Finalmente! Apresentado o Lotus P1/01

4505920140612130712 (1)

RIO DE JANEIRO – Um carro que finalmente saiu do croqui para a realidade: o Lotus P1/01 foi apresentado oficialmente nesta quinta-feira, em Le Mans, para a disputa do restante do Campeonato Mundial de Endurance (WEC). A partir de Austin, o protótipo LMP1 número #9 será conduzido por Christijan Albers, Pierre Kaffer e Christophe Bouchut.

Segundo Boris Bermes, o responsável esportivo da Lotus no WEC, o novo bólido só ficou pronto agora por dois motivos: o primeiro foi a reprovação do chassi no crash test obrigatório da FIA. E depois, o novo motor AER P60 não estava suficientemente testado a fim de ser instalado no carro para os primeiros treinos de desenvolvimento. Vale lembrar também que a Lotus tinha tudo acertado com um outro fornecedor de motores (a Audi), que entregaria como base o bloco do motor do R5 do DTM. Mas o acordo foi por água abaixo e o construtor teve que buscar, em tempo recorde, um novo acordo. Isso atrasou substancialmente o lançamento oficial do carro.

Bp7lKFAIAAAwuIf
Alívio: Kaffer, Bouchut e Albers já podem andar com o novo Lotus P1/01 para a estreia em setembro, no Circuito das Américas, em Austin

O Lotus P1/01 vem para ser o segundo protótipo independente da divisão principal do Mundial de Endurance (WEC) dentro da nova proposta de regulamento ACO/FIA. O time que competirá com a bandeira da Romênia vai concorrer com a Rebellion Racing na divisão Light da LMP1, para carros de escuderias independentes e sem sistemas híbridos de recuperação de energia.

Comentários