12h de Sebring, horas #4 e #5: bandeira vermelha e mais acidentes

RIO DE JANEIRO – Confesso que não recordo ter visto uma 12 Horas de Sebring tão confusa e acidentada quanto esta que acontece neste sábado. É impressionante a quantidade de bandeiras amarelas que a direção de prova foi obrigada a exibir. Após cinco horas de prova, foram sete intervenções do Safety Car ao todo.

Uma dessas intervenções deu, inclusive, em bandeira vermelha. Fruto de um sério acidente envolvendo dois protótipos da divisão Prototype Challenge (vídeo acima). O canadense David Ostella, que já perdera o controle de seu carro na curva 17, a última do circuito, voltou a errar e bateu violentamente na barreira de pneus. Frankie Montecalvo, da PR1/Mathiasen Motorsports, não teve como se desviar do adversário e pegou em cheio o #38 da Performance Tech, no qual andou o brasileiro Raphael Matos. Fim de corrida para as tripulações dos dois carros.

BiyfiCfIcAA3UdA

A muito custo, os pilotos conseguiram completar enfim mais de 100 voltas e a liderança geral, após a 5ª hora, voltou às mãos da Action Express Racing. Depois de um pit stop efetuado na longa neutralização que se seguiu à bandeira vermelha, Sébastien Bourdais superou Sage Karam nos pits e assumiu de novo a ponta. O jovem representante da Ganassi sucumbiu também a Ryan Dalziel, que alcançou o segundo posto com o HPD #1 da Extreme Speed Motorsports.

Justin Wilson, no carro de Oswaldo Negri, subiu para a quarta posição e Memo Rojas, no segundo carro da Ganassi, é o quinto, seguido por Jon Fogarty, Gustavo Yacaman e Simon Pagenaud. O #10 da Wayne Taylor Racing acabou punido por uma irregularidade: o carro entrou nos pits para uma parada de rotina desrespeitando as luzes amarelas, com Max Angelelli a bordo. Como consequência, uma penalidade stop & hold de um minuto que jogou a tripulação do Corvette DP para nono na geral.

Na Prototype Challenge, onde só os fortes sobrevivem, finalmente aparece em primeiro  #54 da CORE Autosport, com Colin Braun a bordo e no top 10 geral, seguido por David Heinemeier-Hänsson e Rusty Mitchell. São os únicos carros que não têm problema, pois do 4º colocado em diante, a situação é complicada. Pelo menos três Oreca FLM09 já estão fora da disputa.

O Porsche #912 com Jörg Bergmeister a bordo recuperou a liderança na divisão GTLM, seguido pela BMW de Joey Hand e do Porsche de Marco Holzer. Os novos Corvette C7-R não têm tido vida fácil numa corrida complicada para os “trovões” amarelos. Aqui nesta divisão, só a Ferrari da Risi está fora de combate.

Na GTD, o panorama mostra liderança para o Porsche #22 da Alex Job Racing, com o suíço Philip Frommenweiler a bordo, seguido por Alex Riberas Bou no #23 do Team Seattle/AJR e pelas Ferrari de Bill Sweedler e Jeff Westphal. O melhor Audi está em quinto, com Matt Bell a bordo do #48 da Paul Miller Racing.

Resultado parcial das 12h de Sebring após a hora #5:

1º #5 Sébastien Bourdais/Christian Fittipaldi/João Barbosa
Corvette DP (Prototype)
106 voltas

2º #1 Ryan Dalziel/Scott Sharp/David Brabham
HPD ARX-03b LMP2 (Prototype)
106 voltas

3º #02 Sage Karam/Tony Kanaan/Scott Dixon
Ford EcoBoost Riley DP (Prototype)
106 voltas

4º #60 Justin Wilson/Oswaldo Negri Jr./John Pew
Ford EcoBoost Riley DP (Prototype)
106 voltas

5º #01 Memo Rojas/Marino Franchitti/Scott Pruett
Ford EcoBoost Riley DP (Prototype)
106 voltas

6º #9 Jon Fogarty/Burt Frisselle/Brian Frisselle
Corvette DP (Prototype)
106 voltas

7º #42 Gustavo Yacaman/Alex Brundle/Olivier Pla
Morgan Nissan LMP2 (Prototype)
106 voltas

8º #2 Simon Pagenaud/Johannes Van Overbeek/Ed Brown
HPD ARX-03b LMP2 (Prototype)
106 voltas

9º #10 Jordan Taylor/Ricky Taylor/Max Angelelli
Corvette DP (Prototype)
106 voltas

10º #54 Colin Braun/Jonathan Bennett/James Gue
Oreca FLM09 Chevrolet (Prototype Challenge)
105 voltas

Comentários

  • Na torcida pela vitória de um LMP2…nada mais justo, apesar de que ficarei muito feliz se os DP’s #02 ou #5 vencerem….os brasileiros que guiam estes carros merecem.