Enquanto isso, em Indianápolis…

Indy-Std.jpg">05-17-Castroneves-On-Course-Indy-Std

O tricampeão das 500 Milhas de Indianápolis Hélio Castroneves foi um dos mais rápidos do sábado e será o único brasileiro no Fast Nine deste domingo, que define a pole position para a prova do próximo dia 25. (Foto: Indycar.com)

RIO DE JANEIRO – Num sábado de temperaturas baixíssimas no Indianapolis Motor Speedway, começou a luta pelas posições de largada das 500 Milhas de Indianápolis, a principal prova da Fórmula Indy. De antemão, uma coisa é certa: todos os 33 pilotos que marcaram tempo hoje largam no próximo domingo, 25 de maio. Às 19h locais, expirou o prazo para inscrições suplementares e, ao contrário de outros anos, não veremos ninguém de fora da festa.

O sábado marcou a definição dos nove pilotos que vão, de fato, brigar pela pole position no chamado Fast Nine. Do 10º para baixo, todos ainda terão chance de mudar de posição – mas pole, nem pensar. E quem pode ser o “best of the rest” é Kurt Busch: em sua estreia na Indy 500, o piloto fez voltas impressionantemente rápidas, mas como tinha um compromisso com a Nascar e o All-Star Race em Charlotte, o piloto deixou a pista após duas tentativas – com as quais estava no Fast Nine até ser derrubado e ficar com a 11ª posição. Diante das circunstâncias, excelente.

Em contrapartida, foi um dia de pesadelos tremendos, horríveis, para a Chip Ganassi Racing. Carros ridiculamente lentos e que deixaram quase todos os pilotos, com exceção de Scott Dixon, na segunda metade do pelotão no primeiro dia. Tony Kanaan, campeão da prova ano passado, não foi além da 23ª posição.

05-17-Carpenter-On-Course-Std

E quem assombrou mesmo foi Ed Carpenter. O enteado de Tony George, membro da família que administra o Indianapolis Motor Speedway, deitou  e rolou no oval de 2,5 milhas. Fez a melhor média do dia em 230.661 mph, equivalentes a 371,140 km/h, tornando-se o grande favorito à pole neste domingo. Além dele, brigam pela posição de honra e pelos demais lugares nas três primeiras filas os pilotos Carlos Muñoz, Marco Andretti e James Hinchcliffe (todos da Andretti), Will Power e Hélio Castroneves (Penske), Simon Pagenaud (Schmidt-Peterson), JR Hildebrand (da mesma equipe de Ed Carpenter) e Josef Newgarden (Fisher Hartman). São cinco bólidos com motor Honda e quatro com Chevrolet na briga pela pole.

O Grande Prêmio está in loco lá em Indianápolis com Victor Martins e Evelyn Guimarães, além do auxílio luxuosíssimo do solerte Américo Teixeira Júnior, um dos cracaços do nosso jornalismo. Não percam as informações deste fim de semana!

Comentários

  • Na torcida pela pole do Hélio, sempre forte candidato a vitória…enquanto o Tony ficou pelo caminho, me parece que na 23ª posição…mas em se tratando do Tony, esta posição de largada não chega a ser um problema.