WRC, Rali da Argentina, dia #1: Latvala prevalece

475220140509163400

RIO DE JANEIRO – No primeiro dia de Rali da Argentina, na região de Córdoba, a Volkswagen deu as cartas. Porém, para quem esperava ver Sébastien Ogier na frente, surpresa: deu Jari-Matti Latvala ao fim das quatro especiais realizadas nesta sexta-feira.

O piloto finlandês lidera após os primeiros cinco trechos cronometrados – considerando, claro, o Super Prime no Parque Villa Carlos Paz, realizado ontem. A diferença não é das mais confortáveis – 17 segundos – mas dá muita confiança a Latvala, para evitar que o rival e companheiro de equipe amplie sua vantagem na liderança do Mundial de Pilotos, com a quarta vitória em cinco provas.

475020140509150914

A experiência da dupla da marca de Wolfsburg foi decisiva num dia complicado para alguns dos mais fortes rivais dos pilotos da Volkswagen. Mikko Hirvonen (Ford) estatelou seu carro num muro logo na SS2. Mads Östberg, 3º colocado no campeonato, parafraseou Drummond e encontrou uma pedra no meio do caminho, danificando seu carro e limando suas chances de conseguir um resultado honesto na etapa. Como efeito, Östberg fechou o primeiro dia em 18º lugar e Hirvonen está logo atrás, em décimo-nono.

Kris Meeke, que precisa de resultados para recobrar a confiança perdida após os desastres no México e Portugal, foi muito bem e terminou o primeiro dia com o 3º tempo em seu Citroën, a 1’07″4 da ponta. O irlandês tem grande vantagem sobre Elfyn Evans, com o segundo Fiesta WRC da M-Sport. Robert Kubica, que por enquanto ainda não bateu em nada – questão de tempo, aliás – está em 5º lugar.

Martin Prokop começou bem também e é por enquanto o melhor piloto entre os não-oficiais. Está melhor que Andreas Mikkelsen e Thierry Neuville, num primeiro dia tímido e difícil para a Hyundai – especialmente com o carro de Dani Sordo, que teve diversos problemas mecânicos e foi inclusive penalizado com quase 2 minutos de acréscimo de tempo. Ele e o navegador Marc Martí estão em 17º somente.

Na WRC2, Nasser Al-Attiyah e seu navegador Giovanni Bernacchini ditaram o ritmo. O catari, que desfruta de grande prestígio e simpatia na Argentina, fechou o dia com a 9ª posição geral. Yuriy Protasov, líder do campeonato, está em segundo e a 3ª posição é do paraguaio Diego Dominguez. Aliás, esta subdivisão tem forte presença sul-americana, com vários pilotos do continente brigando pelas 10 primeiras posições com direito a pontos no campeonato.

Os brasileiros Ilo Diehl/Eduardo Soneca, a bordo de um Mitsubishi Lancer EVO X, estão em 24º lugar no geral, a 22’50” da liderança. Ocupam também a 13ª posição na WRC2.

Classificação do Rali da Argentina, dia #1:

1. Latvala-Anttila (VW Polo WRC) – 1:57’36″3
2. Ogier-Ingrassia (VW Polo WRC) – a 17″7
3. Meeke-Nagle (Citroën DS3 WRC) – a 1’07″4
4. Evans-Barritt (Ford Fiesta RS WRC) – a 3’48″1
5. Kubica-Szczepaniak (Ford Fiesta RS WRC) – a 3’48″3
6. Prokop-Tomanek (Ford Fiesta RS WRC) – a 4’12″2
7. Mikkelsen-Markkula (VW Polo WRC) – a 5’19″9
8. Neuville-Gilsoul (Hyundai i20 WRC) – a 5’36″2
9. Al-Attiyah-Bernacchini (Ford Fiesta RRC WRC2) – a 5’36″8
10. Protasov-Cherepin (Ford Fiesta S2000 WRC2) – a 8’22”

Comentários