Dumas conquista a Subida de Pikes Peak

2014_PikesPeak_RomainDumas-728x485
Romain Dumas acelerando para vencer a subida de Pikes Peak

RIO DE JANEIRO – O francês Romain Dumas finalmente conseguiu: na terceira tentativa, segunda com um esporte-protótipo, o piloto de 36 anos conquistou o título da lendária prova de subida de montanha Pikes Peak International Hill Climb, disputada neste domingo no Colorado (EUA).

Ao volante do protótipo Norma M20FC PP especialmente construído para o desafio, o piloto subiu a estrada de 12.42 milhas – quase 20 km de extensão – e 156 curvas, com o tempo de 9’05″801 – bem acima do recorde absoluto obtido por Sébastien Loeb no ano passado. A vantagem de Dumas sobre o 2º colocado, Greg Tracy, que guiou um Mitsubishi com motor elétrico, foi de apenas 2″387. Hiroshi Masuoka, lendário participante do Rali Dakar, completou a subida com o terceiro melhor tempo, a 6″403 de Dumas.

227116_415765_main04_01
Os MiEvo da Mitsubishi venceram em dobradinha na divisão de carros elétricos modificados; terminaram em 2º e 3º na classificação geral

Para o construtor japonês, restou o consolo de fazer a dobradinha na divisão de carros elétricos modificados. O protótipo que tentou bater o Norma de Romain Dumas foi dotado de quatro motores elétricos somando 603 HP de potência e tração integral nas quatro rodas. A construção do MiEV Evolution é em estrutura tubular com aplicações de fibra de carbono. O chassis recebeu estudos em túnel de vento para aperfeiçoar a aerodinâmica.

Clint Vahsholtz ganhou na classe “Open Wheel” e terminou em quarto lugar. A surpresa foi o sexto tempo de Jeremy Toye, a bordo de uma Kawasaki. Dezesseis motocicletas participaram do evento, inclusive. E além de Romain Dumas, outro francês levou a melhor em sua categoria: Vincent Beltoise, a bordo de um Porsche, ganhou a prova na classe Time Attack, marcando o sétimo melhor tempo de Pikes Peak em 2014.

Cento e trinta veículos se habilitaram para disputar a prova, mas dezesseis deles ficaram pelo caminho. O japonês Nobuhiro Tajima, que no ano passado fracassara na tentativa de derrotar Loeb, desta vez nem foi páreo para Dumas: no meio do quarto setor da subida, enfrentou problemas com seu Monster Sport, que o fizeram mais uma vez desistir.

Comentários