Passeio da Ganassi em Long Beach

2014 TUDOR United SportsCar Championship Long Beach

RIO DE JANEIRO – Foi um passeio nas ruas de Long Beach: a Ganassi venceu pela segunda vez consecutiva no Tudor United SportsCar Championship. A corrida do último sábado, terceira da série estadunidense de Protótipos e Grã-Turismo foi inteiramente dominada pelo #01 de Memo Rojas/Scott Pruett, que se aproximam da liderança da classificação do campeonato, ainda nas mãos de João Barbosa/Christian Fittipaldi, da Action Express Racing. A dupla do carro #5 terminou em 3º lugar e soma 98 pontos contra 93 dos rivais.

Race Start

Foi uma corrida atípica. A começar que somente duas das quatro subclasses do TUSC correram. Estavam presentes a Prototype e a GT Le Mans (GTLM), porque por ser um circuito de rua, não haveria espaço para acomodar mais de 36 carros. Com somente 21 inscritos, o GP de Long Beach foi tranquilo, sem incidentes graves e, por incrível que pareça, sem nenhum período de neutralização por bandeiras amarelas.

Apesar disso, ainda houve quem ficasse no prejuízo: a Michael Shank Racing, que conquistara graças a Oswaldo Negri um excelente 2º lugar no grid, viu a corrida ir por água abaixo logo na primeira curva, quando John Pew, ao volante do #60 com motor Ford EcoBoost, foi fechado na trajetória pelo controvertido colombiano Gustavo Yacaman, que não deu espaço ao rival. Pew parou na barreira de pneus e caiu para último. Um prejuízo irrecuperável.

Depois, quando já era retardatário, o piloto comprou pronta uma rodada do canadense Michael Valiante, da Spirit of Daytona. Não foi possível recuperar o tempo perdido e Oswaldo Negri, que ainda assumiu o carro, fez a volta mais rápida antes de abandonar definitivamente.

Christian Fittipaldi, que guiou o Corvette DP #5 durante a primeira metade da disputa, entregou o carro ao português João Barbosa. Beneficiado por um ótimo pit stop, o luso saiu à frente do #01 da Ganassi e do #10 da Wayne Taylor Racing, mas não “esquentou banco” nem por uma volta. Acabou ultrapassado numa curva do miolo por Scott Pruett e por Jordan Taylor, o que definiu o pódio.

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O melhor LMP2 na disputa foi o Morgan Nissan de Olivier Pla/Gustavo Yacaman, que chegou em quarto. Somente seis protótipos, aliás, chegaram na mesma volta. E entre os GTs, uma barbada: vitória do Corvette C7-R (primeira do novo carro da Chevrolet) guiado por Antonio Garcia/Jan Magnussen, com absoluta sobra sobre a BMW de Dirk Müller/John Edwards. Tommy Milner/Oliver Gavin completaram os três primeiros colocados.

#911 Porsche North America Porsche 911 RSR: Nick Tandy, Richard Lietz

Vencedora em Sebring e Daytona, a Porsche desta vez  chegou em 4º e 5º lugar, com Nick Tandy/Richard Lietz e Patrick Long/Michael Christensen, respectivamente. Mesmo terminando em 6º na divisão neste fim de semana, Bill Auberlen/Andy Priaulx assumiram a liderança da classe GTLM com 90 pontos, contra 88 de Lietz/Tandy e 86 de Christensen/Long. Magnussen/Garcia estão em quinto, com 82 pontos.

A próxima etapa será em 4 de maio no circuito californiano de Laguna Seca. Mais uma vez, haverá divisão – mas as quatro subclasses estarão presentes. Prototype Challenge e GT Daytona fazem uma corrida e de novo Prototype e GT Le Mans vão competir juntas. Serão duas provas com 2 horas de duração, cada.

Comentários

  • Duas situações: Aa primeira é que os problemas enfentados pelos carros com motor Ford EcoBoast ficaram no passado, mais precisamente em Daytona, pois mostram perfórmanse bem superior aos rivais agora…
    Segunda: Me preocupa a aparente “impossibilidade” dos LMP2 de brigarem com os DP’s por vitórias…lembrando que já tivemos a debandada do carro da Muscle Milk, e isto pode levar outros times a tomarem a mesma decisão…espero que os organizadores do USCC resolvam isso.