WRC: excelente plantel para o Rali de Portugal

ThumbnailHandler

RIO DE JANEIRO – Quarta etapa do Mundial de Rali (WRC), o Rali de Portugal mais uma vez mostra o quanto é forte a modalidade naquele país e na Europa como um todo. Após um baixo número de participantes no Rali do México, o terceiro do calendário, a prova que se disputa no próximo fim de semana aponta um total deslumbrante de 85 inscritos.

O Rali começa no Estoril, com a apresentação oficial dos participantes, antes da Super Especial 1, em Lisboa, capital do país. Segundo a planilha, serão realizadas mais 15 especiais e o Power Stage, que oferece pontos aos três mais rápidos da trilha, será em Loulé. A chegada simbólica e a premiação serão no Estádio do Algarve, também em Loulé.

A turma principal deste Rali de Portugal será composta por 15 duplas e o desafio dos competidores que alinham os carros de Ford, Hyundai e Citroën é acabar com a invencibilidade da Volkswagen com seus Polo. O construtor alemão venceu as três primeiras provas do ano e busca o quarto triunfo em 2014. Sébastien Ogier, com dois triunfos em Monte-Carlo e no México, lidera com três pontos de frente para Jari-Matti Latvala, vencedor na Suécia.

Hyundai e Citroën entram nesta prova com três carros. O construtor coreano, que vem de pódio no México com o 3º lugar de Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul, apresenta Juho Hänninen/Tomi Tuominen no segundo carro e Dani Sordo/Marc Martí no terceiro. A Citroën terá mais um DS3, para a dupla formada por Khaled Al Qassimi/Chris Patterson.

O estoniano Ött Tanak e seu navegador Raigo Molder reaparecem na turma de cima após disputarem o Rali do México com um carro da WRC2. Eles regressam ao volante do Ford Fiesta WRC #11 da M-Sport, com o qual se portaram brilhantemente na prova da Suécia.

Por falar em WRC2, o campeonato tem Yuriy Protasov liderando a classificação com 60 pontos, contra 44 do italiano Lorenzo Bertelli e 25 de Massimiliano Rendina e Karl Kruuda. Nada menos que 20 duplas vão participar do Rali de Portugal nesta divisão e uma das grandes atrações é a participação de Nasser Saleh Al-Attiyah, num Ford Fiesta RRC, em dupla com Giovanni Bernacchini. O português Bernardo Sousa e seu navegador Hugo Magalhães também estão entre os inscritos, a bordo de outro Ford Fiesta RRC.

A divisão WRC3, que teve apenas Quentin Gilbert pontuando no Rali de Monte-Carlo, vem com 14 carros desta vez. As demais duplas inscritas, em sua grande maioria compostas (logicamente) por portugueses, vão correr nas divisões S2000, R1B, R2, R3T, R5 e Grupo N.

A lista de inscritos do Vodafone Rali de Portugal está aqui. Para download, é necessário possuir o programa Adobe Acrobat Reader.

Comentários

  • Boa tarde,
    Aproveito para complementar um par de coisas, se me permite.
    A foto da postagem é da apresentação especial feita no Norte do país no fim de semana que passou. Foi uma maneira de agradar o imenso, fervoroso e incondicional fã destas provas que acorre em enorme número não só de Portugal como da vizinha Espanha. É uma grande festa mesmo. E, que essa apresentação foi uma preparação/teste para o possível e provável regresso do rally de Portugal ao Norte. Cumprimentos.

    Reinaldo Pereira