O novo Lada Granta
RIO DE JANEIRO – Desse post, com certeza o Flavio Gomes vai gostar. A Lada apresentou hoje em Magny-Cours, na França, a versão 2014 do Granta para o Mundial de Carros de Turismo (WTCC), no qual o construtor de Togliatti vai se apresentar com três bólidos.
E olha que para este ano os russos poderão ter aspirações bem maiores do que frequentar o bloco intermediário, o que foi uma constante na última temporada. Basta dizer que um dos pilotos contratados para este ano por Viktor Shapovalov, o diretor de competições da marca, é Robert Huff. O britânico de 34 anos foi o escolhido para ser um dos líderes do time. Campeão do WTCC em 2012, ano passado ele terminou a temporada em 4º lugar no Mundial de Pilotos, a bordo de um Seat da equipe de Rene Munnich.
Outro britânico, James Thompson, que faz 40 anos em abril, segue com a Lada para esta temporada. O experiente piloto, que colaborou em 2009 quando os russos usavam o antigo modelo Priora e a partir de 2012, já com o Granta, foi quem conquistou o melhor resultado da história da Lada – 5º lugar na corrida #1 disputada justamente na Rússia, em Moscou.
O terceiro representante da marca é Mikhail Kozloviskiy, piloto de apenas 24 anos e que certamente vai aprender muito ao lado de Huff e Thompson. Ele foi o substituto do compatriota Aleksej Dudukalo, que começou a temporada como piloto Lada no WTCC mas, após bater no próprio Thompson no primeiro treino do campeonato do ano passado em Monza, foi “exilado” no Campeonato Russo de Turismo.
Vamos ver o que a turma da Lada pode aprontar neste ano. Com Huff e Thompson trabalhando juntos e um maior investimento no programa do Mundial de Turismo, a aventura dos russos poderá ser mais prazerosa e surpreendente do que se imagina.
Mattar, existe a possibilidade você divulgar um grid preliminar com os já confirmados do WTCC?
Obrigado.
Existe sim. Vamos lá:
Munnich Motorsport (Chevrolet)
Rene Munnich / Gianni Morbidelli
Campos Racing (Chevrolet)
Dusan Borkovic / Hugo Valente
Citröen Racing (Citröen)
Jose Maria Lopez / Sébastien Loeb / Yvan Muller / Ma Qing Hua (provas pré-selecionadas)
Honda World Touring Car Team (Honda)
Tiago Monteiro / Gabriele Tarquini
Lada Sport (Lada Granta)
Robert Huff / James Thompson / Mikhail Kozloviskiy
Proteam Racing (Honda)
Mehdi Bennani
ROAL Motorsport (Chevrolet)
Tom Chilton / Tom Coronel
Zengö Motorsport (Honda)
Norbert Michelisz
O russo Nikolay Karamishev deve correr com um Seat TC2, mas sem equipe definida.
Considerando a mudança de regulamento, até que já tem um grid razoável.
Outra coisa: a RML saiu da categoria?
Com certeza F G vai gostar, contudo,vai preferir pilotar o velhinho dele.
Até que é bonito, se levarmos em consideração os carros dessa marca que já rodaram por aqui…
Mattar, meu chará libanês de sobrenome, cheguei aqui por intermédio do blog do Flávio, mas te acompanho há tempos no Fox. Muito legal esse Granta! Que pena que na época dos Laika eles não competiam, mas esse antigo ladinha é muito usado atualmente pelo Leste Europeu inteiro para rallies amadores.
Inclusive estou eu partindo em Maio para Berlim, onde farei uma road trip a bordo de um Lada 1981 e vou até Moscou, passando por todos os antigos países comunistas. Se quiser dar uma olhada, estou atualizando regularmente meu blog. Abraços.