30 vezes DTM
RIO DE JANEIRO – O sempre interessante Deutsche Tourenwagen Masters (DTM) dá a largada para a 30ª temporada de sua história neste domingo. Será a primeira etapa de um total de 10 previstas para um campeonato cada vez mais atraente para pilotos, patrocinadores e público – desta vez com provas em cinco países: Alemanha (claro), Áustria, Hungria, Rússia e China, com direito a uma etapa em Guanghzou.
No plantel de inscritos, 23 carros – um número maior que no ano passado. Os pilotos inscritos terão que se adaptar a um novo regulamento de dois pit stops obrigatórios ao longo das corridas – sendo que nenhum deles poderá ser feito sob regime de Safety Car. Todavia, após cada período de neutralização, os pilotos serão obrigados a fazer suas paradas dentro de um prazo máximo de seis voltas.
A temporada tem algumas caras novas: o português Antônio Félix da Costa encontrou abrigo na BMW após ser preterido na Fórmula 1 por Daniil Kvyat na Toro Rosso. Outro novato na categoria é o russo Vitaly Petrov, que também ficou sem chance alguma na categoria máxima e fechou contrato com a Mercedes. O belga Maxime Martin e o suíço Nico Müller também farão seu primeiro ano no certame, que terá a volta de um antigo campeão: Paul Di Resta deixou a Force India e voltou à categoria em que levou o título em 2010.
O brasileiro Augusto Farfus vai para seu 3º ano no DTM, em busca de um troféu inédito para pilotos do país e também da América do Sul. Após uma grande performance em 2013, com direito ao vice-campeonato, o curitibano tem a difícil missão de interromper o domínio do alemão Mike Rockenfeller, da Audi.
Vamos aos pilotos:
#1 MIKE ROCKENFELLER (Alemanha)
Idade: 30 anos (31/10/1983)
Equipe: Audi Sport Team Phoenix
Estreia no campeonato: 2007
Corridas: 71
Vitórias: 3
Pole positions: 3
Melhores voltas em corrida: 3
Campeão em 2013 com 142 pontos
#2 TIMO SCHEIDER (Alemanha)
Idade: 35 anos (10/11/1978)
Equipe: Audi Sport Team Phoenix
Estreia no campeonato: 2000
Corridas: 128
Vitórias: 6
Pole positions: 11
Melhores voltas em corrida: 10
Campeão do DTM em 2008 e 2009; 10º colocado em 2013 com 37 pontos
#3 AUGUSTO FARFUS (Brasil)
Idade: 30 anos (03/09/1983)
Equipe: BMW Team RBM
Estreia no campeonato: 2012
Corridas disputadas: 20
Vitórias: 4
Pole positions: 3
Melhores voltas em corrida: 1
Vice-campeão em 2013, com 116 pontos
#4 JOEY HAND (EUA)
Idade: 35 anos (10/02/1979)
Equipe: BMW Team RBM
Estreia no campeonato: 2012
Corridas disputadas: 20
Vitórias: 0
Pole positions: 0
Melhores voltas em corrida: 1
12º colocado em 2013, com 32 pontos
#5 CHRISTIAN VIETORIS (Alemanha)
Idade: 25 anos (01/04/1989)
Equipe: Original-Teile AMG Mercedes
Estreia no campeonato: 2011
Corridas disputadas: 30
Vitórias: 0
Pole positions: 1
Melhores voltas em corrida: 1
4º colocado em 2013, com 77 pontos
#6 PAUL DI RESTA (Grã-Bretanha)
Idade: 28 anos (16/04/1986)
Equipe: AMG Mercedes
Estreia no campeonato: 2007
Corridas disputadas: 42
Vitórias: 6
Pole positions: 5
Melhores voltas em corrida: 7
Campeão em 2010
#7 MATTIAS EKSTRÖM (Suécia)
Idade: 35 anos (14/07/1978)
Equipe: Audi Sport Team Abt Sportsline
Estreia no campeonato: 2001
Corridas: 133
Vitórias: 17
Pole positions: 17
Melhores voltas em corrida: 10
Campeão em 2004 e 2007; 7º colocado em 2013, com 68 pontos
#8 MIGUEL MOLINA (Espanha)
Idade: 25 anos (17/02/1989)
Equipe: Audi Sport Team Abt Sportsline
Estreia no campeonato: 2010
Corridas: 41
Vitórias: 0
Pole positions: 2
Melhores voltas em corrida: 1
17º colocado em 2013, com 19 pontos
#9 BRUNO SPENGLER (Canadá)
Idade: 30 anos (23/08/1983)
Equipe: BMW Team Schnitzer
Estreia no campeonato: 2005
Corridas disputadas: 93
Vitórias: 14
Pole positions: 16
Melhores voltas em corrida: 14
3º colocado em 2013, com 82 pontos
#10 MARTIN TOMCZYK (Alemanha)
Idade: 32 anos (07/12/1981)
Equipe: BMW Team Schnitzer
Estreia no campeonato: 2001
Corridas: 131
Vitórias: 7
Pole positions: 8
Melhores voltas em corrida: 7
Campeão em 2011; 19º colocado em 2013, com 10 pontos
#11 GARY PAFFETT (Grã-Bretanha)
Idade: 33 anos (24/03/1981)
Equipe: Euronics AMG Mercedes
Estreia no campeonato: 2003
Corridas disputadas: 102
Vitórias: 20
Pole positions: 10
Melhores voltas em corrida: 9
Campeão em 2005; 6º colocado em 2013, com 69 pontos
#12 ROBERT WICKENS (Canadá)
Idade: 25 anos (13/03/1989)
Equipe: FREE MAN AMG Mercedes
Estreia no campeonato: 2012
Corridas disputadas: 20
Vitórias: 1
Pole positions: 1
Melhores voltas em corrida: 0
5º colocado em 2013, com 70 pontos
#15 EDOARDO MORTARA (Itália)
Idade: 27 anos (12/01/1987)
Equipe: Audi Sport Team Abt
Estreia no campeonato: 2011
Corridas disputadas: 30
Vitórias: 2
Pole positions: 1
Melhores voltas em corrida: 0
21º colocado em 2013, com três pontos
#16 ADRIEN TAMBAY (França)
Idade: 23 anos (25/02/1991)
Equipe: Audi Sport Team Abt
Estreia no campeonato: 2012
Corridas: 20
Vitórias: 0
Pole positions: 0
Melhores voltas em corrida: 0
14º colocado em 2013, com 30 pontos
#17 TIMO GLOCK (Alemanha)
Idade: 32 anos (18/03/1982)
Equipe: BMW Team MTEK
Corridas: 10
Vitórias: 1
Pole positions: 0
Melhores voltas em corrida: 0
9º colocado em 2013, com 40 pontos
#18 ANTONIO FÉLIX DA COSTA (Portugal)
Idade: 22 anos (31/08/1991)
Equipe: BMW Team MTEK
Estreante no DTM
Campeão da Fórmula Renault 2.0 NEC em 2009; 3º colocado da World Series by Renault em 2013
#19 DANIEL JUNCADELLA (Espanha)
Idade: 22 anos (07/05/1991)
Equipe: Petronas Mercedes AMG
Corridas: 10
Vitórias: 0
Pole positions: 0
Melhores voltas em corrida: 0
16º colocado em 2013, com 21 pontos
#20 VITALY PETROV (Rússia)
Idade: 29 anos (08/09/1984)
Equipe: Mercedes AMG
Estreante no DTM
Vice-campeão da GP2 Series em 2009; disputou três temporadas no Mundial de F-1 entre 2010 e 2012
#21 JAMIE GREEN (Grã-Bretanha)
Idade: 31 anos (14/06/1982)
Equipe: Audi Sport Team Rosberg
Estreia no campeonato: 2005
Corridas: 93
Vitórias: 8
Pole positions: 7
Melhores voltas em corrida: 13
11º colocado em 2013, com 35 pontos
#22 NICO MÜLLER (Suíça)
Idade: 22 anos (25/02/1992)
Equipe: Audi Sport Team Rosberg
Estreante no DTM
Campeão da Fórmula Renault Suíça em 2009; 5º colocado da World Series by Renault em 2013
#23 MARCO WITTMANN (Alemanha)
Idade: 24 anos (24/11/1989)
Equipe: BMW Team RMG
Corridas: 10
Vitórias: 0
Pole positions: 1
Melhores voltas em corrida: 2
8º colocado em 2013, com 49 pontos
#24 MAXIME MARTIN (Bélgica)
Idade: 28 anos (20/03/1986)
Equipe: BMW Team RMG
Estreante no DTM
6º colocado no Mundial FIA GT1 em 2011; duas participações nas 24 Horas de Le Mans
#25 PASCAL WEHRLEIN (Alemanha)
Idade: 19 anos (18/10/1994)
Equipe: Gooix Jewelry Mercedes AMG
Corridas: 10
Vitórias: 0
Pole positions: 0
Melhores voltas em corrida: 1
22º colocado em 2013, com três pontos
Pode ser que com a volta do Di Resta a Mercedes tenha mais um piloto para brigar porque está defasada. E nem em relação a equipamento tem conseguido acompanhar as outras marcas. Eu não sei quanto a vocês mas eu acho que a DTM é uma das categorias se não A categoria que tem as pinturas mais bonitas no automobilismo. Fica até difícil escolher uma. E os carros são maravilhosos. E a Red Bull desfez a parceria de tantos anos com a Audi no DTM.
Não desfez não porque o Ekström continua com seu carro nas cores do energético.
Perdão Rodrigo. Falha minha. Confesso que fui vendo os carros e pensei erroneamente que o do Ekstrom fosse o carro vermelho. Erro meu. Vai fazer feito a E-Post Brief com a pintura amarela a 2 anos ou até ano passado que patrocinava Audi e BMW né ?
Eu iria fazer um comentários ontem justamente sobre a beleza dos carros e principalmente das pinturas!! mas vi o seu aqui e faço das suas as minhas palavras!!
É impressionante como a cada temporada o DTM coloca na pista carros sempre mais modernos e (ainda) mais bonitos…o #15 do Edoardo Mortara é o mais bonito
É verdade !” Enquanto isto outras categorias estão se notabilizando por colocarem carros cada vez mais feios(Velozes,más feios).E a grande vantagem do turismo(DTM , BTCC ou WTCC)é que se você tiver uma boa conta bancaria pode ter um carro parecido com o que corre,enquanto os formulas só servem para pista mesmo,e no W E C os carros da P 1 / 2 não passam de monoposto carenados,uma pena que perdeu a essência do que já foi a categoria dos carros mais bonitos e velozes e de corridas fantásticas para quem gosta de ver carros correndo e prefiram ;marcas a piloto para torcer.
Bom feriado a todos,neste dia de triste lembrança aos amantes da velocidade que não tem complexo de vira latas ou ainda se sintam “colonos” de alguma potência estrangeira.
O DTM foi apresentado ao publico brasileiro pelo grande Edgar Melo Filho, nos anos de 94 a 96 na extinta TV Manchete.
Desde então, o campeonato foi extinto após virar ITC e renasceu pelas mãos da Mercedes e Audi. A BMW so entrou a 2 anos….
Muito legal ver um brasileiro fazendo sucesso no mais importante campeonato de turismo do planeta. Torceremos juntos!