82ª 24 Horas de Le Mans: “game over” para a Porsche

24 Hours of Le Mans

RIO DE JANEIRO – O esquadrão da Porsche na LMP1 está fora das 24 Horas de Le Mans. Problemas técnicos prejudicaram a corrida dos dois 919 Hybrid que levam o emblema do cavalinho empinado de Stuttgart. Como efeito, tanto o #20, que tinha Mark Webber a bordo quanto o #14, conduzido por Marc Lieb, deixaram definitivamente a disputa. Jacky Ickx, que tem grande ligação com a marca, teria afirmado que o problema foi comum aos dois protótipos: bomba de óleo. Porém, as informações da Radio Le Mans indicam que foi uma falha mecânica no #20 e câmbio quebrado no #14.

Não chega a ser surpresa: o projeto é relativamente novo, os carros da Porsche ainda carecem de competitividade e todo mundo se perguntava onde e quando os dois protótipos abandonariam. Chegaram até mais longe do que o imaginado e o #20 liderou algumas vezes a disputa, o que é realmente encorajador. Porém, esta dèbacle dos dois carros da equipe oficial de fábrica mostra que tanto a Porsche quanto a Toyota ainda têm muito o que aprender com a Audi como se ganha uma 24 Horas de Le Mans.

Nem sempre o carro mais potente ou o mais rápido ganha uma prova deste naipe – ainda mais com as variáveis que as 24 Horas oferecem, com as entradas de Safety Car, a presença da chuva e as consequentes mudanças de estratégia. E nisto a Audi é craque. Tanto que das últimas catorze edições – desde a estreia do construtor de Ingolstadt, foram 12 vitórias. Tudo indica que o total aumenta para treze neste domingo.

Na LMP2, a G-Drive by OAK Racing caiu fora da briga pela vitória: a disputa fica entre o Ligier JS P2 da Thiriet by TDS Racing e o Zytek Z11SN da Jota Sport. Qualquer um dos dois pode ganhar. Ferrari, Corvette e Porsche vêm dominando a LMGTE-PRO, com o #51 de Bruni/Fisichella/Vilander na ponta e na LMGTE-AM, apesar de um problema após um pit stop programado, o #95 de Heinemeier-Hänsson/Thiim/Poulsen lidera com três voltas de vantagem para o #88 da Proton Competition.

Comentários

  • No caso da Toyota, eles precisam deixar de ser arrogantes e parar de achar que vão ganhar em Le Mans levando apenas 2 carros. 1 se acidenta, outro tem um problema qualquer (normal em provas longas), e lá se foi a vitória para o vinagre. Desde o início a Audi entrava com pelo menos 4 carros, aí você tem “margem de manobra” para incidentes.

  • Então né, vencer várias corridas e o campeonato é bom, mas não adianta muito se perder Le Mans…a Toyota já sofreu a “grande derrota” mesmo se levar o título ao final do ano, pois a Audi mostrou hoje que mesmo tendo menos velocidade, seu carro vai mais longe. Quanto à Porsche, para um carro e projeto totalmente novos, estão de parabéns.