Lotus fora das 6 Horas de Silverstone

WEC2014-Lotus-LMP1-WECimage-600x337

RIO DE JANEIRO – O site DailySportscar.com traz a notícia que era mais ou menos aguardada no Mundial de Endurance, diante da falta de informações a respeito do projeto LMP1 da Lotus: o novo protótipo T129 não será visto nas 6 Horas de Silverstone, prova de abertura do FIA WEC, marcada para o próximo dia 20 de abril.

O projeto de Paul White, totalmente novo – ao contrário do que se pensava, não é uma simples evolução do T128 da LMP2 alinhado em 2013 – foi concebido a princípio para receber um motor V8 naturalmente aspirado, mas o fornecedor “roeu a corda” e foi feito um acordo com a Advanced Engines Research (AER), que projetou um V6 turbo – o AER P60 para a classe LMP1. Esta indefinição quanto ao propulsor atrasou o desenvolvimento do carro e, posteriormente, toda a preparação para a temporada deste ano.

Boris Bermes, chefe de operações da Lotus na Endurance, diz que a equipe permanece focada no esforço de levar o novo T129 a estrear em maio, nas 6 Horas de Spa-Francorchamps.

“Foi realmente frustrante romper com o nosso fornecedor original de motor (n. do blog: o fornecedor não foi revelado pela Lotus) e nós só fomos notificados de que não teríamos os motores a tempo em dezembro. Rapidamente tomamos a decisão de trabalhar com a AER e estamos muito felizes com a colaboração atual. Desde a mudança de fornecedor, trabalhamos incansavelmente para que o novo Lotus LMP1 esteja pronto o mais rápido possível”, afiançou o dirigente.

“Decidimos optar pela cautela e nos comprometer a fazer as coisas do modo correto. Nosso shakedown será na semana seguinte à corrida de Silverstone, visando a estreia em Spa. Temos uma equipe competente e a confiança de que este atraso na estreia não vai nos deter mais”, garante Bermes.

Comentários