24 Horas de Le Mans, treino oficial #1: Porsche domina em sessão acidentada

RIO DE JANEIRO – Como se não bastasse o que aconteceu no treino livre, a primeira sessão oficial de classificação para a 82ª 24 Horas de Le Mans também foi crivada de acidentes. Com tantas interrupções, o treino – mais um – foi encerrado em bandeira vermelha.

Foram três os momentos de neutralização das atividades de pista. No primeiro, com 31 minutos de sessão, o Oreca 03 R Nissan LMP2 da SMP Racing guiado por Nicolas Minassian bateu e trouxe a primeira bandeira vermelha.

Mais tarde, foi a vez do Toyota TS040 Hybrid número #7, com o francês Stéphane Sarrazin a bordo, sair da pista após a lendária Ponte Dunlop. Praticamente ao mesmo tempo, na infame sequência Porsche Curves, o Aston Martin #99 do brasileiro Fernando Rees foi destruído numa “panca” para ninguém botar defeito. O lado esquerdo do carro sofreu danos, especialmente na porta e na seção traseira. O piloto saiu OK dos destroços. A turma da Aston Martin Racing vai ter muito trabalho nesta noite…

Por conta disto, muitos pilotos não conseguiram sequer completar o mínimo de cinco voltas à noite, como manda o regulamento – o que será feito apenas na última sessão classificatória, a ser realizada amanhã.

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O melhor tempo do primeiro treino oficial foi de Brendon Hartley a bordo do Porsche #20 (Foto: John Dagys)

Assim, num treino truncado e complicado, restou a surpresa de ver o Porsche #20 com o melhor tempo: o neozelandês Brendon Hartley registrou o tempo de 3’23″157, média de 241,456 km/h para os pouco mais de 13,6 km do circuito de Sarthe.

Neel Jani, no outro Porsche 919 Hybrid, o número #14, também rodou abaixo de 3’24” na sua melhor volta: o helvético cravou 3’23″928. Portanto, dobradinha dos cavalinhos empinados de Stuttgart nesta primeira sessão oficial.

Os protótipos da Toyota ficaram em terceiro e quarto, distantes da Divisão Panzer e na casa de 3’25”, com o Audi #2 virando o quinto melhor tempo e o #3 em sexto, com o melhor dos dois Rebellion R-One Toyota cravando 3’33″117.

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Olivier Pla é o pole provisório da classe LMP2 com o Morgan da G-Drive Racing

Na LMP2, o Morgan LMP2 Nissan #26 da G-Drive Racing foi o mais veloz da sessão, graças ao excelente trabalho de Olivier Pla. O francês virou em 3’38″843, mais de meio segundo abaixo do Alpine A450 #36 da Signatech-Alpine. A KCMG conseguiu o terceiro posto com seu Oreca 03 R Nissan #47 e em quarto veio o Ligier JS P2#35 da G-Drive by OAK Racing.

O melhor carro que não usa motor Nissan veio em quinto: o Oreca 03 R da Race Performance, último a virar abaixo de 3’40” e com mais de um segundo de frente para o sexto protótipo do grupo, o #48 da Murphy Prototypes.

Entre os bólidos da LMGTE-PRO, destaque para a Ferrari #51 da AF Corse. Gianmaria Bruni mais uma vez deu as cartas e cravou o sensacional tempo de 3’54″754, com uma confortável vantagem de mais de um segundo e meio sobre o resto. E por resto, compreenda-se o Aston Martin #97 (que tem o brasileiro Bruno Senna a bordo), o Porsche #92, o Corvette C6-R #73 e o Porsche #91.

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Patrick Long fez um ótimo treino com o #77 da Dempsey Racing-Proton: 3º tempo na LMGTE-AM

Na LMGTE-AM, melhor tempo para o italiano Andrea Bertolini, que com a Ferrari #72 da SMP Racing ditou o ritmo, marcando 3’56″787. A segunda posição foi de outro italiano, Marco Cioci, no #61 da AF Corse, com Patrick Long alcançando um excepcional terceiro posto no Porsche #77 da equipe Dempsey Racing-Proton.

Nas posições seguintes, mais dois Porsches: o #88 da Proton Competition e o #75 da Prospeed, seguidos da Ferrari #53 da RAM Racing. O carro do ex-goleiro Fabién Barthez ficou em 7º na divisão.

Dos 55 carros inscritos, quarenta e nove marcaram tempo. Além do Audi #1 e de diversos LMGTE, o protótipo Nissan ZEOD RC não foi visto na pista nesta quarta-feira para buscar a classificação.

O resultado oficial do primeiro treino está aqui.

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