Vídeos históricos – o pega antológico do GP da Holanda (1980)

RIO DE JANEIRO – Tinha 9 anos em 1980 e aquela foi a primeira temporada de Fórmula 1 que lembro claramente de ter assistido. Essa corrida do vídeo acima, então, foi a melhor. O GP da Holanda, em Zandvoort, foi épico. As primeiras voltas foram alucinantes, espetaculares realmente. E houve uma disputa por posição que é de arrepiar, até hoje.

Dois veteranos da categoria, o argentino Carlos Reutemann, 38 anos de idade e o ítalo-estadunidense Mario Andretti, 40, lutaram como dois garotos a bordo de seus carros. E era uma batalha sem precedentes pela… quarta posição!

Andretti não tinha pontos no campeonato e estava desesperado para mostrar serviço. O velho Mario fez uma corrida digna do grande campeão mundial que fora em 1978, com direito a ultrapassagem por fora sobre Reutemann na curva do Tarzã. Vale observar também como os carros passavam por bumps no fim do retão antes da freada.

Pena que a disputa não foi até o fim: Andretti acabou parado a duas voltas da quadriculada por… falta de gasolina.

No vídeo acima, a narração é de Murray Walker e os comentários de James Hunt que, em dado momento, solta um “WOW! They’re banging each other!”

Outros tempos, outra Fórmula 1. Saudades…

Comentários

  • Belissimo video !

    Quanto a passagem por fora na Tarzâ, vamos la: (i) na primeira tentativa de Andretti sobre Reutemann, o Arnoux estava na frente e atrapalhou Reutemann.(ii) na segunda não foi bem uma ultrapassagem, foi uma resistência, quem estava tentando ultrapassar era El Lole. (iii) na terceira, foi uma inversão da segunda, Lole resistindo a Andretti.
    Fato é que a Tarzã propiciava esse tipo de manobra. A mais bela delas foi de Villeneuve sobre Jones em 1979, vindo por fora na freada e completando a manobra por fora, concretizando a ultrapassagem de forma magnifica.

    https://www.youtube.com/watch?v=jaLRdO10UW8