F-3 europeia: tudo pronto para a abertura do campeonato

RIO DE JANEIRO –  Doze equipes, quase 30 pilotos, quatro motores diferentes. A Fórmula 3 Europeia, que assistiu em 2013 à sua revitalização e o surgimento de novos talentos para o automobilismo internacional, pretende seguir os mesmos preceitos neste ano. O campeonato que se inicia neste fim de semana, em Silverstone, como parte da programação do FIA WEC, mescla pilotos que fizeram bonito na categoria ano passado e permanecem como naturais favoritos a outros que vêm das mais variadas origens e certames.

FIA Formula 3 European Championship Test Red Bull Ring Spielberg (A)

Nicholas Latifi é um dos mais experientes nomes da Fórmula 3 para este ano

Campeã ano passado com Raffaele Marciello, a Prema Powerteam tem uma das formações mais fortes desta temporada. Além de contar com o canadense Nicholas Latifi, oriundo da rival Carlin, a equipe italiana aposta nos novatos Esteban Ocon, francês de 17 anos e em Antonio Fuoco, atual campeão da Fórmula Renault ALPS. Quem completa o esquadrão é o holandês Dennis Van de Laar, que vem da holandesa Van Amersfoort.

A Mücke Motorsport mantém o vice-campeão de 2013, o sueco Felix Rosenqvist, que larga talvez como o grande favorito, pelo desempenho mostrado no último ano. Sobrinho de Gerhard Berger, o austríaco Lucas Auer permanece na categoria após um ano razoável de estreia pela Prema. Roy Nissany, de Israel, entra como mero figurante.

FIA Formula 3 European Championship Test Red Bull Ring Spielberg (A)Com patrocínio do Racing Steps Foundation, Jake Dennis chega à F-3 após boa campanha na F-Renault europeia

Os britânicos da Carlin optaram por um time 100% composto por súditos da rainha a bordo de seus três Dallara com motor Volkswagen. Campeão da F-3 britânica, Jordan King é o líder natural do time, que tem ainda Ed Jones, vitorioso do Euro F-3 Open e o novato Jake Dennis, 4º colocado no Europeu de Fórmula Renault.

FIA Formula 3 European Championship Test Red Bull Ring Spielberg (A)Riccardo Agostini volta à F-3 pela Eurointernational

Com experiência anterior na categoria, Riccardo Agostini volta aos monopostos da F-3 após competir parcialmente na AutoGP e na World Series by Renault. Completando 20 anos neste fim de semana, o italiano lidera a equipe Eurointernational, do veterano Antonio Ferrari, ao lado de dois novatos: Michele Beretta e Santino Ferrucci – que apesar do nome e sobrenome italianíssimo corre com bandeira dos EUA.

FIA Formula 3 European Championship Test Red Bull Ring Spielberg (A)

O carro #12 do espanhol Alexander Toril estreia os novos motores NBE, do mago da preparação Neil Brown

A Fortec Motorsports, outra tradicional equipe da categoria, mantém o sueco John Bryant-Meisner, tido como promessa, ao lado do australiano Mitch Gilbert, ex-Mücke. E uma das novidades é a estreia dos motores NBE na Fórmula 3 Europeia. Sigla para Neil Brown Engineering, esses propulsores são o regresso do preparador dos vitoriosos motores Mugen-Honda à categoria. Richard Goddard e Alexander Toril são os pilotos que irão guiar os Dallara da Three Bond with T-Sport, com os novos motores.

O brasileiro Felipe Guimarães, de 23 anos, volta ao automobilismo europeu após dominar a Fórmula 3 sul-americana ano passado. 4º colocado na F-3 inglesa, que disputou em paralelo com o certame continental extinto em 2014, Felipe entra no Europeu pela equipe Double R Racing, que um dia já foi de Kimi Räikkönen e Steve Robertson – e pela qual já correram pilotos feito Mike Conway e Álvaro Parente, por exemplo. Mas hoje o dono do time é o antigo engenheiro de Bruno Senna, Anthony “Boyo” Hieatt – e a Double R não é mais tão forte quanto antigamente.

FIA Formula 3 European Championship Test Red Bull Ring Spielberg (A)Sangue brasileiro, cidadania americana: Gustavo Menezes, nascido na Califórnia, estreia na F-3 europeia pela Van Amersfoort Racing

Os holandeses da Van Amersfoort ampliam a estrutura dos dois carros de 2013 para três neste ano, apostando em três caras novas: Max Verstappen, filho do antigo piloto de Fórmula 1 Jos Verstappen é uma atração – já que mostrou muita velocidade nos testes de pré-temporada realizados na Hungria e na Áustria. O compatriota Jules Szymowiak e o estadunidense Gustavo Menezes, que é filho de brasileiro, completam o time.

FIA Formula 3 European Championship Test Red Bull Ring Spielberg (A)Antonio Giovinazzi é um dos três nomes da equipe DMS-Investama, em parceria com a britânica Carlin

A Jo Zeller Racing continua no Europeu com um esquema praticamente familiar. Com um cockpit ainda disponível, o antigo piloto de F-3 alinha um carro para o filho Sandro, de 22 anos. Não devem fazer frente às principais forças da categoria. A Carlin, já citada anteriormente, terá um time “B” com bons pilotos: o italiano Antonio Giovinazzi, o indonésio Sean Gelael e o sueco Tom Blomqvist, filho do craque do Rali Stig Blomqvist.

FIA Formula 3 European Championship Test Red Bull Ring Spielberg (A)O colombiano Óscar Tunjo é um dos novos valores da categoria. Ele e Tatiana Calderón vão correr com motores Renault na volta da Signature à F-3

Os britânicos da West-Tec sobem para o Europeu após a participação no F-3 Euro Open, com modelos mais antigos que os Dallara F312 do certame continental. Como novidade, Hector Hurst junta-se ao experiente portorriquenho Felix Serrallés. E, por fim, a temporada 2014 marca o retorno da Signature à categoria, com motores Renault/Oreca. Como parte do acordo entre o time de Philippe Sinault e a Régie, a equipe terá pilotos do programa júnior da marca, ambos colombianos: Óscar Tunjo, de 18 anos, conquistou um bom 6º lugar no Europeu de Fórmula Renault. Ele terá a companhia de Tatiana Calderón, 21 anos, única mulher da categoria desta vez.

As provas do Europeu de Fórmula 3 continuam no mesmo padrão do ano passado. Três corridas por fim de semana, com duração máxima de 35 minutos. Os pilotos entram na pista de Silverstone para dois treinos de classificação que definem o grid da seguinte forma: a melhor volta de cada piloto corresponde às posições de largada da corrida #1 e a segunda passagem mais rápida forma o grid da corrida #3. As posições do grid da corrida #2 são definidas no segundo treino classificatório. Cada sessão tem duração de 20 minutos cada, com cinco minutos de intervalo entre elas.

Nos treinos livres, os pilotos podem passar dois sets de pneus novos ou um jogo de compostos usados. Nas qualificações e corridas, são três sets de pneus novos à disposição. Em finais de semana com chuva, a organização oferece três jogos de pneus. Os motores também têm restrições: a mesma unidade propulsora tem que ser utilizada em duas corridas consecutivas.

As atividades de pista da Fórmula 3 em Silverstone estão assim definidas, com horários já convertidos para o fuso brasileiro. Na Inglaterra, são quatro (e não três) horas a mais.

Sexta-feira, 18 de abril:

5h – Treino livre #1 (40 minutos)
5h45 – Treino livre #2 (35 minutos)
9h40 – Treino classificatório – corrida #1 e corrida #3 (20 minutos)
13h40 – Treino classificatório – corrida #2 (20 minutos)

Sábado, 19 de abril:

6h20 – Corrida #1 (35 minutos)
9h20 – Corrida #2 (35 minutos)

Domingo, 20 de abril:

5h15 – Corrida #3 (35 minutos)

Comentários