Super GT: pole de Oshima em Okayama; Oliveira é 2º

1396690200_477761683

RIO DE JANEIRO – O Super GT conheceu neste sábado o primeiro pole position da temporada 2014, que marca a adoção do novo regulamento técnico da GT500, com carros semelhantes aos do DTM alemão. O Lexus RC-F do Team Le Mans Eneos conquistou a honraria: Kazuya Oshima levou a melhor num treino classificatório disputadíssimo e faturou a posição de honra, com a marca de 1’19″404, média de 167,886 km/h.

1396690208_930137530

A apenas 70 milésimos do carro alaranjado, ficou o Nissan GT-R da equipe Calsonic Team Impul, guiado pelo brasileiro João Paulo de Oliveira. No Q1, seu companheiro de equipe Hironobu Yasuda fora também o segundo mais rápido, atrás apenas do compatriota Daisuke Ito. Oliveira fez um belo trabalho no Q2 e assegurou uma posição na primeira fila com seu carro, um décimo mais rápido que o #46 de Satoshi Motoyama, da equipe S-Road Mola.

1396690214_195384487

Kazuki Nakajima qualificou o #36 da equipe Petronas Team Tom’s na quarta colocação do grid, seguido pelos italianos Andrea Caldarelli, com Lexus e Ronnie Quintarelli, da Nissan. O melhor Honda NSX Concept no grid larga em 7º, com a dupla formada por Koudai Tsukakoshi/Toshihiro Kaneishi, da Keihin Real Racing. Naoki Yamamoto/JK Vernay completaram o grupo das oito duplas que avançaram ao Q2.

Na primeira aparição de Vitantonio Liuzzi no Super GT, o italiano larga em 12º fazendo dupla com Kosuke Matsuura. Bertrand Baguette, outro gaijin que estreia na categoria, sai de décimo-quinto no carro #32 que divide com Daisuke Nakajima.

1396690322_1194997891

A classe GT300 teve pole position do Toyota Prius da APR, graças ao excelente desempenho de Morio Nitta a bordo do carro #31. O piloto marcou 1’26″774 no Q2 e embolsou o melhor tempo do treino com uma média horária de 153,627 km/h. A BMW Z4 GT3 de Tatsuya Kataoka obteve o segundo lugar do treino na classe, seguido pelo Honda CR-Z de Shinichi Takagi e da BMW Z4 GT3 guiada pelo veterano Jörg Müller. O carro do Team Mugen, atual campeão, ficou em 5º graças a Tomoki Nojiri. Katsuyuki Hiranaka colocou o Mercedes-Benz SLS AMG GT3 da Jim Gainer na sexta posição.

Destaque também para o espanhol Lucas Ordonez, piloto Nissan que tem a assessoria do engenheiro brasileiro Ricardo Divila neste fim de semana. Ele classificou o melhor dos dois Nissan GT-R Nismo GT3 que avançaram para o Q2 na sétima posição do grid. Takayuki Aoki (JLOC Lamborghini), Haruki Kurosawa (Leon Mercedes-Benz) e Akira Iida (TWS LM Corsa BMW) completaram o grupo dos 10 mais rápidos na GT300.

 

Comentários