Team Jota conquista vitória sensacional em Imola

Race -
A festa merecida de Filipe Albuquerque, Harry Tincknell e Simon Dolan; foi a primeira vitória da equipe na temporada 2014 do European Le Mans Series

RIO DE JANEIRO – Grande corrida do European Le Mans Series neste domingo em Imola. Repleta de alternâncias do início ao fim, belas disputas, ultrapassagens sensacionais, alguma dose de dramaticidade e a vitória do Zytek Nissan #38 do Team Jota, guiado em ótimo trabalho por Harry Tincknell, Filipe Albuquerque e Simon Dolan, que se recuperam plenamente do acidente na prova inaugural do campeonato, em Silverstone.

E por um triz a conquista não saiu: o #43 da NewBlood by Morand Racing liderava com Christian Klien a bordo, quando sofreu uma estranha falha que o deixou fora da pista e da corrida a meros quatro minutos da quadriculada. O austríaco, inclusive, fez a mais bela manobra de ultrapassagem do fim de semana, com muita agressividade, sobre Simon Dolan.

Outro carro que andou muito bem foi o Morgan Nissan #46 da Thiriet by TDS Racing, que chegou a liderar com Tristan Gommendy a bordo, por algumas voltas. Mas a equipe francesa enfrentou problemas de freio. O óleo começou a pingar no disco de freio e o protótipo ficou retido na garagem. Os vencedores em Silverstone acabaram em 5º lugar na despedida do carro – que será substituído pelo Ligier JS P2 Nissan a partir das 24 Horas de Le Mans.

Com isso, o 2º lugar foi conquistado, de forma surpreendente até, pelo Oreca 03 Nissan da Sébastien Loeb Racing, numa excelente performance de Vincent Capillaire/Jan Charouz. A Signatech-Alpine, mesmo com um pit stop a mais perto do fim para repor combustível, conseguiu um bom terceiro lugar, mantendo o trio Paul-Loup Chatin/Oliver Webb/Nelson Panciatici em boa posição no campeonato. Tom Kimber-Smith/Matt McMurry acabaram em 4º lugar.

__p18o7nvdu710e2l7tjllgh1eupe_640
A Ferrari da SMP Racing levou a melhor sobre as rivais e faturou a vitória na LMGTE

Os problemas do bólido da Morand Racing e também dos carros da Race Performance e da Murphy Prototypes permitiram a presença de mais carros Grã-Turismo entre os dez primeiros do que o usual. Na LMGTE, o começo foi bom para a Ferrari #80 de Giacomo Piccini/Michael Broniszewski, que rumava para a vitória. Porém, uma falha mecânica fez a dupla abandonar a disputa após pouco mais de 3h10min de prova. O outro carro do time helvético, o #81 de Thomas Kemenater/Matteo Cressoni, brigou até o fim para conquistar o lugar mais alto do pódio. Só que a dupla perdeu o fôlego e a vitória na classe para o #72 da SMP Racing, guiado por Andrea Bertolini/Viktor Shaitar/Sergey Zlobin, por diferença de apenas 1″035 na quadriculada.

A terceira posição na classe ficou com o trio formado por George Richardson/Daniel MacKenzie/Daniel Zampieri, da JMW Motorsport. Pierre Kaffer e os Talkanitsa, pai e filho, chegaram em quarto, seguidos por Soheil Ayari/Anthony Pons/Fabién Barthez e pelo Porsche de Raymond Narac/Nicolas Armindo/David Hallyday.

__p18o874qifkkd1fss1t901tkb10r4v_640
A Formula Racing comemora a vitória na divisão LMGTC

Na LMGTC, excelente performance da Ferrari #60 da Formula Racing, guiada por Johnny Laursen/Mikkel Mac Jensen/Andrea Piccini, que terminaram em 13º na geral, com quase 10 segundos de vantagem para o #73 da SMP Racing guiado por Olivier Beretta/Devi Markozov/Anton Ladygin. O irmão deste, Kyrill, liderou a tripulação do #71 que tinha ainda Luca Persiani e Aleksej Basov para chegar ao pódio na 3ª posição da divisão.

A vantagem destes três carros sobre o 4º colocado foi tão grande que o McLaren do trio Aljani/Gonzalez/Brundle terminou três voltas atrás. Saindo de último, a trinca Bourret/Gibon/Belloc ficou em quinto e a dupla Rasmussen/Melnikov, que também veio do fim do pelotão de 37 carros, acabou em 6º na LMGTC.

A próxima prova do campeonato é apenas em julho, um mês após as 24 Horas de Le Mans, no dia 20, no circuito Red Bull Ring, em Spielberg.

Comentários