12h de Sebring, horas #2 e #3: mais amarelas, mais acidentes

hour3

RIO DE JANEIRO – Chegamos a um quarto de corrida na Flórida e as 12 Horas de Sebring continuam bastante acidentadas, com as bandeiras amarelas sendo mais uma vez desfraldadas pela direção de prova. Períodos longos em verde têm sido pouco frequentes nesta 62ª edição da clássica corrida estadunidense.

Pouco após o complemento da segunda hora, tivemos uma neutralização em virtude de uma colisão entre o Porsche 911 GT America #28, classe GTD, inscrito pela Dempsey Racing para Rolf Ineichen/Christian Englehart/Franz Konrad e o protótipo Oreca FLM09 da Prototype Challenge com o número #87. É o carro de Gaston Kearby/Tonis Kasemets/Bruce Hamilton. O Porsche levou a pior e está na garagem.

Logo depois de acenada a bandeira verde, outro incidente marcou a disputa: Matteo Malucelli perdeu o controle de sua Ferrari F458 Italia e bateu no muro de pneus do lado externo da curva 1. O italiano, o mesmo que se envolveu na colisão pavorosa que tirou Memo Gidley e a equipe Gainsco de combate nas 24 Horas de Daytona, cometeu a asneira de tentar voltar à pista num carro sem nenhuma condição de se locomover pelos próprios meios.

Como efeito, Malucelli promoveu mais um acidente (vídeo acima), tirando também de esquadro o Porsche #30 da NGT Motorsports, que vinha com a piloto dinamarquesa Christina Nielsen a bordo. Outro carro que teve sérios danos foi a BMW #56 com Dirk Werner a bordo. O alemão conseguiu se arrastar até os pits para proceder a um conserto demorado na seção dianteira.

Quando a corrida atingiu sua 3ª hora de prova, a liderança geral estava com Scott Dixon, a bordo do Ford EcoBoost Riley DP #02 da Chip Ganassi Racing. Segundo informações, Tony Kanaan entra um pouco mais tarde, após o turno do jovem Sage Karam. Sébastien Bourdais, que assumiu na vaga de João Barbosa, vinha em segundo, com Max Angelelli em terceiro.

Oswaldo Negri fez um extraordinário primeiro turno, recuperando um sem-número de posições com o #60. Pena que o brasileiro teve que descansar: entregou o carro a John Pew, que se encontrava em oitavo ao fim da terceira hora de disputa.

Na classe Prototype Challenge, a liderança de Bruno Junqueira terminou quando o piloto do #09 trocou com Duncan Ende ao fim do tanque de combustível da primeira guiada. Mas logo a liderança voltou para a RSR Racing, que ocupava o 15º lugar ao fim da terceira hora. Nas posições seguintes, Chris Cumming a bordo do #08, Michael Marsal no #25 e David Ostella, que trocou com Raphael Matos no #38, em quarto.

Com tantos incidentes na GTLM, a equipe SRT Motorsports fechou a terceira hora em dobradinha com seus Viper GTS-R. Dominik Farnbacher comandava, com Jonathan Bomarito em segundo e Oliver Gavin ocupando a terceira posição com o Corvette C7-R. E na GTD, Mario Farnbacher era o ponteiro, seguido por Bill Sweedler, Markus Palttala, Madison Snow e Charlie Espenlaub.

Resultado parcial das 12h de Sebring após a hora #3:

1º #02 Scott Dixon/Sage Karam/Tony Kanaan
Ford EcoBoost Riley DP (Prototype)
65 voltas

2º #5 Sébastien Bourdais/Christian Fittipaldi/João Barbosa
Corvette DP (Prototype)
65 voltas

3º #10 Max Angelelli/Jordan Taylor/Ricky Taylor
Corvette DP (Prototype)
65 voltas

4º #90 Michael Valiante/Mike Rockenfeller/Richard Westbrook
Corvette DP (Prototype)
65 voltas

5º #1 David Brabham/Ryan Dalziel/Scott Sharp
HPD ARX-03b LMP2 (Prototype)
65 voltas

6º #01 Memo Rojas/Marino Franchitti/Scott Pruett
Ford EcoBoost Riley DP (Prototype)
65 voltas

7º #42 Gustavo Yacaman/Alex Brundle/Olivier Pla
Morgan Nissan LMP2 (Prototype)
65 voltas

8º #60 John Pew/Justin Wilson/Oswaldo Negri Jr.
Ford EcoBoost Riley DP (Prototype)
65 voltas

9º #0 Katherine Legge/Gabby Chaves/Andy Meyrick
DeltaWing DWC13 Elan (Prototype)
65 voltas

10º #6 Klaus Graf/Lucas Luhr/Jann Mardenborough
Oreca 03 Nissan LMP2 (Prototype)
65 voltas

Comentários

  • Deviam proibir Mateo Malucelli de competir no campeonato todo, 2 acidentes seguidos e este das 12 h de Sebring, ele deve ter pensado que estava testando sózinho na pista.