Duval reina na abertura da Super Formula

4424520140413115403

RIO DE JANEIRO – Os novos carros da Super Formula, que agora usa chassis Dallara SF14 com motores Honda e Toyota 2 litros com quatro cilindros, injeção direta e turbocompressor proporcionaram no domingo um belo espetáculo na abertura da temporada em Suzuka. A corrida teve muita ação porque, aliado ao novo regulamento, existe também a opção do sistema push-to-pass para facilitar ultrapassagens e os carros têm novos freios, de carbono, bem mais eficientes.

A surpresa foi, de fato, o vencedor da corrida. Ao fim de 43 voltas, prevaleceu o francês Loïc Duval, que com o Dallara-Toyota do Team Le Mans Sunoco cruzou a linha de chegada com mais de 16 segundos de vantagem para o britânico James Rossiter, da Kondo. Hiroaki Ishiura, da Inging, foi o 3º colocado, num pódio totalmente dominado pelos monopostos com o motor Toyota – numa pista de propriedade da Honda, sempre bom lembrar.

Na verdade, o massacre da Toyota sobre a rival se estendeu até o 7º colocado, pois na sequência do pódio vieram Ryo Hirakawa, o pole position Andre Lotterer, Kazuki Nakajima e o brasileiro João Paulo de Oliveira, que saiu da corrida com a melhor volta, em 1’39″995. O único piloto com motor Honda a pontuar foi Vitantonio Liuzzi, que veio de 15º para completar em oitavo e marcar um pontinho em sua estreia na Super Formula.

Campeão do ano passado, Naoki Yamamoto completou num distantíssimo 11º lugar com o carro do Team Mugen. Narain Kartikheyan, que nos treinos brilhou ao conseguir dividir a primeira fila com Andre Lotterer na largada, abandonou na 15ª volta.

O resultado final:

1 – Loic Duval (Dallara-Toyota) – LeMans – 43 voltas em 1.15’49″802
2 – James Rossiter (Dallara-Toyota) – Kondo – 16″221
3 – Hiroaki Ishiura (Dallara-Toyota) – Inging – 22″125
4 – Ryo Hirakawa (Dallara-Toyota) – LeMans – 29″690
5 – Andre Lotterer (Dallara-Toyota) – Tom’s – 33″617
6 – Kazuki Nakajima (Dallara-Toyota) – Tom’s – 43″092
7 – Joao Paulo de Oliveira (Dallara-Toyota) – Impul – 44″843
8 – Vitantonio Liuzzi (Dallara-Honda) – Real – 52″138
9 – Tomoki Nojiri (Dallara-Honda) – Dandelion – 53″585
10 – Hideki Mutoh (Dallara-Honda) – Dandelion – 54″164
11 – Naoki Yamamoto (Dallara-Honda) – Mugen – 1’06″499
12 – Yuhki Nakayama (Dallara-Honda) – Mugen – 1’07″197
13 – Yuji Kunimoto (Dallara-Toyota) – Inging – a 2 voltas
14 – Koudai Tsukakoshi (Dallara-Honda) – Real – a 5 voltas

Abandonos

28 voltas – Daisuke Nakajima
24 voltas – Takashi Kogure
14 voltas – Narain Karthikeyan
2 voltas – Koki Saga
Não completou a primeira volta – Yuichi Nakayama

Comentários

  • A F1 precisa ter a humildade e aprender com outras categorias. Assisti a corrida da Super Formula e foi um espetáculo. Acostumado a ver aquela procissão da F1, espantei-me quando os pilotos ultrapassavam no Spoon, Tringle Cassio (rebatizado de Hitachi) e no Hairpin, teve até algumas tentativas na lendária 130R. Basta ver o resultado final, cujo vencedor Luic largou em 7º e o 3º (Ishiura) em 6º comprova a competitividade da SF.

  • Um detalhe interessante: A melhor volta da prova está menos de 5 segundos mais lenta que a melhor volta de mark webber na f1 ano passado!