Fuoco em Silverstone

FIA Formula 3 European Championship, round 1, Silverstone (GBR)

RIO DE JANEIRO – A Fórmula 3 Europeia começa bem, mesmo. Três corridas, três vencedores diferentes na rodada inaugural em Silverstone. Neste início de domingo de Páscoa, aqui no Brasil, o novato italiano Antonio Fuoco, atual campeão da Fórmula Renault 2.0 Alps, foi o vitorioso da vez. O piloto de 17 anos largou muito bem, superou o pole position Esteban Ocon e venceu de ponta a ponta.

Aliás, cabe uma observação interessante e cito o que o Felipe Giacomelli escreveu via twitter: Fuoco é piloto da Ferrari Driver Academy (FDA) e Esteban Ocon, pole da corrida #3 e vencedor da corrida #2, tem ligações com a Lotus. Mas nenhum deles usa motor Ferrari ou Renault, até porque pelo menos o fabricante italiano nunca se envolveu com a categoria – e sim propulsores Mercedes-Benz.

Hoje um intruso muito bem-vindo deu o ar da graça: filho do ex-piloto de Fórmula 1 Jos Verstappen, o garoto Max Verstappen, que vem dos karts, fez um corridaço e chegou em 2º com o carro da Mücke Motorsport, que tem motor Volkswagen. Max rapidamente alcançou Ocon e passou o francês com tranquilidade. Mas não conseguiu chegar perto de Fuoco, vencedor por quase cinco segundos de vantagem.

Vencedor da primeira prova do campeonato, o sueco Tom Blomqvist chegou em 6º lugar na corrida #3, atrás ainda de Nicholas Latifi e do italiano Antonio Giovinazzi. Felix Rosenqvist, Lucas Auer, Jordan King e Felix Serrallés completaram o grupo dos 10 primeiros colocados.

O brasileiro Felipe Guimarães, 21º no grid, não passou da primeira volta. Ele se envolveu num incidente com Jake Dennis, da Carlin Motorsport. Gustavo Menezes, que tem sangue brasileiro nas veias, embora seja da Califórnia (EUA), foi o décimo-oitavo apenas.

A próxima rodada tripla do Europeu será nos dias 3 e 4 de maio, como evento suporte do DTM, que fará sua corrida inaugural da temporada 2014.

Comentários