sem precisar parar, em segundo e Alexandre Tagliani em terceiro.

Nos boxes, aliás, verificou-se uma das modificações do BoP do Tudor United SportsCar Championship em relação a Daytona, na abertura do campeonato. Os LMP2 foram beneficiados por uma melhor vazão de combustível no reabastecimento e os Daytona Prototypes tiveram paradas mais longas. Isso deixou Scott Sharp, com o HPD #1, como o melhor piloto da classe principal após a primeira hora entre os que pararam, seguido por Barbosa e Lucas Luhr.

Oswaldo Negri, após largar do fim do pelotão com seu Ford EcoBoost Riley DP (o carro foi punido porque John Pew não fez o tempo mínimo exigido no treino noturno), está em 11º na geral. Raphael Matos ocupa a nona posição geral e terceiro na PC.

Na GT Le Mans (GTLM), os principais carros também pararam e a liderança é do SRT Viper de Kuno Wittmer, seguido pela Ferrari de Gianmaria Bruni, pela BMW de Dirk Muller e pelo Porsche de Nick Tandy.

http://www.youtube.com/watch?v=A1e4lEuo6xk

A GT Daytona (GTD) também teve seu primeiro pit stop e, logo após o reabastecimento, drama total: o SRT Viper GT3-R #33 guiado por Ben Keating no primeiro turno de pilotagem, pegou fogo de forma aterradora. Nota zero para o serviço de resgate do circuito de Sebring, que foi de uma ineficiência absurda ao não evitar que o carro fosse totalmente consumido pelo fogo. Felizmente, Keating deixou o Viper a tempo e sem ferimentos. O piloto e os irmãos Jeroen e Sebastiaan Bleekemolen estão fora da prova.

Dagys_-2014_256606-2

Após a primeira hora, a liderança é do Porsche #30 de Kuba Giermaziak, seguido pelo #22 de Leh Keen. A Ferrari #555 de Maurizio Mediani está em terceiro, com John Potter em quarto e Christopher Haase em quinto.

Resultado parcial das 12h de Sebring após a hora #1:

1º #0 Andy Meyrick/Katherine Legge/Gabby Chaves
DeltaWing DWC13 Elan (Prototype)
19 voltas

2º #09 Bruno Junqueira/Duncan Ende/David Heinemeier-Hänsson
Oreca FLM09 Chevrolet (Prototype Challenge)
19 voltas

3º #08 Alexandre Tagliani/Chris Cumming/Rusty Mitchell
Oreca FLM09 Chevrolet (Prototype Challenge)
19 voltas

4º #1 Scott Sharp/Ryan Dalziel/David Brabham
HPD ARX-03b LMP2 (Prototype)
19 voltas

5º #5 João Barbosa/Christian Fittipaldi/Sébastien Bourdais
Corvette DP (Prototype)
19 voltas

6º #6 Lucas Luhr/Klaus Graf/Jann Mardenborough
Oreca 03 Nissan LMP2 (Prototype)
19 voltas

7º #2 Johannes Van Overbeek/Ed Brown/Simon Pagenaud
HPD ARX-03b LMP2 (Prototype)
19 voltas

8º #9 Burt Frisselle/Brian Frisselle/Jon Fogarty
Corvette DP (Prototype)
19 voltas

9º #38 Raphael Matos/David Ostella/Charlie Shears
Oreca FLM09 Chevrolet (Prototype Challenge)
19 voltas

10º #10 Ricky Taylor/Jordan Taylor/Max Angelelli
Corvette DP (Prototype)
19 voltas

Fotos: Michael Crews e John Dagys (Sportscar365.net)

Comentários