AutoGP: dois triunfos de Sato na Hungria

4450620140503135603

RIO DE JANEIRO – Vice-campeão da AutoGP World Series ano passado, o japonês Kimiya Sato venceu de forma sensacional as duas provas da 3ª rodada dupla da temporada, disputadas no último fim de semana em Hungaroring, como preliminar do WTCC. O piloto da Euronova não tomou conhecimento dos adversários: na corrida #1, largou de décimo feito um torpedo e em sete voltas, já era terceiro colocado. Na 10ª volta, superou o pole position Markus Pommer e daí chegou à ponta, parando nos boxes mais tarde para o pit stop compulsório e receber a quadriculada da vitória com 1″215 de vantagem sobre o húngaro Tamas Pàl Kiss, da Zele Racing.

Andrea Roda conquistou o primeiro pódio na temporada com a 3ª posição, seguido por Kevin Giovesi, Sam Dejonghe e por Markus Pommer, dominante numa classificação banhada pela chuva. A corrida deste fim de semana marcou o retorno do italiano Vittorio Ghirelli, que está na Indy Lights. O atual campeão da categoria completou a prova #1 na nona posição, à frente da compatriota Michela Cerruti.

Na corrida #2, disputada no domingo, Sato largou em oitavo com a inversão dos oito primeiros no resultado da prova #1 e fez uma corrida mais conservadora para não desgastar os pneus na primeira parte da disputa. Saiu-se bem na tarefa: fez o pit stop na 15ª volta e quando assumiu a liderança, não a perdeu mais. Venceu com 7″220 de vantagem para Vittorio Ghirelli. Sam Dejonghe acabou no pódio, seguido por Kevin Giovesi, Andrea Roda e Markus Pommer. O ídolo local Pàl Kiss acabou apenas na 7ª colocação.

Com os resultados do fim de semana, Sato disparou na liderança do campeonato, agora somando 114 pontos contra 75 de Kiss, 65 de Pommer e 58 de Giovesi. O campeonato faz uma longa pausa no mês de maio e volta apenas no dia 31 e em 1º de junho para a quarta rodada dupla, no tradicional Autódromo de Monza, na Itália.

Comentários