ELMS, The Prologue: Berthon é o mais rápido em treino acidentado

RIO DE JANEIRO – Na segunda sessão de treinos coletivos (The Prologue) do ELMS em Paul Ricard, o francês Nathanaël Berthon mostrou potencial a bordo do carro #48 da equipe Murphy Prototypes. De olho numa vaga para a disputa das 24 Horas de Le Mans – os outros candidatos são Dillon Battistini, Karun Chandhok – o piloto que disputou as duas últimas temporadas da GP2 Series se sobressaiu com a marca de 1’48″342, quase quatro décimos abaixo do tempo do Morgan de Christian Klien na primeira sessão, mais cedo.

raceperformance

As bandeiras vermelhas foram mostradas por três oportunidades e dois acidentes causaram danos em um protótipo Oreca 03 Judd e num Porsche 911 (997) GT3 RSR. O LMP2 da Race Performance, com o patrão-piloto Michel Frey a bordo, colidiu violentamente com o guard-rail da entrada da reta do Mistral, provavelmente em razão de uma falha com o carro.

Frey nada sofreu, tanto que saiu andando dos destroços sem nenhuma ajuda externa. Mas o suíço foi levado para exames no centro médico de Paul Ricard e logo depois, recebeu alta. “Não era o que realmente esperávamos para os testes”, comentou o francês Franck Mailleux. “Vamos tentar pôr as coisas no lugar de novo, mas não será fácil. O importante é que Michel está bem”, garantiu.

No segundo acidente, o grego Dimitros Deverikos, treinando com o carro #75 da Prospeed Competition, destruiu a frente do Porsche do time de Franz Lamot e Rudi Penders. Mais trabalho nas garagens: eles ficaram em 10º na classe LMGTE.

MOTORSPORT : EUROPEAN LE MANS SERIES TEST 04/01-02/2014

Voltando à folha de tempos, Christian Klien não repetiu a performance da sessão matinal, mas ficou na linha de frente com o #43 da Morand Racing, registrando o segundo tempo. A japonesa Keiko Ihara foi de novo muito rápida a bordo do #50 da Larbre Competition, obtendo a terceira marca. Tristan Gommendy, guiando o #46 da Thiriet by TDS Racing, ficou em quarto.

Na LMGTE, Matt Griffin foi o mais veloz do segundo treino com o #55 da AF Corse, na marca de 1’55″917. O italiano Daniel Zampieri, em sua primeira experiência com a JMW Motorsport, foi o segundo mais rápido. Andrea Bertolini, da SMP Racing, ficou em terceiro na divisão, seguido por Pierre Kaffer e Marco Cioci.

Já entre os LMGTC, a melhor volta da sessão da tarde foi da Ferrari de Kyrill Ladygin em 1’57″149, com Devi Markozov em segundo e Andriy Kruglyk em terceiro.

O terceiro treino, noturno, é opcional. A Signatech-Alpine, que não andou na segunda sessão, era aguardada para dar sequência aos teste do Alpine A450 após a reconstrução do carro em decorrência do acidente mais cedo.

Comentários