Pole position histórica da ESM em Monterey

2014_Laguna_Seca_TUSCC_0969

RIO DE JANEIRO – Sábado histórico para o Tudor United SportsCar Championship. Pela primeira vez em quatro corridas, um protótipo LMP2 conseguiu superar os Daytona Prototypes herdados da Rolex Sports Car Series em ritmo de classificação: o HPD ARX-03b da Extreme Speed Motorsports guiado por Johannes van Overbeek foi a grande surpresa do qualifying para a 4ª etapa do campeonato.

Natural de Oakland, na Califórnia e, portanto, piloto “da casa”, JvO fez uma volta excelente em 1’18″561 e não foi mais superado por ninguém da principal categoria do TUSC. O britânico Richard Westbrook bem que tentou fazer bonito com o Corvette DP da Spirit of Daytona, mas tudo o que conseguiu foi o 2º tempo, a 0″227 da pole.

Não foi só JvO que foi bem entre os LMP2: Ryan Dalziel marcou o 3º tempo com o #1 da equipe ESM e Gustavo Yacaman, que neste fim de semana tem a companhia de Alex Brundle, pois Olivier Pla correu em Spa pelo Mundial de Endurance, foi o quarto mais veloz.

esmp2

Aliás, a escuderia patrocinada pela Tequila Patrón anunciou que vai adquirir o novo HPD ARX-04b e correr com ele em 2015. Esse bólido é o novo protótipo fechado da Honda Performance Development – e outra vez desenvolvido por Nick Wirth. A equipe não descarta uma participação nas 24 Horas de Le Mans.

Entre os 12 carros inscritos na Prototype, o Corvette DP #5 do brasileiro Christian Fittipaldi e do português João Barbosa, líderes do campeonato, ficou com a 5ª posição, a 0″614 da pole. Já Oswaldo Negri e seu parceiro John Pew largam de oitavo, com o tempo de 1’20″107 com o Ford EcoBoost Riley DP da Michael Shank Racing.

Na classe GTLM, que corre junto com a Prototype neste domingo, tal como ocorreu em Long Beach, outra vez o Corvette C7-R foi dominante. Antonio Garcia fez a melhor volta da categoria para o circuito Mazda Raceway em 1’22″373, 0″205 mais veloz que a BMW de Dirk Müller/John Edwards. Foram três marcas nas três primeiras posições, pois a seguir veio o Porsche de Nick Tandy/Richard Lietz.

O SRT Viper mais bem classificado ficou em 6º no grupo, com a dupla Dominik Farnbacher/Marc Goossens, logo à frente da Ferrari #62 da Risi Competizione. Giancarlo Fisichella/Pierre Kaffer largam à frente de dois Porsches, de um SRT Viper, da Ferrari da Krohn Racing e de um Mazda da classe Prototype.

As categorias Prototype Challenge e GTD, ausentes em Long Beach, farão a primeira prova do dia, com 32 carros na pista da Califórnia. E quem parte na frente é o Oreca #09 do brasileiro Bruno Junqueira. O piloto cravou 1’19″723, quase quatro décimos à frente do segundo colocado e registrou o novo recorde do circuito para a categoria.

E na GTD, os modelos alemães dominaram as primeiras posições: o Audi #45 da Flying Lizard, guiado pela dupla Spencer Pumpelly/Nelson Canache, sai da posição de honra da divisão, seguido pelo Porsche de Leh Keen/Cooper MacNeil, com outro Audi guiado por Christopher Haase/Bryce Miller na 3ª colocação.

O Fox Sports 2 transmite neste domingo a partir de 18h30 de Brasília a prova das classes Prototype e GTLM ao vivo, direto do Mazda Raceway.

Comentários