MENU

4 de junho de 2014 - 12:49Túnel do Tempo

Direto do túnel do tempo (196)

Newman-Stommelen_1979_LeMans_01_BC

RIO DE JANEIRO - Paul Newman (1925-2008) foi um craque nas telonas e também dava seus ‘tirinhos’ dentro e fora das pistas. Foi sócio de Carl Haas na Fórmula Indy e, para os mais desavisados, disputou várias provas de Endurance, uma delas as 24 Horas de Le Mans de 1979.

Newman+Barbour_1979_LeMans_01_BC1290117784

As promotoras do Hawaiian Tropic, com Dick Barbour (centro), Rolf Stommelen e Paul Newman tirando uma ‘casquinha’

Então com 54 anos, o ator juntou-se a Dick Barbour, piloto e dono da equipe que defenderia e ao alemão Rolf Stommelen, com Paul na primeira foto deste post. Nos treinos, Stommelen virou em 3’49″84 e Newman, acreditem, foi mais rápido que Dick Barbour, exaltado como um bota da maior qualidade. Talvez Dick estivesse poupando-se para a prova.

Paul-Newman-Porsche-Le-Mans-640

Blue Eyes rumo ao pódio

Aquela edição da corrida foi uma das mais difíceis de todos os tempos. Choveu bastante, o que dificultou a visibilidade e o trabalho dos pilotos. Ao fim das contas, o Porsche 935/77A inscrito na subcategoria IMSA progrediu durante a disputa e o trio conquistou um sólido segundo lugar, sete voltas atrás do Porsche 935 K3 de Klaus Ludwig e dos estadunidenses Don e Bill Whittington.

Há 35 anos, direto do túnel do tempo.

3 comentários

  1. Zé Maria disse:

    (Primeiro comentário na casa nova, apesar de sempre “passear” por aqui. . .)
    Sem dizer que no ano anterior (e suspeito que com carro idêntico), o trio Paulo Gomes/Alfredo Guaraná Menezes/Mario Amaral também havia feito o mesmo resultado.

    • Rodrigo Mattar disse:

      Exato. O carro da trinca brasileira era um Porsche 935/77. Não com o mesmo resultado, claro. Chegaram em 7º. Mas valeu a lembrança, Zé.

  2. Luiz Carlos disse:

    A equipe era a Newman-Haas, na qual correram Nigel Mansell e Michael Andretti, com patrocinio da K-mart .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>