ART Grand Prix brilha em Monza; Cesar Ramos chega em 4º

img_4502

RIO DE JANEIRO – A escuderia francesa ART Grand Prix teve um fim de semana de sonho na abertura do Blancpain Endurance Series em Monza, na Itália. O McLaren MP4-12C GT3 #98 guiado por Grégoire Demoustier/Alexandre Prémat/Álvaro Parente foi o grande dominador da corrida disputada neste domingo com 3 horas de duração.

Com 38 carros no grid – menos do que no início do campeonato ano passado – mesmo assim a etapa inaugural do BES em 2014 foi bastante movimentada. Parente, o grande nome do trio vencedor, guiou como nunca e outro destaque na pista foi o Audi da equipe Saintéloc Racing, que chegou em 2º graças à experiência do excelente piloto monegasco Stéphane Ortelli. Ele e os parceiros Grégory Gulivert e Edward Sändström deram show na pista italiana e puseram o carro do construtor alemão entre as duas McLaren da ART.

Não obstante o primeiro lugar do #98, o trio do #99 guiado por Kevin Korjus/Kévin Estre/Andy Soucek também teve ótima atuação, o que conduziu os pilotos ao terceiro lugar do pódio. Já o brasileiro Cesar Ramos, a bordo do Audi #1 da Belgian Audi Club WRT, teve boa atuação ao lado dos parceiros Laurens Vanthoor e Marc Basseng. O trio chegou em 4º lugar, numa pista que, com longas retas, não favorece o modelo R8 LMS Ultra.

220653_396811_20140413182513_dbb9fc16ph

“Larguei em quarto e como era esperado perdi posições para a Ferrari e McLaren que vinham atrás de mim. Não arrisquei muito porque a corrida era longa. Fiz um bom turno, consegui economizar o combustível que era necessário para que não precisássemos fazer um splash and go no final da prova. O único problema é que no final do meu turno, algo entrou embaixo do carro e fiquei três curvas sem aderência nenhuma, com as rodas dianteiras praticamente no ar, o que me obrigou a tirar o pé e com isso perdi quatro posições, caindo para nono, e cinco segundos. Em função disso dei uma volta a mais e fiz minha parada. Entreguei o carro para o Marc (Basseng), que retornou para a pista em quinto”, descreveu Cesar, que foi prejudicado com um acidente que espalhou pedaços de carenagem pela pista. 

“O Marc também fez um ótimo trabalho. Entregou o carro na quarta posição para o (Laurens) Vanthoor, que recuperou 13 segundos para o terceiro colocado, mas não deu para passar porque realmente o nosso carro não acompanhava a McLaren nas retas, como já sabíamos: essa pista não favorece nosso Audi R8. Assim, foi muito bom esse quarto lugar em Monza, conquistamos ótimos pontos para o campeonato. A equipe fez um ótimo trabalho nos pits e durante toda a semana e fiquei muito feliz com a estreia, mesmo tendo ficado com aquele gostinho de quero mais”, concluiu Cesar.

Campeão do ano passado, o alemão Maximilian Buhk fez uma boa corrida de recuperação em parceria com Harold Primat e Nico Verdonck, que dividiram com ele a Mercedes SLS AMG GT3 da HTP Motorsport. A trinca largou de 10º para chegar em quinto lugar, logo à frente de uma das grandes atrações da prova – o novo Bentley Continental da M-Sport, sexto graças a Jerome d’Ambrosio/Antoine Lèclerc/Duncan Tappy. O outro carro da marca chegou em sétimo.

Em 8º, chegou a Ferrari do trio Danyliw/Knap/Sovernico, que venceram na subdivisão Pro-Am. O pódio desta classe também teve a BMW de Amos/Comandini/Colombo, alinhada pela ROAL Motorsport e também a dupla Dermont/Perera, da Pro GT by Almeras, com um Porsche.

A próxima prova do Blancpain Endurance Series será em Silverstone, no dia 23 de maio.

Comentários