WRC: Ogier lidera primeiro dia no México

462320140308102219

RIO DE JANEIRO – O campeão mundial Sébastien Ogier começa na frente da concorrência após o primeiro dia do Rali do México, 3ª etapa do World Rally Championship, o WRC. O piloto da Volkswagen conseguiu ao longo da sexta-feira uma vantagem de 26 segundos em relação ao segundo colocado na geral, que é o norueguês Mads Östberg, da Citroën.

Ao contrário do que se imaginava, o construtor alemão não teve boa vida no primeiro dia de provas. Na longa etapa de El Chocolate, Andreas Mikkelsen, do time júnior da Volkswagen, teve problemas e ficou muito atrás, terminando a sexta-feira apenas em vigésimo. Ogier chegou a perder a dianteira para Östberg, que foi especialmente veloz nessa especial, a terceira do Rali, mas logo o campeão se recuperaria. Jari-Matti Latvala, vencedor na Suécia, também atrasou-se e em consequência disto não conseguiu se recuperar, fechando o dia em 3º na geral.

Robert Kubica  vinha se mantendo livre de incidentes e ocupava um bom quarto lugar na geral a pouco mais de 1min40seg de Ogier. Aí, na Super Special realizada em Guanajuato, o polonês sofreu – acredite quem quiser – mais um acidente com seu Ford Fiesta WRC.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=6Iq70JbtZSM]

A capotagem fez o piloto baixar para 9º na geral e com chances mínimas, quase zero, da dupla Kubica/Szczepaniak continuar na prova. Isto elevou Elfyn Evans ao quarto lugar como o melhor representante da equipe M-Sport, que compete com os carros do oval azul de Detroit, porque uma pane elétrica tirou Mikko Hirvonen de combate. Outro dos bons nomes que ficou pelo caminho logo no primeiro dia de provas foi o britânico Kris Meeke, que saiu da estrada com seu DS3 e perdeu várias posições, caindo para 13º na geral.

A Hyundai, após os percalços enfrentados em Monte-Carlo e na Suécia, começa razoavelmente bem: 5º posto para Thierry Neuville e oitava colocação para o australiano Chris Atkinson. O herói local Benito Guerra não fez feio e está em sétimo. Yuriy Protasov completa os dez primeiros da geral, liderando na WRC2.

O resultado do primeiro dia do Rali do México é este:

1. Ogier-Ingrassia (VW Polo Wrc) em 1.46’25”3
2. Ostberg-Andersson (Citroen DS3 Wrc) a 26”1
3. Latvala-Anttila (VW Polo Wrc) a 42″5
4. Evans-Barritt (Ford Fiesta RS Wrc) a 2’28″2
5. Neuville-Gilsoul (Hyundai i20 Wrc) a 2’30″2
6. Prokop-Tomanek (Ford Fiesta RS Wrc) a 3’31″1
7. Guerra-Rozada (Ford Fiesta RS Wrc) a 5’06″0
8. Atkinson-Prevot (Hyundai i20 Wrc) a 6’32″8
9. Kubica-Szczepaniak (Ford Fiesta RS Wrc) a 6’45″5
10. Protasov-Cherepin (Ford Fiesta RS) a 7’39″1

Comentários

  • Se nada de extraodinário acontecer, o Ogier leva essa. É o piloto mais rápido no momento em uma equipe de fábrica muito forte. É até difícil dizer se o Polo é mais rápido porque não sei se colocassem o Loeb no Citroen se o carro francês iria andar na frente. O que também não dignificaria que o DS3 seria muito mais rápido que os outros carros. Acho que, tirando o Hyundai que ainda é muito novo, todos os carros são muito parecidos, tem suas características, mas andam iguais. No WRC o piloto faz a diferença.

  • Roberto Carlos em sua música Negro Gato, lembrava das sete vidas que o personagem tinha antes de quererem sua pele para tamborim.
    Kubica certamente tem 100 vidas para queimar !